fbpx
FTD Educação + superApp Diário Escola
Raquel Tiburski, diretora de Marketing e Vendas do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Bullying, valorização do professor, aprendizagem e tecnologia em pauta

Olá, escolas parceiras🌻

Antes de falar sobre a Educação no noticiário nacional, gostaria de informar que, devido às intensas chuvas que têm afetado todo o estado do Rio Grande do Sul, o supersistema de educação e gestão Diário Escola está operando com um time reduzido. As condições climáticas adversas impactam diretamente nossos colaboradores e, portanto, nossa capacidade de atendimento e resolução de situações.

É importante salientar que estamos fazendo o possível para mitigar os efeitos dessa situação. No entanto, pedimos a compreensão de todos diante das possíveis limitações temporárias que possam surgir.

Nosso compromisso é manter a transparência e a comunicação aberta. Nesse sentido, estamos disponíveis para qualquer dúvida ou preocupação que possam ter. Agradecemos a colaboração, a solidariedade e a confiança.

 

notíciasDE 107

Bem, vamos lá! Na última quinzena, o processo de curadoria educacional do supersistema de educação e gestão Diário Escola destaca:

 

👉Em primeiro lugar, maneiras eficazes de intermediar conflitos, diminuir e resolver o bullying no ambiente escolar.

 

👉Certamente, uma indicação e insight relevante para a necessidade de valorizar os educadores: a influência do professor no desempenho dos alunos.

 

👉A atenção e a adaptação dos processos de ensino com foco na aprendizagem, sem dúvida, vêm ganhando espaço no noticiário nacional sobre educação. Destacamos a discussão sobre a relevância e validade do ensino da letra cursiva nas escolas, bem como educação inclusiva, com diversas abordagens, como a comemoração ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por exemplo.

 

👉Tecnologia e inovação, com toda a certeza, não podem faltar. Elas estão representadas por notícias sobre a utilização do ChatGPT na Educação e a relação entre inteligência artificial e competências socioemocionais, por exemplo.

 

👉Por fim, mas não menos importante, temos o processo de elaboração de diretrizes da educação em tempo integral.

 

Boa leitura! 🥰

NotíciasDE é uma contribuição do supersistema de educação e gestão superApp Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia das escolas parceiras. 🫶

Se você tiver alguma notícia ou artigo pertinente e quiser compartilhar, por favor, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br

G1

Em Campinas (SP), 45 escolas recebem, ao menos uma vez na semana, uma iniciativa conhecida como “círculos de construção de paz”. A estratégia é, segundo o coordenador, a maneira mais eficaz de intermediar conflitos e, consequentemente, diminuir e resolver os casos de bullying no ambiente escolar.

Estadão

Um estudo inédito realizado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o professor é responsável por quase 60% do resultado dos alunos na educação fundamental. Isso quer dizer que ele é mais relevante que todas as outras variáveis da escola pública somadas, como número de alunos por turma, escolaridade dos pais, se há ou não internet e até o partido do prefeito.

O Debate

A decisão do estado da Califórnia, nos EUA, de voltar a ensinar essa forma de escrita na alfabetização de crianças, trouxe à tona a discussão. Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas, uma vez que a era digital domina quase todos os meios de comunicação? Existem benefícios para os estudantes em aprender e praticar a letra cursiva? A psicóloga da Universidade de Washington, Virginia Berninger, conduziu uma extensa pesquisa sobre a relação entre escrita à mão, alfabetização e habilidades cognitivas. Berninger argumenta que a escrita à mão, incluindo a letra cursiva, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças e na aprendizagem da linguagem escrita.

Terra

O Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, é comemorado em 24 de abril. Foi nessa data, no ano de 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a referida língua como meio legal de comunicação e expressão. No entanto, o reconhecimento legal da Libras ainda não garantiu o acesso das crianças surdas a ela. São muitos os surdos que vivem situação de privação linguística em casa, na família e, muitas vezes, até na escola. Aproveito a ocasião para falar sobre a questão em relação à educação infantil, que se refere a uma etapa importantíssima da educação básica.

Agência Brasil

A utilização da inteligência artificial na elaboração de materiais didáticos, como pretende fazer o governo do estado de São Paulo, demanda cuidados e não pode deslocar os professores do papel central na educação. A avaliação é de Ana Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil que promove a equidade e qualidade na educação pública brasileira.

Terra

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) quer utilizar o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA), no processo de elaboração de aulas. O projeto, que veio a público na última semana, foi questionado pelo Ministério Público e criticado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Terra

Falar sobre Educação não é simples. Não há um único caminho, as experiências não são únicas e, cada vez mais, se multiplicam as possibilidades de rumos que podem ser tomados na busca por uma educação básica de qualidade para todas as pessoas. Hoje, a inteligência artificial e as competências socioemocionais dos estudantes se destacam como ferramentas para alcançar esse objetivo.

Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o documento com subsídios para a elaboração de diretrizes da educação em tempo integral. O material foi entregue na reunião ordinária pública do CNE, que ocorreu em Florianópolis (SC).

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

BlogInstagramLinkedIn ● Facebook ● Pinterest ● YouTube ● Google

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar