O que a escola ensina

7 habilidades que a escola pode explorar com os alunos

Habilidades que a escola ensina

A rapidez de informação e a evolução da tecnologia na educação, principalmente, está a olhos vistos, cada vez mais presente no dia a dia de todos. Como a escola pode ensinar ainda mais aos alunos? Veja algumas habilidades que a escola deveria ensinar e explorar com os alunos para tornar as aulas cada vez mais dinâmicas. O que a escola AINDA não ensina, mas poderia?

Na era do empreendedorismo a proposta é fazer os leitores, especialmente os mais jovens, chegarem à consciência da necessidade da criação e estruturação ativa de sua própria formação.

Trazemos nesta matéria especial 7 habilidades que a escola deveria ensinar e explorar com os alunos.

O que a escola ainda não ensina?

Como a escola pode ajudar e quais as habilidades que podem ser exploradas, a fim de trazer o mercado de trabalho e o mundo lá fora, para mais perto de seus alunos?

Abaixo, elencamos 7 habilidades que podem ser muito valiosas para os alunos, e que a escola pode trazer à tona, em aulas cada vez mais dinâmicas.

Conheça 7 habilidades que a escola deveria ensinar e explorar com os alunos

Habilidades que a escola ensina - Utilizar a mente

1. Utilize ainda mais a mente

Saber canalizar os pensamentos com clareza em direção aos objetivos pessoais e profissionais é essencial.

Perceber como funciona nossa cabeça é importante para não nos batermos contra nós mesmos. Conhecer e entender nossos medos é o caminho para quebrar e superar paradigmas. Isto é, ter a capacidade de mudar o mindset desfavorável com o qual se é programado desde a infância é fundamental. Conseguir reconfigurar o pensamento de forma positiva sobre dinheiro e sucesso levam a atitudes mentais que nos favorecem.

Habilidades que a escola ensina - Empreendedorismo

2. Empreendedorismo

Deixado à margem na grande maioria dos currículos escolares, o empreendedorismo é indispensável. Sem dúvida, um dos conhecimentos que a escola não ensina, mas deveria… Dominar conceitos de redes de relacionamento, entender a relevância da colaboração, saber que errar é parte indissociável do processo de aprendizagem, fomentar a inovação e perder o medo de correr riscos, são ensinamentos e vivências que só o empreendedorismo oportuniza.

Habilidades que a escola ensina - Vendas

3. Vendas

As pessoas estão vendendo o tempo todo. Produtos, imagens ou ideias, não importa, aprender sobre vendas na escola é uma necessidade para a vida. Por isso, ensinamentos específicos são necessários, tais como remuneração variável, regra dos três segundos, os segredos de um bom pitch em 60 segundos, como entender a cabeça dos clientes e como usar o storytelling nas vendas. De fato, uma das habilidades que a escola deveria ensinar, sem dúvida.

Habilidades que a escola ensina - Marketing

4. Marketing e marca pessoal

Para entender de vendas é preciso aprender princípios de marketing. São conhecimentos altamente relevantes para o sucesso e para a vida, sem dúvida. Saber como lançar produtos e serviços, se relacionar com clientes e fornecedores, estabelecer parcerias em benefício do marketing pessoal, implementar estratégias empresariais e de posicionamento são essenciais para empreendedores e destacados profissionais.

Liderança

5. Liderança

Liderar é muito mais do que ser apenas um chefe. Como confiar e ter a confiança da equipe? Como manter saudável o ambiente de trabalho? Como delegar tarefas? Como contratar e/ou demitir alguém? Essas e muitas outras perguntas permanecem totalmente sem respostas, do ensino básico ao superior. Nesse sentido, a escola poderia buscar e compartilhar autores, vivências e aprendizados sobre esse tema que é uma das habilidades que a escola deveria ensinar.

Educação financeira

6. Educação financeira

Matemática financeira é ensinada no Ensino Médio. No entanto, é insuficiente e não preenche a lacuna entre os conceitos básicos e os conhecimentos necessários para uma vida financeira equilibrada e sustentável. A falta de aprofundada orientação sobre como administrar recursos e dinheiro é um pecado grave. O que leva à repetição ou à manutenção de padrões de consumo e investimento insustentáveis.

Saúde e espiritualidade

7. Saúde e espiritualidade

Saúde e espiritualidade devem ter espaço na educação. São indispensáveis para uma vida saudável e para o sucesso na profissão e nos estudos. Sem dúvida, são habilidades que a escola deveria ensinar. No entanto, as escolas não tratam de temas vitais como o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, a gestão do tempo, a depressão e a felicidade (outra área que a escola não aborda, mas deveria…).