fbpx
Como fazer uma videoaula

Como fazer uma videoaula para seus alunos?

Como fazer uma videoaula

Estamos passando por uma pandemia e, o pior, não estávamos preparados para tudo isso, não é mesmo? Há dias estou conversando e ouvindo nossas diretoras escolares. Elas compartilham comigo uma grande angústia: Raquel, como fazer uma videoaula?


Antes de descobrirmos algumas formas de fazer, vamos entender o que é uma videoaula?

VIDEOAULA é uma aula gravada e enviada ou distribuída no formato de vídeo único ou em vários vídeos, com a finalidade de escolarização.

Com toda a certeza, é uma ferramenta didática cada vez mais utilizada, em função de sua rapidez e praticidade.

Em contraste, ao contrário do que muitos imaginam, além dessas qualidades temos outra bem importante: o baixo custo, tanto para quem educa quanto para quem aprende.

Neste atípico momento de covid-19, a videoaula se transformou no grande recurso que a escola e o educador têm para transmitir conteúdo e ensinar.

Inegavelmente, a conveniência e a utilidade dessa forma de ensino remoto são inegáveis.

Certamente, por meio do vídeo, fica garantida a atenção e um maior interesse por parte dos estudantes às explicações gravadas defronte a uma lousa ou quadro, aos slides com imagens e textos ou, até, à gravação da tela do computador com uma narração de fundo.


Como fazer uma videoaula?

Para fazer uma boa videoaula, além de atenção e dedicação, é necessário:

  • PLANEJAR,
  • Observar a QUALIDADE do conteúdo,
  • Cuidar da IMAGEM e do TEMPO da gravação,
  • Apresentar uma boa FINALIZAÇÃO do material.


Pode parecer difícil aprender como fazer uma videoaula.

Mas, não se assuste! Da mesma forma que todo novo aprendizado, demanda, apenas, prática.

Por isso, trago algumas dicas bacanas do super aplicativo de educação Diário Escola para ajudar você com mais essa tarefa.

Como fazer uma videoaula

Foco para fazer uma videoaula

Depois que você já tem seu material pronto e planejado, portanto, sabe quais aulas devem ser dadas nesse período. Concentre-se nisso!


Roteiro da videoaula

Lembre-se: você já é professor e tem vocação para dar aulas. Então, faça um pequeno roteiro e anotações. Assim, se bater um nervosismo, recorra a esse material e saberá como prosseguir. Se acaso for necessário, utilize um editor de vídeo.


O equipamento para filmagem

Finalmente, para a gravação, utilize equipamentos que permitam um resultado de qualidade, tanto em vídeo como em áudio. Mesmo que, atualmente, os smartphones e tablets tenham boas câmeras e microfones. A despeito disso, lembre-se: teste, sempre, antes de começar!

Como fazer uma videoaula

Dicas ao usar smartphone

  • Em primeiro lugar, limpe a lente.
  • Em seguida, sempre, filme na horizontal.
  • Em terceiro lugar, teste o áudio.
  • Por fim, use um tripé ou suporte para deixá-lo firme e estável.


Dicas do ambiente

  • Acima de tudo, use a luz e a claridade a seu favor.
  • Também, providencie um ambiente tranquilo e sem barulho.
  • Além disso, dê preferência a ambientes com fundo (parede) sem muitas informações dispersivas. Quadros, retratos, molduras ou outros objetos que não tenham ligação com a aula podem tirar o foco dos alunos.
  • Finalmente, monte um cenário diferenciado, que sirva de suporte criativo à aula. Um quadro para fazer anotações, palavras-chave, material didático ou livros que servem de apoio à sua aula.
Como fazer uma videoaula

Interaja com os alunos

Converse durante a aula… Explique, como se estivesse em frente à sua turma. Fale, por exemplo:

– João sei que estás pensando em como podemos fazer isso. Faça um vídeo com a solução que você achou e compartilhe conosco, por favor!

Aproveite e enalteça as qualidades de seus alunos. Os surpreenda com tiradas de bom humor. Assim, você os conquistará e deixará a aula mais leve.


Apresente conteúdos diferenciados

Prepare o material de forma dinâmica, com o intuito de explorá-lo mais facilmente. Utilize os recursos que a tecnologia proporciona: acesse sites, explore livros, vídeos e traga outras formas de demonstrar a veracidade das informações que você está passando.

Como fazer uma videoaula

Seja “diferentão”

Use e abuse de criatividade na hora de fazer uma videoaula!

Ou seja, elabore cenários, coloque acessórios que chamem a atenção, tenha uma plaquinha com seu nome em cima da mesa escrita: “O professor mais legal”.

Em resumo, utilize de humor. Nesse sentido, conte estórias engraçadas, recite poesia, mude o ambiente! Enfim, faça com que seus alunos queiram assistir todas as suas aulas.


Dica para educação infantil

Para a educação infantil, por exemplo, sugiro fazer uma videoaula com atividades que as crianças possam fazer em conjunto.

