Inadimplência escolar

Falta de pagamento de mensalidades escolares: inadimplência escolar

Inadimplência escolar é um grave problema para as instituições de ensino

Educação de qualidade! Essa, com toda a certeza, é a relevante e a basilar missão das instituições de ensino. Também, o anseio de toda a sociedade, especialmente da comunidade escolar. No entanto, a qualidade da educação tem um custo e um preço. Por isso, a inadimplência escolar precisa ser evitada.

Quando os responsáveis não conseguem cumprir com suas obrigações financeiras para com as instituições de ensino, temos um grave problema: a inadimplência escolar.

O assunto é importante e extenso. Prepare-se, o super aplicativo de educação Diário Escola publicará uma série de matérias sobre o tema inadimplência escolar.

O propósito do superApp Diário Escola é colaborar com a gestão escolar com muita informação e algumas dicas sobre inadimplência escolar.

Assim, com informações e dicas de boas práticas de gestão, o melhor aplicativo de educação do Brasil espera contribuir para que o problema da falta de pagamento das mensalidades escolares possa ser minimizado.

A prevenção, sempre, é o melhor remédio.

Esse ditado popular contém sabedoria. É uma máxima universalmente aceita em muitos campos do conhecimento e da vida prática.

É, praticamente, um spoiler do conteúdo das matérias que traremos sobre a inadimplência escolar.

A moderna Administração indica que as escolas precisam de uma gestão escolar proativa, que se antecipe e mitigue problemas como esse.

No entanto, hoje, na primeira matéria da série, trataremos do pior dos cenários: erros e equívocos.

Alguns desacertos na gestão podem, inclusive, contribuir para aumentar o índice de inadimplência escolar.

Não se iluda, prevenir é o melhor remédio, sim! Especialmente, quando o assunto dói no bolso e pode causar dificuldades orçamentárias e de funcionamento para a escola.

A gestão escolar é responsável pela inadimplência escolar.

Sabemos que essa afirmação pode causar desconforto para os gestores. Todavia, sob a ótica da ciência da Administração, ela faz sentido.

Gestores e administradores têm o dever de minimizar os riscos sobre o que não podem controlar.

O ambiente externo, a macroeconomia e o cenário atual já oferecem muitos riscos à saúde financeira das famílias e instituições de ensino.

Sem dúvida, estratégias devem ser criadas e adotadas para reduzir ao máximo o impacto da inadimplência escolar nas finanças dos colégios.

Contudo, existem pelo menos quatro ações de gestão que estão sob o total controle das escolas e de seus administradores.

Não prestar a devida atenção a elas é uma falha grave, que deve ser corrigida o mais rápido possível.

Continue a leitura e avalie se sua escola não está sendo falha em algum desses 5 itens.

Tenha em mente que evitar e diminuir a inadimplência escolar é um trabalho duro, que exige energia e disposição.

Controle, controle e controle.

O gestor escolar precisa estar no controle, sempre!

Por certo que manter o controle das finanças, de forma ágil e eficiente, é dever de casa

Também, saber quem são, quantos são, e a quanto tempo estão inadimplentes, em tempo real, é necessário.

Como cobrar efetiva e adequadamente e mitigar a inadimplência escolar sem essas informações?

Inegavelmente, a tecnologia está aí para auxiliar.

Identificar os devedores e iniciar o processo de cobrança é o primeiro e fundamental passo para evitar o aumento da inadimplência escolar.

Praticidade e facilidade.

Depois, o passo seguinte, é oferecer formas e ferramentas práticas, fáceis e acessíveis para que os devedores possam se colocar em dia com suas obrigações.

Muitas vezes, os atrasos ocorrem até por esquecimento!

Sua escola tem uma efetiva de gestão da comunicação com pais e responsáveis?

Às vezes, basta um lembrete, uma notificação. Muitos irão até agradecer a lembrança…

Novamente, esses processos (lembrar e cobrar) são totalmente eficazes por meio da tecnologia.

Sua escola já estudou essa possibilidade?

Negociar, sempre.

A pior dívida é aquela não recebida.

Nesse sentido, mantenha um canal de comunicação e negociação sempre aberto.

Primordialmente, construa pontes e acordos com os devedores.

Também, flexibilizar o pagamento é uma alternativa a ser estudada.

Negociar é a forma de diminuir os montantes em atraso gerados pela inadimplência escolar.

Mesmo que seja de forma dilatada e estendida, de acordo com as possibilidades dos inadimplentes.

Ofereça meios para que as dívidas não se acumulem e viabilize o pagamento, de forma adequada e justa para ambas as partes.

Conheça seu público.

Como expresso no início dessa matéria, todos querem Educação de qualidade!

Mas, isso tem um custo e um preço. Afinal de contas, o ensino privado é, sim, um negócio.

Como tal precisa ser pensado e operacionalizado estrategicamente para que obtenha resultados positivos e consiga entregar com excelência tudo o que promete.

Nesse sentido, a gestão escolar é responsável pela atração do público para sua instituição de ensino.

Por isso, a matriz de custos precisa ser observada na hora de ofertar vagas.

De fato, quando sua escola se posiciona correta e efetivamente, os interessados nessas vagas podem avaliar se têm, ou não, capacidade de pagamento.

Uma alternativa para situações nas quais a inadimplência escolar não possa ser contornada, é a criação de um programa de bolsas de estudo.

Clareza contratual.

No momento da matrícula, pais e responsáveis devem ser informados da política quanto a atrasos no pagamento das mensalidades.

Todas as informações devem ser expressas e, sobretudo, devem constar no contrato escolar.

Enfim, como pagar, qual a data de vencimento e quais são as consequências da inadimplência escolar, devem ser informações conhecidas por pais e responsáveis, da maneira mais clara e objetiva possível.