6 dicas e 8 respostas sobre covid-19 nas escolas

Olá! Primeiramente, queria dizer que estou supercontente porque a live 8 respostas sobre covid-19 nas escolas, com a competentíssima Dra. Luciene Scherer foi um sucesso. A saber, ela foi realizada no dia 8 de abril, às 18 horas, foram momentos importantes, com dados e informações de qualidade, os quais foram compartilhados em alto nível, com muito conhecimento e experiência. Certamente, saímos da live maiores e melhores do que quando entramos.

8 respostas sobre covid-19 nas escolas

Inegavelmente, as respostas às oito perguntas são de grande valia para que as escolas estejam mais bem preparadas na retomada da escolarização, em formato presencial ou híbrido.

Então, as oito perguntas sobre a covid-19 nas escolas foram as seguintes:

• Após um ano de pandemia, quais são os pontos de atenção e melhoria nas escolas e o que a covid-19 trouxe de oportunidades?
  • Qual a importância do engajamento de dos profissionais da educação e quais treinamentos são necessários?
  • Como engajar as famílias e que tipo de treinamento a escola precisa fornecer?
  • Como proceder e acompanhar casos suspeitos e confirmados?
  • Qual a importância da Medicina do Trabalho nesse momento?
  • Enfermagem na escola é uma nova realidade?
  • O que é Auditoria de Processos e qual sua importância no combate à covid-19 nas escolas?
  • Como apresentar resultados e protocolos às famílias? Devem ser comunicados apenas quando solicitados?

6 dicas de ouro contra a covid-19 nas escolas

Ao finalzinho da live, a Dra. Luciene Scherer ainda deixou 6 superdicas para que as instituições de ensino retomem as aulas no ambiente escolar com segurança.

1. Mapear os riscos

Entenda o fluxo da movimentação na escola e saiba quais são os locais de maior risco (portão de entrada e refeitório, por exemplo). De fato, é superimportante para poder adotar as medidas necessárias e protocolos obrigatórios.

2. Escrever os processos de segurança

Portanto, tenha sistematizado, por escrito, todos os processos e fluxos de segurança e protocolares. Afinal, como será a entrada na escola? Por outro lado, a saída, se dará como? Aliás, quais os cuidados necessários para o momento do recreio e do lanche? Da mesma forma, como será aferida a temperatura de alunos e profissionais da educação?

Não precisa ser um manual com muitas páginas, pode ser bem simples, mas precisa existir, para que possa ser compartilhado e conhecido por toda a comunidade escolar. Enfim, faça um checklist simples, mas efetivo.

3. Treinar as pessoas

Certamente, a terceira dica é decorrente da dica número 2. Assim, depois do checklist completo, compartilhe com os profissionais de sua escola e os treine na realização e operacionalização de todos os passos e processos já definidos. Enfim, faça com que entendam e vivenciem o que está escrito e explique a importância do rígido cumprimento de processos e protocolos.

4. Comunicar com eficiência

Principalmente, a escola precisa estabelecer e manter a efetiva comunicação com famílias, alunos, professores e demais profissionais da educação, com a Medicina do Trabalho. Do mesmo modo, deve manter a comunicação aberta com a rede de apoio e segurança contra a covid-19 disponível em sua cidade e estado. Acima de tudo, o importante é criar fluxos de comunicação eficientes, eficazes e efetivos.

5. Ser transparente

Por fim, não esconda nada do que acontecer, seja transparente! Ou seja, comunique a realidade. Principalmente se ocorrer um caso suspeito ou confirmado em sua escola, faça a comunicação a todos. Antes de mais nada, explique o que aconteceu e informe que os processos de segurança e os protocolos estão sendo cumpridos.

Mesmo que todos os cuidados, processos e protocolos sejam observados, casos de infecção podem ocorrer. Sem dúvida, por conta de todas essas medidas é que os casos de infecção são identificados, monitorados e controlados. Nesse sentido, compartilhar as informações de forma transparente é a melhor forma de evitar estresses antecipados e incomodações futuras.

6. Medicina do Trabalho

Sobretudo, toda vez que ocorrer a suspeita ou a confirmação de infecção de um profissional da educação, ele deve ser encaminhado a um Médico do Trabalho.  Assim, todos têm assegurados seus direitos e fica prevenida a criação de passivos trabalhistas.

6 dicas e 8 respostas sobre covid-19 nas escolas

Certamente, são dicas importantes. Contudo, nunca podemos esquecer das superimportantes dicas de prevenção contra a covid-19 nas escolas, que todos já devem saber, mas que sempre são boas de serem reforçadas:

• Use máscara.
  • Lave as mãos.
  • Use álcool em gel.

Acaso você não tenha conseguido assistir a live ao vivo, ela está gravada e disponível no YouTube. Com toda a certeza, assisti-la auxiliará sua escola a continuar aberta e escolarizando com segurança. Como resultado, você poderá dizer: MINHA ESCOLA É SEGURA! Seguimos todos os protocolos de segurança.