Adaptação escolar

Adaptação escolar na volta às aulas

Adaptação escolar

Adaptação escolar na volta às aulas 2022

Embora a adaptação escolar seja um processo muito importante para todo o corpo discente nessa volta às aulas 2022. Sem dúvida, é imprescindível para os alunos da educação infantil.

Afinal, eles não estudam… De fato, as crianças vivem e convivem com seus colegas e professores. Por isso, a adaptação escolar é uma atenção e um acolhimento totalmente necessários, especialmente, em tempos de pandemia.

Adaptação escolar em tempos de pandemia

Para crianças da educação infantil, particularmente, a característica e a situação de ineditismo de vivências na escola e nas relações com coleguinhas e professores é uma constante.

De fato, a rotina e o cotidiano são exceções. Certamente, as primeiras vezes e as novas experiências é que são muito mais frequentes nesse momento da vida escolar das crianças.

A questão é que esse cenário gera um sem-fim de emoções e sentimentos, os quais precisam de atenção e do acolhimento dos profissionais da educação.

Também, porque depois de dois anos em situação de pandemia, muitas vezes, preexistem questões emocionais a serem atendidas e acolhidas.

Em princípio, não é uma situação confortável nem natural para ninguém. Principalmente para as crianças, que começam sua jornada cognitiva em um mundo mais conturbado que o normal.

Em síntese, é superimportante que a escola e os profissionais de educação atuem para garantir o encantamento dos pequenos para com as descobertas do mundo e de si, nas perspectivas da escolarização e da educação.

Aulas presenciais e adaptação escolar 2022

Para além dos processos e metodologias que a docência, a pedagogia e psicologia têm sistematizado para adaptação escolar em condições normais de temperatura e de pressão, na volta às aulas 2022 temos novos componentes.

Isto é, o cuidado socioemocional normalmente dispensado pelos profissionais da educação e pela família para a adaptação escolar, na volta às aulas 2022, precisa ser turbinado com mais atenção, mais acolhimento e mais empatia.

Sem dúvida, uma contingência da pandemia que convoca e impõe maior disponibilidade de professores e da escola, bem como de pais e responsáveis.

Afinal de contas, depois de tanto tempo em isolamento e com a necessidade de distanciamento social (que ainda persiste), a volta às aulas em regime de ensino presencial precisa, sim, de uma boa adaptação escolar.

O que significa, principalmente, tempo. Ou seja, pais e responsáveis devem adequar suas rotinas para poder dedicar mais tempo aos necessários e compartilhados processos de adaptação escolar dos filhos. Tanto em casa, quanto no ambiente escolar.

Da mesma forma, professores e demais profissionais da educação devem planejar as primeiras semanas de aula com mais tempo para os processos de acolhimento, de socialização, de informação, de consensualização e de conscientização.

Adaptação escolar é um processo compartilhado e colaborativo

Sob o ponto de vista da educação, a adaptação escolar é um processo que deve ser compartilhado entre escolas e famílias, de forma colaborativa e corresponsável.

O cenário, é o mesmo de sempre: crianças e familiares compartilham e colaboram para construir as relações afetivas e socioemocionais entre si e com a instituição de ensino e o ambiente escolar.

Todo o processo de familiarização aos novos espaços e às novas companhias (colegas, professores e profissionais da educação) também continua igual.

Todavia, uma série de questões relativas e derivadas da pandemia, como a atenção e o respeito máximos aos protocolos e aos processos de compliance em biossegurança são uma novidade importante e desafiadora.

Afinal de contas, em última análise, a vida de todos pode depender das ações, posturas e atitudes da rotina e da convivência comum em sala de aula e no espaço escolar.

Como resultado, esse ainda novo contexto de pandemia exige muito mais atenção, cuidados e boas práticas pedagógicas e de gestão para acolher, socializar, informar, conscientizar e formar o consenso responsável e solidário entre todos, em benefício de todos.

Enfim, um processo complexo, com certeza. Mas totalmente necessário, que deve gerar resultados de curto prazo, no dia a dia da escola.

Com toda a certeza, os benefícios e resultados têm potencial exponencial a médio e longo prazos na formação dessas crianças.

Sob o ponto de vista educacional e do desenvolvimento cognitivo e da autonomia intelectual dos jovens, as práticas e os ensinamentos necessários à adaptação escolar durante a pandemia devem resultar em cidadãos e seres humanos mais solidários, colaborativos e responsáveis pelo bem-estar comum.

Assim esperamos, com certeza.

Adaptação escolar na volta às aulas 2022

Dicas práticas para a família na adaptação escolar na volta às aulas 2022

#1 Manter a rotina da criança e evitar mudanças, como retirada de bico e fralda, por exemplo.

#2 Evitar comentários sobre a adaptação escolar na presença da criança.

#3 Passar/passear em frente à escola antes do início das aulas. Parar, olhar detalhes, conversar e, principalmente, ouvir os comentários com atenção. Também, responder às perguntas e, sempre que não souber algo, dizer que poderão descobrir juntos na volta às aulas, durante a adaptação escolar.

#4 Conduzir a criança até a professora e a sala de aula caminhando, e não no colo. Sem dúvida, uma atitude que facilita o processo de despedida.

#5 Evitar sair escondido. Despedir-se de forma natural é a melhor alternativa.

#6 Se acaso a criança chorar, explicar que voltará para buscá-la. Nesse diálogo, sempre, demonstrar tranquilidade e segurança.

#7 Respeitar o horário de entrada e saída estipulado pela escola.

#8 Procurar os profissionais da escola em caso de dúvida ou insegurança.

#9 Conversar e reforçar a necessidade e a importância do distanciamento social, do uso de máscara, da higienização das mãos com álcool em gel e dos cuidados necessários e protocolares em decorrência da covid-19.

Dicas práticas para a escola na adaptação escolar na volta às aulas 2022

#1 Observar e mapear demandas específicas e excepcionalidades individuais para o adequado ou individualizado acolhimento e adaptação escolar.

#2 Minimizar e aliviar pressões decorrentes da adaptação escolar entre as crianças, com o ambiente e com os processos de biossegurança.

#3 Atuar para que o processo de adaptação escolar promova e incentive o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais.

#4 Informar, conscientizar e formar consenso a respeito dos processos de proteção e prevenção contra a covid-19 no ambiente escolar.

#5 Promover ações lúdicas para reforçar a importância de cumprir os protocolos e processos de biossegurança.

#6 Informar e demonstrar as mudanças na infraestrutura escolar para a proteção e prevenção à covid-19. Fazer um tour por todos os locais disponíveis para lavar as mãos e com álcool em gel para a higienização, por exemplo. Demonstrar como deve ser feita e mantida a organização e o espelho de sala de aula para respeitar o distanciamento também é uma boa atividade.

#7 Sinalizar com cartazes ou totens informativos os ambientes que contenham equipamentos ou nos quais devam ser evitada aglomeração.

#8 Não distribuir material impresso. Investir na gestão da comunicação digital é a melhor e mais adequada alternativa.

#9 Informar e reforçar a atenção aos cuidados, à proteção e à prevenção contra a covid-19 por meios adequados e efetivos, como a comunicação digital e on-line do superApp Diário Escola, que conecta e promove a proximidade entre escolas, famílias e toda a comunidade escolar.

Comunicação digital para auxiliar na adaptação escolar em pandemia

Como última dica prática, a gestão completa da comunicação escolar através do superApp Diário Escola torna simples e fácil informar, lembrar e cobrar:

  • o uso obrigatório de máscaras, 
  • como proceder no caso de surgirem sintomas (não ir à escola e informar a ausência), 
  • o controle e o monitoramento de alunos e profissionais da educação que devem permanecer em regime de ensino ou trabalho remoto, respectivamente, 
  • o distanciamento obrigatório e outras informações protocolares e dos processos de biossegurança implementados em cada escola, como a proibição de compartilhar objetos e materiais escolares, por exemplo.

Enfim todas as informações e comunicados de forma simples, fácil e ágil, em tempo real e na palma da mão.

Diário Escola é o supersistema de gestão ideal para sua escola

Mais de 1.500 escolas parceiras em todo o Brasil já experimentam a gestão inteligente e integrada do Diário Escola. Nosso supersistema conecta pessoas, unifica processos e centraliza dados em um só lugar. Assim, simplifica rotinas, impulsiona resultados acadêmicos e financeiros enquanto aproxima escolas e famílias.

Completo, fácil e seguro, o Diário Escola vai muito além de um ERP tradicional: integra finanças, pedagógico, acadêmico, comunicação e segurança com recursos que organizam e agilizam o dia a dia de toda comunidade escolar.

E agora, apresentamos a inovação mais recente: App Cantina Escola. Uma carteira digital integrada ao Diário Escola que torna o lanche mais rápido, prático e seguro para famílias, estudantes e escolas.

Quer ver na prática? Clique aqui e solicite uma demonstração.

Vem ser Diário Escola e transforme sua instituição em uma superEscola!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“A tecnologia traz mais assertividade e agilidade ao dia a dia e aos processos de gestão das instituições de ensino. O superApp Diário Escola é o supersistema de gestão escolar mais completo e seguro do mercado. Desenvolvido por uma equipe qualificada, garante uma experiência superior e a melhor gestão da comunicação escolar do Brasil.”

Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

Receba nossos conteúdos exclusivos!

Parceiro desde 2019

Parceiro

Parceiro

Feito com

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar