Como escrever na agenda escolar?

Como escrever na agenda escolar

Melhorando a forma, como escrever

  • As informações preenchidas devem ser precisas e verdadeiras.
  • Endereçar os recados ou bilhetes à família e não apenas para uma pessoa (mãe ou pai).
  • Escrever os bilhetes com clareza e objetividade.
  • Colocar informações extras e pontuais para que a família possa entender do assunto que será tratado.
  • Usar o nome do profissional (personificação) não apenas nomeando-o de professor, coordenador etc.
  • Recados sobre ocorrências com alunos devem ter mais e melhor precisão nos relatos, as pessoas que estavam envolvidas, percepção da escola ou professores e as atitudes já tomadas.
  • Especificar data e horário nas reuniões ou encontros marcados (calendário escolar).
  • Se os questionamentos forem à direção, por exemplo, comunicar a coordenação para que seja respondida e feita a comunicação correta.
Evite escrever na agenda escolar

Evite!

  • Termos muito técnicos ou pedagógicos pouco comuns a quem os lerá. Lembre que a grande maioria pessoas é leiga à formação profissional de educadores.
  • Gírias ou abreviações de palavras – ex: vc (você), sqn (só que não), cara, tá(está), tô (estou), vamo(vamos) entre tantas outras. Tenha cuidado com o vocabulário e escreva corretamente as palavras.
  • Recados ou bilhetes com expressões ou adjetivos que denotem características, atitudes, capacidade ou desenvolvimento dos alunos para exemplificar a indisciplina. Exemplos: teimoso, burro, não consegue aprender, vive no mundo da lua, peste, capeta, extremamente inquieto, tem o comportamento nocivo etc.
  • Infantilizar os recados das series infantis e iniciais com palavras no diminutivo ou de forma lúdica.
  • Usar tom punitivo ou de ameaça. Abra o diálogo e a possibilidade de entendimento dos acontecimentos com a família e juntos proporcionar a melhoria no desempenho do aluno. 

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

Mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil já experimentam a gestão inteligente e integrada do Diário Escola. Nosso supersistema conecta pessoas, unifica processos e centraliza dados em um só lugar. Assim, simplifica rotinas, impulsiona resultados acadêmicos e financeiros enquanto aproxima escolas e famílias.

Completo, fácil e seguro, o Diário Escola vai muito além de um ERP tradicional: integra finanças, pedagógico, acadêmico, comunicação e segurança com recursos que organizam e agilizam o dia a dia de toda comunidade escolar.

E agora, apresentamos a inovação mais recente: App Cantina Escola. Uma carteira digital integrada ao Diário Escola que torna o lanche mais rápido, prático e seguro para famílias, estudantes e escolas.

Quer ver na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Vem ser Diário Escola e transforme sua instituição em uma superEscola!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e trabalha com desenvolvimento de sistemas há mais de 25 anos. Atuou em diversos projetos para empresas nacionais e internacionais, utilizando as mais variadas tecnologias disponíveis.

Marcus Drzewinski,

sócio-fundador do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Parceiro

Parceiro

Feito com

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar