Pensamento computacional na Educação

Pensamento computacional

O pensamento computacional na educação é um conceito de alto impacto e grande poder transformador cada vez mais popular no meio escolar. É uma nova realidade à qual educandos e educadores, necessariamente, precisam se apropriar e dar conta. O termo ganhou repercussão e alcance mundial em 2006, depois da publicação do trabalho intitulado “Computational Thinking”, da autora norte-americana Jeannette Wing, professora de Ciência da Computação e chefe do Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Carnegie Mellon (Pittsburgh).

Planejar e pensar o mundo

Essa nova forma de lidar, de analisar, de planejar e de pensar o mundo tende à onipresença na Educação e em todos os aspectos da vida. Ela já está presente e gerando benefícios para escolas, professores, alunos e pais em inúmeras iniciativas, projetos e programas que utilizam tecnologias voltadas diretamente aos processos cognitivos e educacionais.

Belo exemplo é a transformação que a comunicação escolar sofreu nos últimos anos. Há pouquíssimo tempo, a comunicação entre as escolas e as famílias, quando existia, se restringia, basicamente, a uma agenda de papel cara, ambientalmente insustentável e minimamente efetiva, pois não garantia a leitura das mensagens enviadas. Um peso a mais para alunos carregarem, uma inglória tarefa sem fim para professores e totalmente ineficiente para a gestão escolar.

Resolução de problemas

Esse problema, sob o filtro do pensamento computacional na Educação (resolução de problemas e desenho de sistemas eficientes e funcionais em acordo com o comportamento humano por meio da lógica e dos conceitos da ciência da Computação), foi resolvido. A agenda escolar digital veio solucionar essa questão toda com larga vantagem sobre as agendas em papel. A agenda digital Diário Escola veio revolucionar a comunicação entre as instituições de ensino e as famílias e tornar mais ágil e eficiente a gestão escolar.

Essa habilidade e lógica utilizadas para a resolução de problemas é uma competência fundamental para o futuro. Como tal, deve chegar e estar disponível a todos. Nesse cenário, que é global, a disseminação e a implantação do pensamento computacional nos currículos escolares são um fato. Muitos países já o fizeram, inclusive o Brasil. Na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) brasileira, o pensamento computacional e a programação aparecem como um esforço na busca de eficazes estratégias e práticas pedagógicas que levem ao desenvolvimento pleno.

Saiba o que diz a BNCC:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Muito mais do que apenas conteúdos, o pensamento computacional é composto por processos, isto é, ações continuadas que devem estar presentes de forma transversal e interdisciplinar em toda a Educação, desde a formação básica até o ensino superior.

Ler ou interpretar…

Uma boa imagem e metáfora explicativa do pensamento computacional na educação é a diferença entre ler e interpretar… Quando o indivíduo adquire a capacidade de interpretar as informações de um texto, consegue compreendê-las de forma contextual e as transformar em ferramentas que o auxiliem de forma sistêmica em sua vida, cumpre-se o objetivo do desenvolvimento pleno. Ao proporcionar melhor domínio sobre a automação de tarefas e tecnologias inovadoras, essa lógica de pensamento contribui para o desenvolvimento de novas habilidades.

Conheça quatro habilidades potencializadas por meio do pensamento computacional:

DECOMPOSIÇÃO

Capacidade de fragmentar uma questão complexa em partes e lidar com cada uma delas por vez. Contribui para diminuir o medo e a ansiedade diante de desafios. Com maior confiança e agilidade os educandos chegam a resultados mais simples, o que favorece o passo a passo em direção à solução de problemas.

ABSTRAÇÃO

Ir direto ao ponto. O foco no essencial e fundamental em vez de priorizar detalhes é básico para o desenvolvimento de soluções funcionais e adequadas. Dessa forma, estudantes conseguem uma melhor análise crítica, aumentando as chances da tomada de decisões mais acertadas.

PENSAMENTO ALGORÍTMICO

Habilidade de gerar e definir criativamente um conjunto de regras e procedimentos lógicos capazes de solucionar um problema em um número finito e reduzido de etapas. A inteligência e a criatividade humanas aliadas ao pensamento computacional produzem resultados muito mais eficazes e poderosos.

RECONHECIMENTO DE PADRÕES

O olhar atento e observador é fundamental à ciência e à pesquisa. Reconhecer padrões e semelhanças é fundamental para discernir e identificar tendências de comportamento. É uma capacidade que sugere aptidão para a proposição de soluções inovadoras, com resultados de maior amplitude e alcance.
A agenda digital Diário Escola veio revolucionar a comunicação entre as instituições de ensino e as famílias e tornar mais ágil e eficiente a gestão escolar.

Diário Escola é, hoje, o aplicativo destaque frente à comunidade escolar ao proporcionar uma comunicação fácil, direta, segura e serviços que facilitam e organizam a rotina nas instituições de ensino. Tudo com muita efetividade, interatividade e de forma a minimizar os problemas com a comunicação escolar.

Em um só aplicativo, as escolas têm todas as funcionalidades de que precisam e, o melhor, customizadas para atender as necessidades de cada instituição de ensino:

• Diário das rotinas
  • Recados
  • Eventos
  • Medicamentos
  • Mural
  • Relatórios pedagógicos
  • Boletim
  • Controle de chegadas e saídas
  • Emissão de boletos
  • Controle de inadimplência
  • Emissão de notas fiscais.
Pensamento computacional na Educação