Com o Diário Escola as escolas parceiras otimizam o tempo, ganham agilidade e combatem a inadimplência.

Dicas rápidas para a retomada das aulas

Dicas rápidas para ajudar a escola na retomada das aulas

Hoje, e por mais alguns anos, ainda questionaremos como será a retomada das aulas? Por conta de minha função no super aplicativo Diário Escola, converso com muitos diretoras e diretores de todo o Brasil. Todos comentam sobre suas práticas, suas dores e sobre como têm enfrentado o desafio de manter suas instituições de ensino abertas, funcionando adequadamente e escolarizando. Por isso, compartilho aqui boas práticas e dicas rápidas para a retomada das aulas!

Somente no final de 2020 é que muitas escolas conseguiram voltar às aulas no Brasil. Acredite, ainda existem muitas outras ainda não conseguiram reabrir e estão de portas fechadas até agora!

A pandemia ainda está fora de controle e as vacinas ainda não atingiram nem 4% da população. Por isso, o medo ainda assombra a comunidade escolar.

No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, o crescimento de internados em leitos clínicos ou de UTI COVID quase triplicaram em fevereiro. E, agora, nesse início de março essa nova onda de contaminações e de falta de leitos volta a comprometer o início do ano letivo.

Retomada das aulas

Sabemos que as escolas precisam reabrir e continuar abertas. Principalmente, como apoio e porto seguro para os pais e responsáveis que estão no “front”, em hospitais, clínicas ou em serviços essenciais.

Abaixo, algumas dicas para que você e a equipe de gestão de sua escola, possam permanecer com as portas abertas com toda a segurança. E, claro, aí vai uma dica extra: sempre é bom e recomendável contar com a tecnologia como aliada.

Diário Escola é o melhor aplicativo de gestão escolar do Brasil e uma poderosa ferramenta para a atenção à importância das competências da BNCC
A tecnologia e a inovação são grandes aliadas da educação em tempos de pandemia.

Diretoras: antes de tudo, a escola deve estar sempre atenta e fazer, exatamente, tudo aquilo que o protocolo de seu município ou estado solicitar.

Portanto, não devemos fazer outras atividades além daquelas que foram exigidas, por exemplo.

Além disso, jamais, deixe de cumprir ou pretenda burlar normas ou regras dos protocolos.

Luciene Scherer

Diário Escola, uma ferramenta simples de usar e totalmente efetiva.
O aplicativo Diário Escola é completo como gestão e simples como um aplicativo

Dicas rápidas e importantes para a retomada das aulas

Na retomada das aulas, tenha toda a segurança que as escolas precisam. Fale comigo, eu posso ajudar!

• Crie, aplique e exija a declaração diária de saúde de alunos e profissionais. Certamente, um processo obrigatório que pode ser muito simples e fácil de automatizar e implementar.
  • Não esqueça de adquirir de materiais para proteção individual e coletiva, bem como verificar as condições desses EPIs para um bom uso.
  • Esteja no controle de sua escola. O mapeamento diário dos grupos de risco entre seus profissionais e alunos é uma tarefa e uma responsabilidade que não pode ser negligenciada.
  • Revise, adeque e ajuste seus processos sempre que necessário. Relatórios, instruções de trabalho e rotinas de higienização e limpeza, por exemplo, precisam de eficácia em suas execuções.
  • Defina os cuidados e os fluxos de entrada e saída de estudantes e profissionais no ambiente escolar. Uma dica superimportante que a maioria dos protocolos exige e que garante um bom nível de controle e segurança da covid-19.
  • Prepare os ambientes da escola para garantir o distanciamento social e cumprir com os protocolos de saúde.
  • Comunicação total e sempre ativa com os pais e responsáveis pelos alunos.
  • Converse abertamente com os alunos. Mesmo os menores têm seus receios, precisam ser ouvidos e devem ser respeitados. Sempre é bom, mas nesse período de pandemia, use e abuse da empatia.
  • Não esqueça de conversar com as famílias, também. Pais e responsáveis precisam ser ouvidos. Uma escuta ativa e atenta, sem dúvida, pode render bons frutos e insights sobre as expectativas e ansiedades do seu público.
  • Empatia é uma palavra-chave nesse momento de inseguranças, medos e receios na comunidade escolar. Por isso, busque o diálogo, esteja disponível e dê o primeiro passo na direção da comunicação efetiva. Afinal de contas, essa é uma obrigação da boa gestão escolar.

Novamente, eu posso ajudar como ninguém mais sua escola na hora de estabelecer a comunicação entre toda a comunidade escolar de forma simples e efetiva. Fale comigo.

O super aplicativo Diário Escola entrega a gestão completa e o mapeamento total dos protocolos sanitários. Tudo na palma da mão e em tempo real. É sua escola com a segurança necessária para enfrentar essa crise. Conte conosco sempre!

A pandemia ainda não terminou e dá indícios de que continuará presente e influenciará a educação e a escolarização ainda por um bom tempo. Então, não deixe para depois e assuma o controle de sua escola. Então, é hora das escolas se prepararem para fazer mais com menos. Enfim, a gestão escolar e suas equipes precisam dar conta de seguir em frente da melhor forma possível.