O sucesso de uma aula vem da interação entre todos e depende da boa gestão de sala de aula
Hoje se fala muito em engajar os alunos, conseguir a atenção dos estudantes. Decerto que ter uma parte da turma no ambiente escolar e outra em casa dificulta a situação. Afinal, o ensino híbrido ainda é uma novidade a que todos estão se adaptando. No entanto, os mestres precisam superar os obstáculos do momento e atingir bons resultados no processo de ensino e de aprendizagem. Ou seja, precisam de uma boa gestão de sala de aula.
Ter a turma na mão! Quem é professor sabe do que estou falando. Também, o quanto custa conquistar e manter a atenção de toda a turma. Quando um docente consegue essa proeza, pode ter certeza de que ele fez uma boa gestão de sala de aula e que os alunos estão engajados e aprendendo.
São habilidades que os professores constroem com estudo, prática e tempo. É uma espécie de gestão de pessoas, técnica, postura e presença que o professor aprende em sua formação e desenvolve, principalmente, dentro de sala de aula, nas escolas.
Mediação e gestão de sala de aula para dar conta do mundo
A boa educação é multidisciplinar e transversal. Isto é, o processo de ensino-aprendizagem deve abordar as disciplinas, o mundo e os seres humanos com pluralidade, diversidade e interatividade.
Se por um lado as novas práticas educacionais estão cada vez mais alicerçadas na tecnologia, por outro, a boa gestão de sala de aula impõe que o professor atue como mediador entre os conteúdos pedagógicos, as novas tecnologias e a realidade.
Por isso é que nem toda a mais nova tecnologia disponível é suficiente para atrair e cativar os estudantes. Sem a mediação do professor e uma boa gestão de sala de aula, não é possível dar conta de ensinar e demonstrar as conexões dos conteúdos da disciplina com o mundo, com a vida.
Pandemia e novas velhas práticas
Obviamente, em condições normais de temperatura e de pressão, já seria um desafio e tanto para qualquer profissional da educação dar conta do recado. Imagine, então, em tempos de pandemia…
Assim, dentre tantas outras novas questões de saúde, segurança, prevenção e proteção que a covid-19 trouxe para o ambiente escolar, a velha e boa gestão de sala de aula continua relevante e atual.
Sobretudo, porque o estímulo e a sensação de segurança de que os estudantes precisam para aprender de forma efetiva e prazerosa, depende, diretamente, da capacidade de gestão de sala de aula dos professores.
Ou seja, todas as atitudes, intervenções e interações promovidas pelos docentes devem criar um ambiente adequado ao ensino e ao aprendizado.
Acima de tudo, gestão de sala de aula é perceber e controlar o ânimo da turma, de forma a identificar problemas e criar alternativas e soluções de superação que levem à efetiva aprendizagem e ao pleno desenvolvimento humano dos estudantes.
Enfim, além dos obstáculos que o contexto de pandemia cria, a gestão de sala de aula, em si, continua sendo um desafio a ser superado no dia a dia da escola e da educação. E, claro, com leveza e alegria, sempre!
Aspectos da boa gestão de sala de aula
Antes de mais nada, é preciso definir o propósito da gestão de sala de aula. Afinal, qual o significado de buscar a efetiva aprendizagem e o pleno desenvolvimento dos alunos?
De fato, todos os estudos, os conhecimentos e planejamento necessários para uma boa gestão de sala de aula visam a evolução da capacidade crítica e um comprometimento verdadeiro com o aprendizado, de toda a turma, de forma conjunta e coletiva. O que significa educar e formar cidadãos plenos, conhecedores de seus direitos e deveres.
Certamente, quando esse resultado é alcançado, alunos e professores ganham em motivação e entusiasmo, os alunos conquistam maior autonomia e melhoram sua performance escolar e o desempenho pedagógico é otimizado.
Gestão de sala de aula na prática
De forma prática, o professor sabe que tem a turma na mão e uma boa gestão de sala de aula se dá quando:
- conhece o nível de engajamento de cada estudante.
- identifica quais recursos tecnológicos mais estimulam a turma.
- sabe quais atividades e práticas geram melhores resultados.
- obtém a participação e a interação de todos nos trabalhos em grupo.
- consegue superar indisciplinas e resolver brigas da turma.
Os valores da boa gestão de sala de aula
Muitos autores e especialistas em educação sugerem que a boa gestão de sala de aula se dá pela atenção a, pelo menos, três importantes aspectos: qualificação, organização e relacionamento.
Qualificação do conhecimento
Sem dúvida, a qualidade do processo de ensino-aprendizagem deve nortear a todos. Não apenas as instituições de ensino, como também professores, estudantes e famílias. Em princípio, deveria ser o objetivo maior de todos.
Inclusive, porque é um dos aspectos que ganha maior visibilidade e o que pode se tornar em um diferencial e uma vantagem competitiva para as instituições de ensino. É o que forma a reputação das escolas e o que atrai e cativa as famílias.
Um trabalho que se inicia no dia a dia da escola, com uma boa gestão de sala de aula. Por isso mesmo, deve ser o mais efetivo possível e alvo prioritário dos investimentos da gestão escolar.
Organização colaborativa
É a sala de aula e todas as interações que ocorrem no dia a dia do processo de escolarização e de ensino-aprendizagem. Notadamente, tem a ver com o clima e o ambiente criado e estabelecido. Nesse sentido, o respeito, a interação, a participação, e a disciplina importantes valores, que precisam ser cultivados por todos, em cooperação e colaboração. Em síntese, é disso que se trata a gestão de sala de aula.
Estabelecer o diálogo e uma forma de organização consensual e empática são objetivos que o professor, como mediador, deve estimular e incentivar em suas práticas cotidianas.
Relacionamento interpessoal
Como resultado da organização colaborativa, o bom relacionamento entre professores e alunos e entre os estudantes, deve ser fomentado com base no respeito mútuo, na tolerância e na pluralidade.
Um esforço empático, certamente, que deve partir do professor, a partir da demonstração de interesse e da vontade de se conectar e conhecer os “diferentes mundos” de cada indivíduo que compõe a turma.