fbpx
Covid-19 na escola - Controle na hora da entrada na escola

Covid-19 na escola, e agora?

Professores, escolas e famílias têm responsabilidade conjunta na educação contra a covid-19 na escola

Inegavelmente, estamos às voltas com um grande surto de covid-19 em todo o território nacional. Como resultado, as aulas, que recém haviam recomeçado em 2021, voltaram a ser suspensas ou, em algumas regiões, continuam com muitas restrições e controles. Por isso, nesse blog post vamos conversar sobre o que fazer com a covid-19 na escola.

Em outras palavras, no início do retorno às aulas 2021 a pandemia volta a atrapalhar a educação e a escolarização no Brasil. Assim sendo, você sabe como proceder quando estudantes ou profissionais da educação estiverem com covid-19 na escola?


Covid-19 na escola, e agora?

Acima de tudo, o básico e fundamental é adotar e manter o isolamento por, pelo menos, 14 dias, quando alguém apresentar sintomas ou ter contato com algum infectado. Certamente, uma medida simples que evita surtos e a proliferação do vírus na comunidade escolar.

Sobretudo, a retomada das aulas durante o pior momento da pandemia demanda atenção total aos protocolos. Além do isolamento, a testagem também é protocolar e necessária. No caso de suspeita ou confirmação de infecção de algum aluno ou funcionário, todas as pessoas que tiveram contato com eles deverão ser avisadas, isoladas e testadas.


Covid-19 na escola e em casa…

Infelizmente, quando a covid-19 se manifesta na escola, significa que ela já infestou outros ambientes. Então, quando um estudante ou um profissional da educação apresentar sintomas ou estiver com covid-19, as famílias e as pessoas que vivem e convivem com eles devem ser monitoradas. Igualmente, além de avisadas, deveriam proceder com o isolamento por duas semanas e com a testagem.


Covid-19 na escola e na sala de aula…

Sem dúvida, os protocolos existem para a prevenção e a proteção de toda a comunidade escolar contra a covid-19 na escola. No entanto, eles precisam ser adotados com máxima responsabilidade e observância. Caso contrário, vidas podem ser perdidas. A gestão escolar precisa estar atenta a esse fato.

Por isso, o distanciamento entre alunos, no ambiente escolar e dentro das salas de aula, deve ser observado e fiscalizado. Também, deve ser observada a lotação máxima possível em cada sala de aula. De acordo com os protocolos, as classes precisam ficar distantes, pelo menos, 1,5 metro entre si.


Covid-19 na escola: procedimentos importantes

De fato, mesmo antes do aparecimento de qualquer sintoma, quem estiver contaminado já transmite o vírus. Portanto, diante da mínima suspeita, o isolamento é fundamental. Dessa maneira aumenta a probabilidade de evitar novos casos de contaminação da covid-19 na escola.

Em síntese, casos suspeitos ou até testados negativos devem ser conduzidos ao isolamento caso tenham tido contato ou proximidade com alguém infectado.

Covid-19 na escola - Alertas de suspeita de contaminação e aviso de liberação para ir à aula

Covid-19 na escola: quando não ir

Nesse sentido, jovens e profissionais da educação não devem ir à escola quando:

  • tiverem sido expostos a alguém contaminado recentemente;
  • estiverem com sintomas característicos da doença.


Nesses casos, a recomendação é clara e simples: isolamento de 14 dias. Mesmo que o teste de covid-19 seja imediatamente realizado, esses cuidados devem ser adotados independentemente do resultado do teste. Mesmo que o teste seja negativo.

Normalmente, o pico da carga viral ocorre após três ou quatro dias do início dos sintomas. Assim, é bem comum a pessoa estar em uma “janela da infecção” e resultar em falso negativo.


Sintomas característicos da covid-19

  • Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispneia (falta de ar)

Comunicação contra a covid-19 na escola

Por certo, todas as ações, controles e protocolos que visam prevenir e proteger contra a covid-19 na escola são potencializados por meio das tecnologias da comunicação.

Com toda a certeza, a comunicação direta e efetiva entre a escola e as famílias é imprescindível. Não apenas agiliza o início do isolamento de quem estiver sob suspeita de contágio, como também ajuda a evitar novas contaminações de covid-19 na escola.

As instituições de ensino precisam controlar o acesso de alunos, familiares e professores no ambiente escolar. Por exemplo, no aplicativo Diário Escola, um dos protocolos presentes é a necessidade de informar à escola, diariamente antes da entrada, a temperatura corporal do estudante. Apenas um dos controles que indica, ou não, se o aluno deve ir à escola ou não.

O que precisa ficar claro e estabelecido é que a saúde de todos depende da colaboração de alunos, famílias e escolas. Toda a comunidade escolar precisa proteger e prevenir contra a covid-19 na escola.

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar