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Superdicas para a educação remota de crianças

Superdicas para a educação remota de crianças

Superdicas para a educação remota de crianças

Muito se tem falado de aulas remotas e em como elas têm ajudado os alunos dos ensinos Fundamental e Médio em tempos de covid-19. Mas e a Educação infantil, como a educação remota de crianças pode ajudar aos mais novinhos?

Primeiramente, vamos contextualizar e definir o que, afinal, é uma aula remota. É a denominação dada às aulas que, em meio a essa pandemia de Covid-19, são oferecidas de formas não convencionais, em função da impossibilidade da presença nas instituições de ensino. De forma ideal, as aulas remotas são enviadas na forma de atividades ou vídeos, por meio de aplicativos como o superApp Diário Escola.

Aula remota, o que é?

Segundo a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)aulas remotas oferecem a continuidade da escolarização por meio de recursos tecnológicos, só que a distância.

Normalmente, as lições são encaminhadas às turmas pelos professores de cada matéria, no mesmo horário da aula presencial. Prática que tem garantindo o cumprimento do conteúdo programático previsto para cada disciplina.

O que difere do conceito de Educação a Distância (EAD), que é, via de regra, um formato de ensino e aprendizagem caracterizado como autoinstrucional com apoio pedagógico.

Contudo, a pandemia pegou o mundo de surpresa. Nem todas as escolas contam com a eficiência e assertividade de aplicativos profissionais de comunicação e de gestão escolar.

Então, também utilizam e-mails, redes sociais, WhatsApp etc. Essas são algumas das formas que as escolas encontraram para continuar a escolarização dos alunos de forma não-presencial.

Desafios da educação remota de crianças

Para a educação infantil, as aulas remotas enfrentam, ainda, outros dois desafios que dificultam a escolarização em casa.

O primeiro, é a preocupação dos educadores em relação ao tempo de exposição das crianças às telas. A segunda situação a ser superada é a disponibilidade dos pais.

O primeiro desafio é facilmente vencido a partir da qualidade e do conhecimento dos educadores.

Já a segunda questão restritiva, o tempo disponível dos pais depende de muitas variáveis. E, por conseguinte, mais complexa de solucionar.

Afinal de contas, para desenvolver as atividades pedagógicas enviadas a presença da família é importante.

Mais do que presente, a família tem de participar, mesmo. Haja vista crianças com menos de 6 anos não terem autonomia nem capacidade de concentração por longos períodos.


Educação remota de crianças: necessidade de participação

Não é fácil para nenhuma instituição de ensino alterar e adaptar os planos de aula.

A pandemia acarretou, de uma semana para outra, essa necessidade. Nesse momento, o empenho e a dedicação de todos têm sido os melhores aliados na escolarização dos pequenos.

Entretanto, as muitas mudanças e adequações realizadas com tanta agilidade tornou praticamente impossível não existirem transtornos.

O que demanda grande esforço por parte de todos os envolvidos: escolaprofessores e pais ou responsáveis.

As atividades para alunos menores são mais lúdicas. Precisam ser menos complexas em função da dependência e reatividade dos pequenos, uma característica da Educação Infantil.

Isto é, na escola ou em casa, os pequenos ficam à espera do que lhes é proporcionado de forma passiva. No caso da escolarização remota, o papel do professor (estar presente e ensinar) precisa ser assumido pela família.


Atividades possíveis para a educação remota de crianças

Muitas escolas estão produzindo material audiovisual com atividades lúdicas que contemplam circunstâncias favoráveis e objetos comuns às casas. Contudo, vale lembrar que de nada vale pedir a ajuda e a participação dos pais se não for possível executar as atividades propostas.

As atividades para a educação remota de crianças são fruto do conhecimento e assertividade pedagógica das escolas. Cabe à coordenação pedagógica orientar os professores a, sempre, terem em mente que não é razoável demandar a compra de materiais nesse momento de covid-19.

Sem chance, por exemplo, pedir a utilização de “tinta 3D fluorescente na cor pinhão” para a realização de tarefas com os aluninhos, em casa.

Manter o vínculo com a escola pela educação remota de crianças

É, justamente, por meio do desenvolvimento de tarefas que as escolas conseguirão manter o vínculo com os alunos e famílias. Por isso, precisam facilitar a realização de atividades pedagógicas e lúdicas em casa.

Para alunos um pouco maiores (do jardim-escola e pré), além dos vídeos, as escolas podem enviar “tarefas de casa” que possam ser impressas em casa e enviadas, pelos pais, para a avaliação dos professores.

Dois bons exemplos são:

  • ler um livro e contar a história por meio de desenhos;
  • preencher cadernos de caligrafia com atividades para coordenação motora.


Em um mundo ideal, o retorno das atividades realizadas nos lares dos educandos é extremamente facilitado via o aplicativo de comunicação superApp Diário Escola. Todavia, com algum tempo e esforço a mais, essas atividades também podem ser retornadas às escolas por meio de e-mail.

Superdicas para as atividades da educação remota de crianças


Enviar vídeos curtos.

