Questões objetivas do Enem 2019: a importância da leitura dos enunciados

Questões objetivas do Enem 2019

Questões objetivas do Enem 2019: a importância da leitura dos enunciados

Enganam-se aqueles que pensam as questões objetivas das provas exigem menor atenção. Leia essa matéria e confira algumas superdicas sobre as questões objetivas do Enem 2019. Nessa reta final da preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valem algumas recomendações simples, mas totalmente importantes. Os professores devem alertar os jovens sobre a importância da leitura do enunciado das questões.

As provas do Enem 2019 estão aí… Serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. Um erro comum entre os estudantes que prestam o Enem é a pouca atenção dedicada à leitura dos enunciados das questões objetivas. Uma boa leitura evita confusões e cair em pegadinhas ao responder perguntas de múltipla escolha.

Diário Escola traz algumas superdicas para que os professores auxiliem seus alunos a perceberem a importância de uma leitura atenta dos enunciados das questões objetivas do Enem 2019.

Palavras podem ter mais de um sentido

As provas do Enem são reconhecidas por utilizarem tanto o sentido figurado quanto o real das palavras. Então, uma boa revisão das figuras de linguagem possíveis em vários estilos de texto, dos literários aos jornalísticos, é bem-vinda. Atire a primeira pedra quem nunca se confundiu com isso: metáforas, hipérboles, eufemismos, ironias, elipses, zeugmas, comparações, metonímias, antíteses, paradoxos, prosopopeias, pleonasmos, anáforas, sinestesias, gradações, aliterações, polissíndetos, assíndetos e onomatopeias…

Atenção aos detalhes

A leitura atenta é que pode salvar os apressadinhos e desatentos. Os enunciados das questões objetivas do Enem 2019 podem ter o seu sentido completamente alterado por apenas uma vírgula! Revise a gramática e exercite a interpretação de textos.

Técnicas e truques para uma boa leitura

Os enunciados extensos são um perigo. Fica fácil perder-se na leitura e deixar passar algum detalhe importante. Ensine algumas técnicas e truques simples, mas eficazes: sublinhar palavras-chave, ilustrar o raciocínio por meio de desenhos e fazer anotações são de grande valia. E, sempre, revisar a prova e fazer uma segunda leitura.

Exercite o vocabulário

Travar a leitura por não conhecer o significado de uma palavra coloca em risco o desempenho nas questões objetivas do Enem 2019. Incentive a leitura e passe exercícios que levem ao aprendizado de novos termos e palavras.

Contextualização e cultura geral

As questões objetivas do Enem 2019 exigem uma boa interpretação de texto. Mas não é só isso: os noticiários mundial, nacional e local (rádios, TVs, jornais) precisam da atenção dos alunos. Afinal, do produto desses meios (informações e atualidades) é que são feitas as perguntas de múltipla escolha do Enem. Então, alerte os estudantes da necessidade e importância da leitura de jornais e revistas e da atenção aos noticiários.

Estudar e estudar um pouco mais

Exercícios e mais exercícios… Quanto mais estudar e fazer exercícios e simulados, melhores serão as notas. A dedicação aos estudos é o que faz a diferença nas notas de cada estudante. Por isso, faça testes simulados e oriente os estudantes buscarem mais testes e exercícios.

E, nunca é demais reforçar: atenção aos detalhes e uma leitura atenta! Afinal, nenhuma das 180 questões objetivas do Enem 2019 pode ser desperdiçada por desatenção.