Aulas a distância e outras formas de não parar a escola

Como todos sabemos, estamos passando por uma pandemia, jamais vista na contemporaneidade. E, o pior, não estávamos preparados! O que tem deixado as pessoas e, principalmente, as escolas, em estado de pânico total, pois não havia plano B para os dias de quarentena e isolamento social contra o Covid-19. Diário Escola traz a solução para que as instituições de ensino ofereçam aulas a distância e outras formas de não parar a escola.

O País e o mundo estão parados e estamos, todos, isolados em casa! Mas isso não quer dizer que as atividades e tarefas que temos que cumprir não sejam importantes ou não possam ser executadas de outras maneiras.

A tecnologia, cada vez mais, tem se mostrado uma grande aliada, principalmente na área da educação. A preocupação com o ano letivo obriga as instituições de ensino a inovar na maneira de continuar a atender aos alunos. O que modifica práticas e rotinas e inaugura novas formas, muitas delas ainda não utilizadas ou desconhecidas por muitas escolas, de estar presente, sempre, mesmo longe…

Vamos falar de aulas em EAD?

Muitos já ouviram falar de aulas em EAD. Mas, você, sabe o que a sigla significa e a que se refere? A sigla EAD significa Ensino a distância.  Muitas escolas, nesse momento, estão sendo criativas e utilizando a tecnologia para continuarem ensinando, mesmo que a distância.

Exemplos de aulas a distância e outras formas de não parar a escola não faltam:

Escola Santa Luzia em Morungava, Rio Grande do Sul, tem enviado e-mails para que os pais imprimam as atividades dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. Também, criou uma lista (por meio do WhatsApp) para enviar aos alunos que possuem celular, material didático e pedagógico. Assim, estão tentando chegar ao maior número de alunos possível.

A diretora Luciana Terra da Escola Fraldinha e Cia de Minas Gerais, utiliza a ferramenta de comunicação da escola, que facilita o envio rápido de vídeos. Todas as aulas são enviadas por intermédio do aplicativo Diário escola, para todos os seus alunos e responsáveis. E, o mais bacana, é que os pais também podem enviar vídeos dos pequenos alunos fazendo as atividades! Isso é estar presente, sempre!

Também pelo aplicativo Diário Escola, a diretora Lia Sousa, do Centro Educacional Luz do Mundo em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, explica como está passando por essa fase de Covid-19:

“Nesse momento de pandemia, estamos conseguindo dar o suporte a todos alunos e responsáveis! Arquivos, vídeos e atividades... enfim, tudo funciona com êxito!! Obrigada por proporcionar esse aplicativo maravilhoso!!! Parabéns pelo trabalho da equipe Diário Escola!!!!”

E o Google Classroom ou Google Sala de Aula, também pode ajudar?

A resposta é SIM! O Google Classroom ou Google Sala de Aula, é uma solução fornecida pela gigante em tecnologia Google para escolas que desejam aumentar, ainda mais, a interação entre professores e alunos. O que acaba por gerar maior engajamento e aproveitamento das aulas. Geralmente, é indicado em para escolas de ensino fundamental (a partir do 3 ou 4 anos), já que a interação direta do aluno, se faz necessária.

Essa fantástica ferramenta funciona basicamente como uma rede social do professor, na qual ele consegue se comunicar com os alunos. O mestre envia tarefas para os alunos, e atribui atividades individuais ou em grupo. Ainda, é possível enviar perguntas, anexar documentos, vídeos e muito mais. Todos os conteúdos ministrados em sala de aula, o plano de ensino, a agenda com todas as datas de atividades e avaliações, livros e diversos outros recursos ficam disponíveis e acessíveis no Google Classroom.

Todos esses recursos fazem toda a diferença nessa época de pandemia. Sem contar que, além do acesso fácil a partir de qualquer lugar, todos os materiais didáticos ficam salvos na nuvem. O que permite controle total do professor e de toda diretoria da escola sobre as aulas a distância e outras formas de não parar a escola.

E para os pais? O que há de legal no Google Classroom para eles?

O Diário Escola é o único aplicativo de comunicação no Brasil parceiro do Google For Education. Nosso aplicativo tem integração total com o Google Sala de Aula. Assim, tudo que o professor enviar para o aluno (tarefas, trabalhos, data de provas, notas e atividades escolares), o responsável receberá, diretamente no seu aplicativo, podendo acompanhar de perto o desenvolvimento do seu filho. Com isso, os pais ganham muito!

Como eu integro o Google Classroom ao Diário Escola?

Se a sua escola já usa o Classroom, é muito fácil e rápido! Envie e-mail para suporte@diarioescola.com.br/, dizendo: Preciso da integração do Classroom com o Diário Escola. Nossa equipe de desenvolvedores entrará em contato e fará a integração e o treinamento para o uso.

Caso a sua escola ainda não seja parceira do Google, você deve entrar em contato com a equipe de vendas do Google. Escolha o plano que mais se adequa à sua escola e, depois de contratar, você entra em contato com o nosso suporte, para que façamos a sua integração.

Para escolas que ainda não conhecem o Google Sala de Aula, sugiro olharem esse vídeo da GetEdu, Visão Geral sobre o Google Sala de Aula (Classroom).

Tenho a certeza de que tudo isso vai passar e de que todos sairemos mais fortes dessa situação! Contem comigo e com a minha equipe! O Diário Escola, tenham certeza, estará, sempre, junto das escolas e da educação.