Crianças não devem passar muito tempo em frente a telas. Mesmo os mais importantes vídeos devem ser rápidos, claros e objetivos.


Produzir material assertivo.

Os pequenos perdem o interesse rapidamente, clareza e objetividade são fundamentais na educação remota de crianças.


Propor atividades factíveis.

As atividades sugeridas devem ser possíveis de serem realizadas com objetos e materiais encontrados em casa.


Vídeos de psicomotricidade.

Vídeos curtos com atividades de psicomotricidade, coordenação motora fina, coordenação global etc. Podem ser repetidos muitas vezes, em casa.


Vídeos para aproximar.

Para manter a proximidade com os alunos, disponibilize vídeos com as músicas da entrada das aulas, da hora do lanche e do almoço. Enfim, todas as atividades musicadas que são feitas na escola. Assim, os pequenos não perdem o laço afetivo com os professores.


Atividades extras.

A coordenação pode enviar vídeos com os passinhos novos da aula de balé, alguns movimentos da aula de capoeira, palavrinhas de inglês, por exemplo. No processo de educação remota de crianças, solicite aos pais que filmem seus filhos e, até, façam com eles as atividades.


Experiências científicas.

Proponha uma aula de ciências para os alunos entre 4 e 5 anos: a experiência do feijão. Crie um kit de ciências com um copo de plástico, três grãos de feijão, um chumaço de algodão e envie aos pais. Essa é uma maneira das crianças acompanharem o nascimento de uma vida e de interação, na qual toda a família pode participar.


Interação na educação remota de crianças.

Outra forma de interação é enviar fotos do ambiente escolar: do jardim, da pracinha, do refeitório, da sala de musicalização, da sala de aula… Também, dos profissionais da escola, da professora, da recepcionista, dos cuidadores, da pessoa que faz a limpeza, da cozinheira e da direção, por exemplo.

A tarefa é pedir que a criança mostre aos pais os lugares que ela mais gosta, que fale o nome das pessoas, que conte o que se lembra e do que tem saudades. Virtualmente, uma maneira de proporcionar o vínculo com a escola. Esse registro, certamente, facilitará a readaptação dos alunos quando da volta às aulas.


Ler e aprender.

Sugira aos pais uma atividade de leitura infantil. Peça que eles leiam um livro para os filhos e, depois, registrem em vídeo a interpretação desse livro pela criança. Ela também pode desenhar a história para contar aos coleguinhas na volta às aulas.


Meu nome é…

Combine com os pais dos pequenos o envio de uma foto do filho interagindo como um objeto que represente a primeira letra de seu nome. Para as crianças maiores, indique que elas façam o seu nome da forma que acharem melhor: pode ser uma colagem, pode ser de massinha de modelar ou de recortes de revistas e jornais.


Dia D…

Em datas comemorativas, como por exemplo o Dia do Índio, o Dia de do Descobrimento do Brasil, o Dia da Água, o Dia das Mães etc., envie vídeos curtos que comemorem e lembrem essas datas e a importância que elas têm na sociedade. De forma lúdica, a criança vai aprendendo, sempre.


Nunca é demais lembrar…

Lembre-se: é de suma importância que os pais consigam realizar as atividades com objetos que têm em casa. Simplicidade e objetividade são importantes nessa hora.

Dica extra da educação remota de crianças

Incentive a criação da Pasta de Tarefas de Casa/covid-19. Algo simples, pode ser uma pasta de cartolina, mesmo, na qual os pais arquivarão todas as atividades sugeridas e enviadas pelas escolas.

Esses originais, desenvolvidos pelos filhos e com a participação dos pais, devem ser guardados para a posterior entrega às professoras, assim que tudo melhorar. É uma solução incrível para compor o portfólio infantil.

Outra boa ideia é imprimir todas as tarefas da semana e entregar aos pais que não têm impressora. Assim, dessa forma, todos os alunos terão acesso às atividades e a oportunidade de realizá-las.


Participação ativa na educação remota de crianças

Estamos atravessando um momento no qual a educação sofreu uma alteração repentina e brusca. A forma como, até o momento, estávamos acostumados a dar aulas mudou.

Ainda não estamos totalmente prontos ou adequados à essa transformação. O que não podemos é, simplesmente, ficarmos passivos e assistir a essa mudança sem participar ativamente dela.

Não é fácil! Nesse momento de pandemia, o que se faz necessário ao processo de educação remota de crianças e à manutenção das escolas, é quebrar paradigmas e, às pressas, reinventar e reforçar a inter-relação da tríade da educação: a escola, o aluno e a família.

Sabemos das dificuldades que as diretoras estão passando e de suas preocupações. Somos parceiros e solidários a todas as escolas!

A equipe do super aplicativo de educação Diário Escola está a postos para ajudar, conversar e ouvir a sua escola.

Queremos que você continue fazendo escolarização, mesmo que longe de seus alunos. Temos a certeza de que o momento é difícil, desgastante e desafiador. Porém, precisamos ter a consciência de que, se todos se ajudarem, será mais fácil passar pela pandemia e realizar a educação remota de crianças!

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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