Moderna gestão escolar

Com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?

gestão escolar

Olá, nesse e em mais dois ou três blog posts quero conversar com você sobre como o superApp de educação Diário Escola pode ajudar a moderna gestão escolar das escolas particulares. E, assim, responder à pergunta título: com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?

Mas, primeiro, vamos definir o que é e para que serve a moderna gestão escolar. Falar em gestão escolar “moderna” parece estranho, mas não é. Afinal, é uma disciplina relativamente nova dentro da Ciência da Administração.

A história da Administração e da moderna gestão escolar

Embora a Administração tenha suas raízes datadas na História por volta do ano 5.000 a.C., na Suméria. A necessidade de resolver problemas cotidianos e comuns à sociedade levaram a um mínimo de organização e a sistematização de controles.

A moderna Administração surgiu com a Revolução Industrial, a partir da segunda metade do século XVIII. No entanto, a Ciência da Administração só foi sistematizada no início do século XX, com Taylor (Científica) e Fayol (Clássica).

De lá para cá, muito se evoluiu e algumas teorias e teóricos sobressaíram e entraram para a história da Administração, especialmente, Mayo (Comportamento Organizacional) e Weber (Teoria das Organizações).

Sem dúvida, Taylor, Fayol, Mayo e Weber foram os que legaram os princípios fundamentais que, até hoje, impulsionam pesquisas e estudos que determinam a evolução da Ciência da Administração. Principalmente até o início do Século XX, a partir da década de 1920, quando as escolas começaram a ser encaradas como se fossem empresas.

De fato, são, pois demandam os mesmos processos de planejamento, de organização, de direção e de controle do ciclo administrativo, desde o fluxo de caixa até o pagamento dos profissionais da educação. Surgia, então, por semelhança de processos, a administração escolar.

Existe diferença entre administração escolar e gestão escolar?

Dessa maneira, foram 60 anos de administração escolar. Contudo, a despeito dos muitos pontos em comum, uma escola extrapola os valores e as perspectivas de uma organização empresária tradicional.

A ideia de que as instituições de ensino são prestadoras de serviço que têm como produto a educação não dá conta da real dimensão de uma escola. Os processos de ensino-aprendizagem vão além da educação formal. Acima de tudo, porque resultam no desenvolvimento humano e na formação de cidadãos.

Inegavelmente, aspectos que vão da materialidade à subjetividade na formação do conceito e da definição de uma instituição de ensino. Por isso que, na década de 1980, a gestão escolar moderna foi mais bem estruturada. Então, hoje, podemos, sim, diferenciar administração de gestão escolar.

Enquanto a primeira se ocupa de garantir a qualidade do ensino pela gestão dos recursos financeiros e materiais, a segunda trata de assegurar melhor aplicação aos recursos destinados ao processo educacional.

Questões sobre gestão escolar

Afinal, o que é a moderna gestão escolar?

Ainda que se possa diferenciar administração de gestão escolar, isso nem sempre importa para o dia a dia das instituições de ensino. Em princípio, na prática, é uma questão meramente retórica. Isto é, apenas tem valor ou se justifica sob a perspectiva da pesquisa e da investigação acadêmica.

Nesse sentido, a moderna gestão escolar é integral e compreende a totalidade da administração de uma instituição de ensino, sob todos aspectos e dimensões.

Em síntese, ela é responsável pela gestão estratégica e sustentável dos recursos disponíveis e pelos processos, na busca de melhores resultados educacionais de ensino-aprendizagem em benefício do pleno desenvolvimento dos educandos.

Mas e aí Raquel, com quantos softwares se faz a moderna gestão escolar?

Talvez eu tenha me estendido ao contextualizar a gestão escolar na modernidade. É provável que sim, mas creio ser relevante. Principalmente porque o cenário de pandemia veio antecipar tendências e colocar à prova a gestão escolar profissional.

Ao mesmo tempo, atender a todas as necessidades de uma instituição de ensino e da comunidade escolar demanda visão estratégica e boas e sustentáveis práticas administrativas.

De fato, o que pressupõe existirem princípios norteadores. Certamente, existem, são os pilares da moderna gestão escolar:

• Pedagógica

• Administrativa

• Financeira

• Recursos Humanos

• Processos

• Acadêmica

Finalmente, responder quantos softwares são necessários para dar conta de todos os processos envolvidos nessas sete dimensões da moderna gestão escolar é até bem simples.

Todavia, asseguro, não é uma resposta óbvia. Em princípio, devem ser tantos quantos forem necessários para dar conta de todas as demandas dos muitos processos envolvidos em cada um dos sete pilares da gestão escolar moderna.

Mas, isso, fica para o próximo blog post. Me aguarde… Provavelmente, ao final, a resposta à pergunta-título irá lhe surpreender.