A importância do feedback como prática no ambiente escolar

Entenda a importância do feedback como prática no ambiente escolar

Valorizar resultados positivos e reverter os negativos

A importância do feedback no ambiente escolar deve ser reconhecida por todos. O feedback é um instrumento de acompanhamento e uma ferramenta capaz de valorizar resultados positivos e reverter os negativos.

Por isso, o feedback deve ser, sempre, assertivo, respeitoso, descritivo, oportuno e específico. Uma relação de confiança e respeito precisa estar presente entre as partes para que o feedback tenha êxito.

Nesse blog post, pretendemos orientar sobre o uso desse recurso nas instituições de ensino, além de apresentar a importância do feedback no ambiente escolar.

Autorreflexão crítica

A importância do feedback da aprendizagem

A sistemática do feedback da aprendizagem, sem dúvida, é um importante instrumento para estabelecer um plano de desenvolvimento individual para o aluno.

Esse acompanhamento, de fato, aponta lacunas entre o nível atual de desempenho e o desejado. Resolver essa lacuna, certamente, pode motivar maiores graus de esforço.

O feedback, como resultado, leva o aluno a uma maior performance quando a exposição a erros é feita em um ambiente seguro. Portanto, transmitir um sentimento de propósito e motivá-lo a prosseguir e não desistir é crucial.

Por isso, o momento do feedback não pode ser único, tem de ser contínuo. Durante todo o processo de aprendizagem o estudante tem de ser assistido e orientado quanto a seus acertos e erros.

Melhorar os resultados da aprendizagem

O feedback melhora os resultados da aprendizagem

O feedback é fundamental para o sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem. Essa importante ferramenta pedagógica objetiva auxiliar o aluno a identificar suas falhas e a melhorar seu desempenho.

Assim, torna-se possível buscar maneiras de aprimorar e desenvolver o potencial desejado.

A relevância do feedback, de fato, está em despertar no aluno o sentimento de confiança e de respeito e, ao mesmo tempo, expandir seu conhecimento, suas habilidades e sua compreensão.

Além disso, encoraja o estudante a acreditar na própria capacidade e permite que ele reflita sobre situações e sobre si mesmo de forma diferente.

Feedback da aprendizagem

O feedback como autorreflexão crítica

O feedback gera motivação para a mudança! Pois, os alunos passam a saber em quais aspectos precisam melhorar e quais comportamentos foram positivos.

A prática de dar e receber feedback, como resultado, otimiza a aprendizagem. Sobretudo, porque o aluno se auto direciona e, automaticamente, fornece a autorreflexão sobre seu comportamento de forma crítica.

Veja algumas dicas para realizar o processo de feedback no ambiente escolar de maneira mais eficiente e proveitosa para os estudantes.

• Encarar o momento do feedback como algo muito importante para o aluno.

• Realizar a apreciação durante o processo de aprendizagem.

• Ser específico e honesto.

• Fazer o estudante se sentir seguro.

• Iniciar o feedback com os pontos positivos.

• Dar o feedback e orientar onde o aluno pode encontrar mais recursos para estudar ou melhorar sua aprendizagem.

• Acompanhar o estudante, sempre.

Evolução do desenvolvimento educacional

A função do professor é essencial como orientador, mediador e facilitador do ensino ao aluno. Especialmente, quando adere à metodologia do aprender a aprender.

Desse modo, podemos concluir que a importância do feedback no ambiente escolar se traduz em abrir novas portas e fazer com que o aluno alcance novos níveis de conhecimento.

Você gostou deste blog post sobre a importância do feedback? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominar o assunto!

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola: