SuperApp de educação Diário Escola na revista francesa de inovação Startup.info
A revista Startup.info entrevistou a diretora de Negócios e Marketing do super aplicativo de educação Diário Escola, Raquel Tiburski. A entrevista foi ao ar hoje, dia 26 de maio de 2021, e foi realizada por meio da troca de e-mails entre a nossa diretora Raquel Tiburski e o fundador e CEO da Startup.info Kossi Adzo.
A Startup.info é considerada a primeira revista colaborativa dedicada à promoção de startups. Segundo a revista digital francesa, mais de 12 mil startups de 58 países já participaram da publicação on-line, desde sua fundação, em 2012.
A equipe de escritores da Startup.info se declara apaixonada por inovação e pelo estilo de vida empreendedor. Segundo eles, estão empenhados em fornecer o melhor insight sobre as tendências de inovação e startups.
Os principais objetivos da revista de inovação e empreendedorismo Startup.info são:
● colocar os principais grupos de negócios em contato com as startups necessárias para sua transformação por meio de chamadas de aplicativos; e
● tornar as startups conhecidas pelo ecossistema de startups inovadoras, jornalistas, investidores e interessados em inovação e na vanguarda dos empreendimentos desse setor.
Abaixo, leia a entrevista completa, em Língua Portuguesa.
Super aplicativo de educação Diário Escola: completo como gestão, simples como aplicativo
Em primeiro lugar, como você e sua família estão nestes tempos de covid-19?
Felizmente, eu e minha família estamos bem. Seguimos todos os protocolos de higiene e sanitários e praticamos o distanciamento social. Diante de tanta tristeza e problemas que a pandemia impõe, tenho a consciência de quão afortunada sou. A covid-19, no sentido de perdas de familiares ou de pessoas próximas é uma realidade distante de minha família. Em nossa “bolha”, ainda bem, posso falar de transtornos e restrições de mobilidade, apenas. Enfim, fizemos nosso “trabalho de casa”: nos protegemos e, assim, protegemos ao próximo e contribuímos para controle da pandemia.
Conte-nos sobre você, sua carreira. Como você fundou ou ingressou no Diário Escola?
Ao final de agosto de 2015, fui convidada a um desafio: assumir as vendas do aplicativo Diário Escola. A proposta era criar e estabelecer a área de vendas e atingir uma meta bastante ousada e agressiva. Em troca, caso a meta fosse batida, ganharia participação na sociedade. Nunca havia vendido nada em minha vida… Assustada e adrenalizada pela oportunidade, mergulhei de cabeça. Em dois meses bati a meta e, ao final de 4 meses, dobrei a meta inicialmente estipulada. Já se vão mais de cinco anos à frente do departamento de Vendas do aplicativo Diário Escola, desde sua fundação.
Como o super aplicativo de educação Diário Escola inova?
O aplicativo Diário Escola traz o conceito e a definição de inovação em seu DNA. Ele surgiu para aproximar três pontas de uma importante tríade: escolas, estudantes e famílias. Inicialmente, veio para substituir a antiga e obsoleta agenda de papel e levar a transformação digital do processo de comunicação às escolas. Por si só, uma inovação.
Mas não foi apenas a transposição de um processo manual ao ambiente digital. A tecnologia do aplicativo Diário Escola permitiu baratear e otimizar (on-line e em tempo real) todo o processo de comunicação escolar. As vantagens de nosso aplicativo não se restringem ao custo ou à agilidade, mas ao controle que entregamos, literalmente, na palma da mão da gestão escolar.
Em um movimento evolutivo e de retroalimentação, quanto mais o aplicativo Diário Escola é utilizado, mais funcionalidades são demandadas e, por consequência, criadas. Essa atenção às necessidades, aos problemas e aos gargalos de nossos clientes, as instituições de ensino, impulsionou o processo orgânico de evolução tecnológica de nosso produto.
O aplicativo Diário Escola estabelece o sucesso da parceria com as escolas ao entregar valor por meio de funcionalidades efetivas, com uma experiência agradável e intuitiva. É a inovação em contraste aos antigos e pesados softwares de gestão: sistemas engessados, travados e complicados, que entregam soluções complexas e pouco ágeis.
Como resultado, ao desenvolver soluções mais intuitivas, simples, eficientes, eficazes e efetivas, Diário Escola, cresce, inova e se torna o melhor super aplicativo de educação do Brasil. Certamente, o que só aumenta nossa responsabilidade em auxiliar as escolas parceiras a superarem as dificuldades do presente e a se prepararem para as demandas do futuro.
Como a pandemia de coronavírus afeta as finanças do superApp Diário Escola?
A pandemia do novo coronavírus afeta as finanças de qualquer negócio. Em maior ou menor grau, é inegável o impacto da covid-19. No entanto, ao mesmo tempo que ela leva nossos clientes (instituições de ensino) a dificuldades financeiras – infelizmente, alguns, até à falência –, por conta da inadimplência dos clientes de nossos clientes (famílias), a pandemia também foi um gatilho para a aceleração da digitalização de processos. Especialmente na área da Educação, quando, de uma semana para outra, as escolas foram obrigadas a mudar a modalidade de ensino presencial para a remota.
Existe um ditado que diz assim: “a dor ensina a gemer”. Mergulhamos de cabeça nas grandes urgências das escolas parceiras. Dessa investigação surgiram insights e demandas para a necessária transformação digital no contexto da pandemia.
Assim, com o propósito de disponibilizar soluções, em 2020, o aplicativo Diário Escola focou 100% em desenvolver ferramentas com a tecnologia necessária para atender as demandas da gestão escolar.
Essa atitude e postura, creio, foi o que nos “descolou” o suficiente para suportar uma realidade de crise financeira pela qual muitos setores econômicos passaram, especialmente o da Educação.
Então, não apenas o super aplicativo Diário Escola entregou segurança, controle e funcionalidade no cumprimento dos protocolos governamentais necessários à reabertura das escolas. Como também, em tempo real, permitiu monitorar a comunidade escolar e gerar relatórios precisos de todas as atividades. Conseguimos proporcionar uma experiência superior à gestão escolar.
Literalmente, estivemos no front junto com nossos clientes! Somos parceiros das duas primeiras escolas a reabrirem no Brasil (Manaus) em 2020: o Colégio Connexus e a Creche-Escola Bebê Bombom. Reconhecidamente, as duas instituições de ensino tiveram no aplicativo Diário Escola um grande aliado na retomada segura às aulas presenciais.
O ano de 2020 não foi fácil. Surpreendentemente, é nesse cenário e contexto que o Diário Escola cresce, fica mais robusto e se torna um aplicativo de gestão escolar. Completo como gestão e simples como aplicativo, Diário Escola entrega a gestão pedagógica completa, uma gestão financeira eficiente e chegará ao final de 2021 com o marketplace da escola.
Por exemplo, somos o único aplicativo brasileiro de comunicação escolar parceiro do Google e por ele certificado no Brasil (Cloud e For Education). Resultado dessa parceria de sucesso, Diário Escola tem integração total ao Classroom (Google Sala de Aula) e a todas as suas facilidades.
Empreendedores inquietos e curiosos, somos líderes no que fazemos. O que nos coloca na vanguarda da inovação em tecnologia escolar. Só para ilustrar, a revista Forbes publicou pesquisa realizada pela plataforma norte-americana de inteligência global para educação HolonIQ. De acordo com ela, Diário Escola é uma das 100 Edtechs mais inovadoras da América Latina.
Enfim, financeiramente sofremos impacto negativo decorrente da pandemia. Contudo, economicamente crescemos. O que reputo ao fato de termos nos (re)posicionado e estarmos atentos às oportunidades. E, claro, acima de tudo: ao trabalho! Muito, muito trabalho, mesmo…
Foram necessárias “escolhas difíceis” em relação aos recursos humanos durante a pandemia? Quais foram as lições aprendidas?
Em verdade, a questão dos recursos humanos surgiu no início da pandemia. Prezamos, sempre, por uma equipe enxuta e eficiente. Iniciamos 2020 com os quatro sócios e mais dois colaboradores. Em decorrência do que falei na pergunta anterior, acabamos crescendo e, por isso, a decisão que os quatro sócios tiveram de tomar não foi difícil. Ao contrário, foi fácil: hoje, em 2021, evoluímos para 8 colaboradores.
Todavia, bem sei que somos exceção, frente à grande maioria das empresas. Não exatamente por conta da situação financeira ou econômica, mas com relação ao intuito e à visão. Claro que, no início da pandemia, como todos, fomos pegos de surpresa e passamos por momentos de dúvidas, incertezas e inação. E, nesse momento, sim, chegamos a aventar a necessidade de escolhas difíceis, inclusive na área de recursos humanos.
Como disse Martin Luther King Jr.: “devemos aceitar a decepção finita, mas nunca devemos perder a esperança infinita”. Conforme já disse, somos inquietos e curiosos. Sabemos que nos momentos de crise também surgem oportunidades. Aguçamos nossos sentidos, analisamos, estudamos e, principalmente, escutamos nossos clientes. Alinhamos metas e expectativas, baixamos a cabeça e trabalhamos muito. Porém, cabe ressaltar, somos uma empresa que aprende. Creio ser esse um dos nossos diferenciais: aliar inteligência estratégica a muito trabalho.
Como sua gestão de relacionamento com o cliente evoluiu? Você usa alguma ferramenta específica de Customer Sucess para ser eficiente?
Um dos pilares do nosso modelo de negócio é, sim, o relacionamento com nossos parceiros. Nós utilizamos de técnicas e ferramentas de gestão que otimizam e tornam o relacionamento com nossas escolas parceiras o mais efetivo possível. Isto é, para além das ações, técnicas e ferramentas de gestão, prezamos pela proximidade, pela escuta ativa e por muita empatia em todos os processos.
Saber escutar, estimular a proximidade e estabelecer o permanente diálogo são ações e posturas simples, porém muito eficazes. É como dizemos em um de nossos slogans do aplicativo Diário Escola: presente, sempre!
O superApp Diário Escola se beneficiou de algum subsídio do governo e, caso positivo, isso ajudou a manter seu negócio funcionando?
Em verdade, não. Sei que não é uma condição e situação das pequenas empresas brasileiras, apenas. Particularmente, não tenho convicção formada se isso é uma felicidade ou infelicidade. Creio que poder andar pelas próprias pernas é importante e favorece a busca constante por uma melhor gestão, por melhores práticas, por eficiência, eficácia e efetividade.
Seus pensamentos finais…
Meu pensamento final é dedicado às escolas parceiras: mantenham-se firmes, resilientes e atentas! A pandemia foi devastadora para as escolas privadas. Particularmente, para escolas que não pertencem a redes.
Suportar a pandemia não é para amadores. Parece um dito jocoso, mas é a mais pura verdade! A covid-19 veio para separar as escolas sem gestão das instituições de ensino com gestão.
Fazer o que precisa ser feito e focar em suportar os contratempos gerados pela pandemia é uma atitude e uma postura diferenciais das gestões escolares eficazes e efetivas. A forma mais eficiente de manter as escolas abertas e escolarizando com segurança.
Infelizmente, muitas escolas não conseguirão atravessar toda a pandemia. Um triste fato. No entanto, as que superarem os desafios viverão momentos de crescimento e expansão. As mudanças impostas pela pandemia vieram para ficar. As escolas da rede pública não conseguiram acompanhar essas demandas e a evolução dos processos de ensino-aprendizagem.
Logo ali adiante, teremos uma demanda grande de estudantes e menos escolas. Portanto, mantenham-se firmes, resilientes e atentas! Depois da tempestade, sempre vem a bonança.