Storytelling na educação

Storytelling na educação: metodologia eficaz para a aprendizagem

A contação de histórias ultrapassa as fronteiras do entretenimento e tem poderosa aplicação na educação. Nesse post, vamos falar de storytelling na educação. Uma poderosa ferramenta de ensino e um grande diferencial para a aprendizagem.

O impacto de uma boa história é inegável. Quem não lembra de histórias ouvidas na infância? Ou da dificuldade de parar de ler um bom livro quando a narrativa está muito envolvente? E quando um filme é tão bom que não conseguimos sair da frente? Sem dúvida, o poder de uma história bem contada é enorme.

Principalmente por essa característica e atributo é que o storytelling na educação, como ferramenta pedagógica, ganha espaço e adeptos a cada dia. Storytelling, que em tradução livre significa “contação de histórias”, é uma habilidade humana ancestral. Contudo, hoje, o termo significa o conjunto de técnicas desenvolvidas para a criação de narrativas com funções específicas. Inegavelmente, desde o marketing, passando pela indústria do entretenimento até a storytelling na educação.

Atenção garantida

Registros históricos da atividade humana, as pinturas rupestres eram uma das formas como os humanos antigos contavam suas histórias e vivências. Primeiramente, as mais antigas, datavam de mais ou menos 30 mil anos. Entretanto, em 2011, foi encontrada a pintura rupestre mais antiga do mundo. Apenas em 2018 é que foi confirmada a sua datação. Ela tem cerca de 73 mil anos e está localizada na África do Sul, na caverna de Blombos.

O que intrigou os cientistas e a comunidade científica é que, pela datação, essas pinturas não podem ter sido feitas por humanos modernos (homo sapiens). Surpreendentemente, elas foram feitas por neandertais! O que põe mais lenha na fogueira da discussão sobre inteligência e cognição na evolução da espécie humana.

Viu! Nem é uma história inventada… É a pura realidade. Mas, contada da maneira certa, cativa, atrai e tem o poder de manter a atenção de um grupo de jovens em sala de aula. Além disso, o storytelling na educação é uma ferramenta que permite trabalhar multidisciplinarmente. Certamente, uma história bem planejada pode ser o foco do ensino de duas ou mais disciplinas. Com reais vantagens para a aprendizagem dos educandos.

Storytelling na educação tem base científica

Ouvir histórias aumenta os níveis de atividade cerebral. De fato, estudos relacionam melhor desenvolvimento cognitivo em adultos que ouviram histórias na infância. Despertar a curiosidade e incentivar a empatia são poderosos resultados de uma boa narrativa. Ao ouvir uma história bem contada, o cérebro libera dopamina – hormônio responsável pelo prazer e pela conexão emocional.

Dentre as Teorias de Aprendizagem, a Teoria de Ensino de Bruner diz que a probabilidade de memorização por meio de uma história é 20 vezes maior do que de forma isolada e descontextualizada. Então, segundo o psicólogo Jerome Bruner, professor de Psicologia e Diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard, as técnicas de storytelling na educação são extremamente úteis para a cognição e fixação de conhecimento.

Storytelling na educação

As técnicas de contação de histórias já são muito utilizadas nos materiais didáticos. Assim, muitos livros e apostilas já utilizam personagens que protagonizam diversas situações e ilustram os conteúdos pedagógicos. É, também, um modo de humanizar as informações e conhecimentos das diversas disciplinas.

O storytelling na educação é uma ferramenta tão poderosa que transcende a educação básica (educação infantil, fundamental I e II e ensino médio).

Da mesma forma, o ensino superior e as modalidades EAD de ensino se beneficiam grandemente. Inclusive, porque nesses níveis de ensino, professores e alunos fazem uso dessa técnica. É um modo de tornar as aulas (professores) e os trabalhos (alunos) mais criativos, dinâmicos e interessantes.

Outra vantagem do storytelling na educação são as possibilidades audiovisuais. Nesse sentido, toda história pode e deve ser ilustrada com imagens, áudios e vídeos. Assim, ficam mais envolventes e cumprem melhor sua função.

Técnica eficiente: contar histórias na educação

Storytelling na educação é eficiente para criar conexão, ilustrar contextos e atrair e manter a atenção dos estudantes. Ou seja, é um conjunto de boas práticas que oportuniza maior eficácia e potência na hora da transmissão de conhecimento. Ao mesmo tempo, também facilita a fixação e assimilação dos conteúdos.

Contar uma boa história pode ser feito das mais diversas formas. Com técnica e algum treinamento, todo professor é capaz de adquirir essa habilidade.

No entanto, inicialmente, é preciso ter em mente alguns passos importantes e estratégicos. São eles: planejarconhecer os interesses de seu públicodefinir a natureza da mensagem que se quer transmitirsaber onde e como a história será contada e qual a infraestrutura e tecnologias disponíveis para tal. E, desenvolver um bom roteiro e uma boa história.