Na retomada das aulas 2021, os pais têm papel fundamental na prevenção e proteção contra a covid-19

Retomada do ensino com superdicas para os pais

Os pais devem retomar a rotina de estudos em casa na retomada das aulas 2021

Dentre as muitas mudanças na vida das pessoas ocasionadas pela pandemia, agora, quero falar de uma que afeta a rotina de pais e filhos. Ambos passaram 2020 mais próximos, já que dividiram o espaço de casa para estudar e trabalhar. Depois de um ano de maior convivência com os filhos, ambos em regime de “home office”, o retorno das aulas 2021 pode alterar esse arranjo. Nesse blog post, quero compartilhar algumas superdicas para os pais na retomada o ensino.

Essas dicas são voltadas para um cenário onde predominam o ensino presencial ou híbrido. Tendo em vista que a modalidade remota, hoje, não se configura, exatamente, como uma novidade.

Todavia, o ensino remoto continua sendo um desafio e pode e deve melhorar muito com o suporte da tecnologia e com a busca por melhores práticas. Além, claro, da experiência e do know-how adquiridos em 2020. Afinal, aprendemos fazendo…

Atenção redobrada na retomada do ensino

Provavelmente, os jovens experimentem sentimentos antagônicos diante da possibilidade da retomada das aulas de forma presencial. Isto é compreensível e até normal, pois o cenário de incertezas da pandemia provoca insegurança.

Os pais precisam estar atentos. Esse o sentimento de insegurança, em alguma medida, é até saudável, haja vista fazer sobressair o instinto de autopreservação. No entanto, não deve virar ansiedade ou fobia. Caso isso ocorra, atenção e atendimento psicológico são bem-vindos e recomendáveis.

Antes das 5 dicas que preparei, preciso compartilhar outra superimportante, que fará toda a diferença na qualidade de vida das famílias nesse momento de retomada das aulas ainda em pandemia:

Pais, conversem, expliquem, falem, mas, principalmente, escutem seus filhos! Deem espaço para que compartilhem suas ideias, pensamentos e angústias com relação à retomada do ensino e das aulas.

Pais devem acostumar os filhos, ainda em casa, a usar máscaras contra a covid-19 na retomada das aulas

Dicas para os pais na retomada do ensino

Expliquem a situação

Especialmente para os mais jovens, pode ser mais difícil entender a importância dos cuidados pessoais contra o novo coronavírus. Por isso, converse muito e estabeleça um diálogo. Principalmente, fale sobre os riscos e perigos do vírus e explique a necessidade de proteção e prevenção para evitar a transmissão e não ficar doente.

Se antecipem à retomada do ensino

Com certeza, o aviso sobre a retomada do ensino ocorrerá com antecedência. Então, aproveite o tempo para preparar o retorno à escola. Além disso, será natural que exista resistência e que algumas crianças e adolescentes não queiram a retomada do ensino e das aulas presencias ou híbridas. Utilize esse tempo para conversar e dialogar. Recorra ao colégio e peça mais e melhores orientações e informações sobre a retomada do ensino e das aulas. Compartilhem, juntos, esses momentos.

Ajustem o dia a dia e os hábitos

Inegavelmente, a força do hábito é grande. Definitivamente, a covid-19 veio e meio que bagunçou tudo. Então, com antecedência, retome os hábitos e horários de antes da pandemia. Ao fazer tudo dentro de casa, os horários se flexibilizam. Volte a ter hora para dormir, comer, acordar e estudar. Assim, quando a retomada do ensino for uma realidade, todos já estarão acostumados.

Materiais escolares para a retomada do ensino

Colocar lápis e canetas no estojo, separar os cadernos e arrumar a mochila dispara um gatilho mental que relembra a volta das férias. Ao mesmo tempo que os jovens se acostumam com a ideia da retomada das aulas no ambiente escolar, de certa maneira, esquece um pouco da pandemia. Uma simples ação que provoca uma sensação de naturalidade em um momento com potencial para ser bastante tenso.

Vá até a escola antes da retomada do ensino

Funciona para todas as idades, mas é mais impactante para crianças menores. Aproveite para dar um passeio e faça o trajeto de sua casa até o colégio. Relembrar e reconhecer o caminho até a escola normaliza um ato que logo voltará a ser cotidiano com a retomada do ensino e das aulas. Reforça a normalidade e gera um sentimento de tranquilidade, fundamental para o necessário equilíbrio mental e psicológico.

Essas foram as dicas. Rápidas, simples e fáceis de serem realizadas, contribuirão enormemente para o bem-estar de toda a família e para uma boa retomada do ensino e das aulas. Cuidem-se e usem máscara e álcool em gel. Você se protege e também protege o próximo.

Economia na retomada das aulas 2021

Um dos legados que 2020 deixa para a gestão escolar é a necessidade de economizar e fazer mais com menos. Um velho mantra, cada vez mais atual.

Se é economia que as escolas precisam, o aplicativo Diário Escola tem o melhor preço pela melhor entrega de valor. Isto é, o melhor custo-benefício.

Completo como gestão e simples como aplicativo, Diário Escola incorpora uma série de efetivos recursos que entregam uma experiência superior à gestão escolar.

Se você entende que tecnologia e efetividade em gestão escolar são importantes diferenciais, conte com o aplicativo Diário Escola e indique para a escola de seus filhos.

Juntos, sei que podemos superar os desafios e seguir adiante. Conte comigo e com toda a equipe do aplicativo Diário Escola.