Por exemplo, por meio do superApp de educação Diário Escola, na hora do almoço, envie um vídeo com a professora almoçando em casa. Mostre o seu prato saudável e cante a música do lanchinho.

Também, é possível enviar vídeos da hora do conto, da canção de dormir, da aula de capoeira, do guarda-guarda os materiais etc. Enfim, de todas as atividades que a escola infantil faz.

Como fazer uma videoaula

Inegavelmente, isso é interagir e ensinar. É o que torna a escolarização possível, mesmo que fora dos portões da escola, de forma remota, ao fazer uma videoaula.

Outra possibilidade é a escola realizar as atividades em um período do dia e enviar pelo superApp Diário Escola.

Dessa maneira, pais e mães podem se programar para estarem juntos e participar com a criança.

Assim, proporcionando interação, a criança não se distancia ao ponto de perder a rotina, de gerar ansiedade ou de ter de fazer uma grande adaptação na hora de voltar à escola, quando a pandemia passar.


Controle o tempo ao fazer uma videoaula

Tudo está acontecendo muito rápido. Uma vez que essa novidade das videoaulas entrou de repente na rotina de muitas escolas. Por isso, as instituições de ensino, professores e alunos ainda não estão totalmente adaptados a essa nova realidade.

Seja como for, fica a dica: não produza vídeos extremamente longos ou complexos. Lembre-se que os estudantes ainda não estão acostumados. Sobretudo, não podemos correr o risco de acharem as videoaulas chatas. Faça vídeos de, no máximo, 15 minutos. Foque no principal e faça o seu melhor.


Seja objetivo

Ao fazer uma videoaula, vá direto ao ponto e não fuja do assunto principal. Afinal, não adianta elaborar um tema para a sua aula e desviar do assunto… Cuide, também, para não ser prolixo.


Seja você, haja naturalmente

Com toda a certeza, é muito legal fazer conteúdos variados, criativos e colocar humor nas explicações. Contudo, cuide para não passar a sensação de ser forçado. Então, não se engane, os alunos percebem e acabam por ignorar as aulas.

Também, tente manter a calma. Da mesma forma, não adianta ficar nervoso na hora de fazer uma videoaula. Principalmente, porque se errar ou gaguejar, você pode editar ou refazer a gravação.

Como fazer uma videoaula

Ressalte o que for mais importante

Quando estiver explicando determinado assunto, sugiro que você destaque ou chame a atenção para as partes-chaves. Deixe bem claro para os estudantes quais são as informações mais importantes da videoaula. Em síntese, o famoso “vai cair na prova”.


Finalizando a aula e engajando os alunos

Que tal, ao término da videoaula, encarregar um aluno para trazer uma dúvida, em vídeo, para ser respondida na próxima videoaula? Você pode criar um canal externo no superApp de educação Diário Escola, no qual essas tarefas serão compartilhadas. Aprenda aqui: CLIQUE AQUI PARA APRENDER A CRIAR UM CANAL EXTERNO NO SUPERAPP DIÁRIO ESCOLA.

Outra sugestão é, também, nomear outro aluno para responder, por vídeo, a pergunta final da aula. Uma pergunta que você mesmo elabora e que o aluno escolhido precisará pesquisar e responder?

Sem dúvida, essa atividade gera uma interação fantástica com os estudantes.

Além disso, você, dessa forma, trabalha muitas das competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como, por exemplo, desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia.


O envio dos vídeos

Sabemos que, com a pandemia, a internet tem sido muito mais utilizada. Por isso, tem alcançado picos e, às vezes, tem “soluços” que deixam muitos usuários sem uma boa conexão.

Para tentar driblar essa situação, sugiro que você divida em dois ou três vídeos cada aula. Com toda a certeza, facilitará o envio e o recebimento dos arquivos das videoaulas.


Envio ilimitado de vídeos

O envio e o recebimento de arquivos de vídeo no super aplicativo de educação Diário Escola são ILIMITADOS, conforme comunicado já enviado para todas as escolas.

Porém, existe uma limitação: cada vídeo não pode ultrapassar 300 MB. Se você tiver problemas ao enviar arquivos grandes, leia o artigo abaixo, que explica como diminuir vídeos. CLIQUE AQUI E SAIBA COMO REDUZIR VÍDEOS GRANDES

Como fazer uma videoaula

Professor, sabemos do seu potencial. Você já é muito bom nas aulas presenciais. Agora, precisamos que também seja eficiente nas aulas remotas.

Todos sabemos que a mudança traz desconforto e gera ansiedade. Todavia, veja o lado positivo: é uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos de uma nova maneira e aprender como fazer uma videoaula.

Uma nova habilidade e competência que, certamente, serão muito requisitadas e até cobradas no pós-pandemia.

Como fazer uma videoaula

Vamos passar pela covid-19 juntos. O super aplicativo de educação Diário Escolar irá continuar ajudando você a estar, sempre, presente para seus alunos. Contamos com todos vocês!

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O Diário Escola oferece o superaplicativo de educação e gestão mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada para garantir uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Feito com Feito com <3

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar