Dia Internacional do Biodiesel

Como surgiu o Biodiesel?

Rudolf Diesel, engenheiro alemão, foi o grande inventor do motor a diesel.

Foi no dia 10 de agosto de 1893 que Diesel utilizou o primeiro motor à combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, que acontece quando o óleo é colocado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para isso, o engenheiro usou óleo de amendoim.

O resultado desse processo foi o registro da patente de seu motor-reator em 23 de fevereiro de 1897, que foi desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal.
Por conta disso, Diesel “batizou” o produto oleoso obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto. Portanto, hoje (10/08) é comemorado o Dia Internacional do Biodiesel, um combustível renovável e limpo, que não agride o meio ambiente e que ainda possui importantes funções sociais e econômicas para o país e para o mundo.

O Biodiesel no Brasil e sua importância

No Brasil, o biodiesel só tomou dimensão em 2005, quando foi desenvolvido o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

O biodiesel também é muito importante para a agricultura. Na região sul do Brasil 40% dos grãos utilizados para a produção vêm da agricultura familiar, auxiliando aproximadamente 75 mil famílias todos os anos.

Combustível ecológico

Conhecido como “combustível ecológico”, é produzido de fontes limpas e renováveis: óleos vegetais e gordura animal. Por isso, é considerada uma opção natural e menos poluente, já que sua combustão libera índices de poluição bem menores em relação a combustíveis fósseis.

Fonte: Caiado Goodyear

#diarioescola #diarioescolaapp #googlepartner #agendadigitalapp #agendaescolardigital