Agenda Escolar em papel está na hora de abandonar?

Agendas escolar

Estamos em 2017 e você ainda usa as agendas escolares em papel para comunicação entre escola e os pais? Esta é uma prática de longa data e ainda adotada pela esmagadora maioria das escolas no Brasil. Você que é gestor de uma escola já parou para calcular todos os custos que a escola tem durante um ano?

Gastos absurdos com papel, toner ou cartuchos de tinta das impressoras, cola, grampos e a quantidade de horas de trabalho perdidas pelo profissional que coloca repetidamente as informações nas agendas? Isso é familiar à escola?

Conhecendo melhor a tecnologia

É bom lembrar que com o advento dos variados tipos de aplicativos para celular existentes no mercado, alguns para a comunicação escolar se destacam e a escola pode e deve avaliar!

Perceba o quanto está perdendo ao insistir no tradicional modelo e todas as oportunidades de ganho a curto, médico e longo prazo com o uso das tecnologias digitais. Pensando desta forma a escola pode e deve avaliar os vários aplicativos para agendas escolares que farão a comunicação direta e segura com seus clientes – os pais, o valor que essa comunicação agrega para a escola e a redução de custo da comunicação.

Assim ficará mais claro o quanto que a escola tem desperdiçado em tempo e dinheiro em ainda insistir em usar as agendas escolares em papel em comparação com as alternativas mas modernas e que também ajudará a diferenciar-se em um mercado tão competitivo como é o da Educação em nosso país.

Agenda escolar em papel

• Seus custos: Impressão das agendas, estoque das agendas, horas trabalhadas preenchendo e conferindo as agendas, horas imprimindo e colando bilhetes nas agendas, Controles adicionais (planilhas, documentos etc).
  • Envio de recados da escola: Escrever manualmente em todas as agendas ou imprimir os bilhetes, recortar com tesoura e colar em cada uma das agendas.
  • Leitura e confirmação de leitura de recados da escola: Abrir cada uma das agendas na página do dia e conferir o que a mãe/pai escreveu.

E quando o recado for enviado pela escola, exigir um visto do pai sobre a leitura do recado. Conferir os vistos de cada um dos pais.

• Preenchimento as atividades de cada aluno: A professora preenche individualmente cada uma das agendas repetindo mecanicamente a entrada das informações.

Tempo estimado de trabalho: entre 45/60 minutos por dia por turma. Quase 4 horas semanais desperdiçadas para completar repetidamente as informações de todos alunos.

Aplicativo de comunicação

• A professora conta com um conjunto de ferramentas para preenche a rotina de todos os alunos de sua turma e os pais recebem as informações apenas quando ela confirmar o envio.
  • O tempo de preenchimento, segundo relatos que recebemos, pode reduzir, por exemplo, de 45 minutos para 20 minutos diários por turma.
  • É possível enviar recados, fotos, vídeos e arquivos PDF para os pais de todos os alunos da escola, para os de uma determinada turma e até para um pai específico;
  • Para saber quem acessou o recado, basta abrir a sessão “Quem viu”, ali estará a relação de pessoas que leram.
  • Vale ressaltar que ambos, o pai e a mãe, ou quem forem os responsáveis pela criança, recebem as comunicações.
aluno digital

Continue lendo

Se você deseja conhecer melhor a nossa plataforma acesse: http://materiais.diarioescola.com.br//comparacaoappagenda

Agenda escolar digital, moderna e inteligente? É a nossa especialidade! Entre aqui e saiba mais! https://diarioescola.com.br//2017/08/agenda-escolar-digital/

Veja mais publicações como essa em nosso blog: https://diarioescola.com.br//blog/

Antônio Berthêm é graduado em Ciência da Computação, nerd declarado e um empreendedor inquieto que, constantemente, busca novas oportunidades. Já atuou em diferentes áreas, como jogos digitais, ferramentas de software e gerência de projetos de desenvolvimento de software.

Antônio Berthêm,

sócio-fundador do superApp Diário Escola