Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: sucesso com objetividade

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar

Exemplos práticos pra você acertar o tom

Colocamos aqui alguns exemplos práticos que encontramos onde você pode ver os erros e acertos ao escrever na agenda escolar e usar como inspiração para melhorar a comunicação da sua escola.

Endereço errado

O recado foi feito especificamente para a mãe como se o pai ou outro responsável não pudessem participar e ou responder à escola pelos seus filhos. Também falta clareza sobre qual o tema e horário da reunião.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: endereçamento errado

Sucesso com objetividade

Neste bilhete que trata de um assunto bastante incomodo, porém comum em escolas, a professora fez a comunicação da maneira mais correta, apontando o problema, pedindo ajuda e cooperação das pessoas responsáveis, e mostrando que se nada for feito sobre o problema, haverá uma infestação tornando mais difícil sua resolução.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: sucesso com objetividade

Falta de foco

A educadora quer comunicar o problema de aprendizagem à família, porém não coloca maiores informações para que os pais possam ajudar seu filho na aprendizagem em sala de aula. Além de escrever erroneamente o bilhete em nome do aluno, a professora quer que a informação seja de conhecimento dos pais. Desconexo e confuso com chances mínimas de um bom resultado apenas por ele mesmo.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: falta de foco

Simples e objetivo

Nesta mensagem a professora direciona o recado à família que é responsável pela Educação da criança (Márcia). O pequeno, mas pontual texto, indica a observação de um fato relevante, relata o que está indicando uma possível situação diversa e propõe um encontro para averiguar juntos o que está acontecendo. Ao antecipar o assunto, a professora coloca os pais ao par sem gerar ansiedade. Uma pena a professora teve um descuido cometendo um erro de português na palavra dispersa.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: simples e objetivo

Falta de informações

Aqui a professora não exemplifica o que houve com a estudante: se ela foi indisciplina na escola, em sala de aula ou se foi algum problema com as crianças na escola. Também não informou quais atitudes foram tomadas. Como os pais podem ajudar sem estarem cientes do que ocorreu na escola? Verifica-se também o erro ao escrever a gíria ‘prô’ ao invés de escrever professora e o nome. Não há a comunicação com a família, que é responsável pela criança, mas somente o bilhete à aluna.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: falta de informações

Estímulo ao crescimento

A professora em poucas palavras agradece e enaltece o apoio da família na escolarização do aluno e o elogia evidenciando o belo trabalho construído em equipe.

Erros e acertos ao escrever na agenda escolar: estímulo ao crescimento

Veja nosso post anterior sobre Como escrever na agenda escolar em: https://diarioescola.com.br/como-escrever-na-agenda-escolar/

Veja mais publicações como essa em nosso blog: https://diarioescola.com.br/blog/

Acesse o guia completo em: https://diarioescola.com.br/?s=agenda+escolar

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e trabalha com desenvolvimento de sistemas há mais de 25 anos. Atuou em diversos projetos para empresas nacionais e internacionais, utilizando as mais variadas tecnologias disponíveis.

Marcus Drzewinski,

sócio-fundador do superApp Diário Escola