Descubra 3 jogos gratuitos para usar em sala de aula e teste a criatividade dos seus alunos. Afinal, unir gamificação e tecnologia ajuda a despertar um maior engajamento dos educandos.
Além disso, a gamificação é uma metodologia ativa e inovadora capaz de transformar as relações nas salas de aula. Por esse motivo, o método tem sido cada vez mais utilizado nos processos de ensino-aprendizagem.
Jogos gratuitos: GoGoals-SDG
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sem dúvida, são metas que abrangem uma série de questões mundiais importantes, incluindo:
acabar com a pobreza,
garantir uma boa educação,
oportunidades iguais para todos e
melhores práticas de consumo que futuramente ajudarão a tornar o mundo um lugar melhor.
Por isso, o objetivo do jogo é educar e ajudar a compreendê-las, de forma divertida e lúdica.
Jogos gratuitos: CHANGEMAKER
A YourAccess criou um evento em formato de game para se conectar ainda melhor com o universo dos estudantes. Desta maneira, muito conteúdo importante em inglês e em
português será assimilado com prazer e facilidade.
O objetivo do jogo é esclarecer e debater soluções para a agenda de 2030 da ONU, por meio de uma linguagem que, de fato, já faz parte do universo dos jovens: o game.
As equipes terão acesso a: workshops ao vivo, cursos do itinerário formativo bilíngue e, na última etapa, participarão de um jogo on-line multiplayer, em inglês, desenvolvido no Japão. O que, certamente, que fará com que os estudantes coloquem em prática todo o conteúdo assimilado.
O projeto final será a produção de um pitch com uma reflexão sobre o aprendizado que o game proporcionou. Finalmente, os vídeos premiados serão divulgados por instituições internacionais de peso e visibilidade.
Jogos gratuitos: Minecraft education
O Minecraft: Education Edition é uma ótima ferramenta de aprendizagem e, por isso, pode ser utilizado em diferentes projetos de sala de aula.
O jogo prepara os alunos para o futuro ao criar e desenvolver competências como criatividade, colaboração, resolução de problemas e pensamento sistêmico ao fomentar a paixão por jogar. Sem dúvida, espaço e momento em que o aluno tem liberdade para usar sua imaginação.
Gostou do conteúdo?
Sem dúvida, é como já dizia o maior especialista em games educativos, James Paul Gee:
For the Reading. Clique na imagem acima e leia mais.
For watching. Clique na imagem abaixo e assista.