Você já planejou a campanha de rematrículas e matrículas em sua escola? Não? Então, você está atrasada! A pandemia do novo Coronavírus já atrapalhou muito, e, sem preparação, pode continuar a atrapalhar. Leia esse blog post e descubra como a tecnologia ajuda sua escola a reter e a atrair alunos. Para começar bem o próximo ano letivo, o melhor é garantir as rematrículas e matrículas.
Deixe claro que a sua escola faz de tudo para ser a melhor
Afinal, o que destaca e diferencia uma escola? Por que umas têm mais repercussão entre os pais do que outras? Eis alguns tópicos que agregam valor às instituições de ensino:
Ensino e ações diferenciados atraem novos alunos
Cada professor tem seu jeito de ensinar, da mesma forma que cada aluno tem sua maneira de aprender. Por isso, é importante que os alunos sintam que têm importância no ambiente escolar. Sem dúvida, precisam fazer parte e colaborar, junto com a família, nas decisões tomadas pela escola, com liberdade para opinar.
O importante para os alunos é conseguir conversar (escutar e ser escutado) e serem respeitados pelos profissionais em educação quanto a seus medos e receios nesse período tão delicado de pandemia. Já, aos pais, interessa a confirmação de que a escola está seguindo todas as medidas e protocolos necessários para continuar as aulas com segurança. Ambos os casos podem, com facilidade, serem atendidos com auxílio da tecnologia.
Também é importante lembrar que a percepção do cliente é a forma mais efetiva de mensurar o valor de sua escola. Pois, quando satisfeitos e atendidos em suas expectativas, não hesitarão em indicá-la. Dessa forma e com essa atenção, o caminho para o sucesso em rematrículas e matrículas fica garantido.
A importância do ambiente e da infraestrutura
Muito se falou sobre biossegurança, protocolos e rotinas de limpeza. De fato, segurança é um tema inquestionável. Ainda mais em tempos de pandemia.
Porém, há outros fatores que deixam o ambiente escolar mais convidativo. Um bom exemplo são as salas de aulas, que precisam ser adequadas:
- à idade dos alunos (tanto na decoração quanto no tamanho das carteiras…);
- elas precisam ter equipamento de projeção;
- obrigatoriamente, devem ter janelas para trocar o ar do ambiente, assim como cortinas em salas com incidência direta do sol;
- não esqueçamos da climatização. Em função da necessidade de manter janelas abertas como forma de prevenção à covid-19, ter ar-condicionado nas salas de aula se faz ainda mais importante, tanto no verão como no inverno.
Certamente, na hora de pensar nas rematrículas e matrículas, os pais procuram por opções que ofereçam mais recursos e melhor infraestrutura para os filhos. Por isso, uma boa forma de apresentar a escola é por meio de um tour virtual, com fotos e vídeos de cada ambiente. Assim, facilita a decisão pela rematrícula e impulsiona mais matrículas.
Vale lembrar que um bom ambiente é muito mais do que somente a infraestrutura. O ambiente emocional conta muito, pois afeta os alunos de forma direta. Então, as escolas precisam preservar o bom relacionamento entre professores e estudantes. Sem esquecer dos colegas: o bom e respeitoso convívio entre os jovens também é essencial!
Por isso, a boa convivência deve ser incentivada. Não só com projetos de amizade e anti-bullying (ou anti-cyberbullying), mas também com a criação de um canal de comunicação direto com a coordenação, pelo qual deve ser possível aos estudantes expor o que os incomoda na escola ou em sala de aula.
Comunicação e seus meios
Já ultrapassada, a agenda escolar em papel foi deixada de lado. De apenas antiquada, passou a ser imprópria! Devido à pandemia, tornou-se inadequada, desnecessária e perigosa. Uma vez que, por ser um objeto de uso coletivo, pode transmitir a covid-19.
Ela foi substituída por ferramentas que oferecem tecnologia e inovação, como o superApp Diário Escola e o Google Classroom. Fundamentais para a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e para levar a escolarização até as casas das famílias.
No período em que vivemos, a comunicação digital é fundamental. Por isso, é necessário informar aos pais sobre o que a escola oferece:
- descontos;
- plataformas on-line;
- horários de atendimento presencial;
- informar aos pais e responsáveis o desempenho e as dificuldades dos filhos;
- e, principalmente, sobre a efetividade da comunicação com os alunos.
Afinal, os pais devem ser informados sobre canais de comunicação disponíveis e oferecidos, videoaulas e chats diretos (nos quais é possível acessar os professores e tirar dúvidas).
Do mesmo modo, planejar e informar as modalidades de ensino e as atividades extras oferecidas. Por certo, quando feita de forma adequada e com antecedência, essa comunicação é uma boa dica para incentivar a decisão dos pais pelas rematrículas e matrículas.
O que é novo pode agregar
Ferramentas on-line para educação, de uma semana para outra, passaram a ser utilizadas após o decreto da quarentena. Definitivamente, o processo de ensino-aprendizagem não precisou ser mais difícil por causa disso.
Uma vantagem, não uma consequência
Utilizar plataformas on-line e super aplicativos não foi considerado uma consequência incômoda ou imprevista da pandemia. Quem não recorda de professores reclamando do uso de celulares em sala de aula? Afinal de contas, antes, o problema eram alunos desconcentrados por causa do mau uso de smartphones. Agora, durante e no período pós-pandemia, essa ferramenta deve ser mais bem pensada e utilizada, em favor do ensino e da aprendizagem.
Os trabalhos, antes entregues em papel, foram facilmente substituídos por arquivos de texto. Antes mesmo de se ouvir falar do novo coronavírus no Brasil, escolas adaptadas ao digital já eram destaque e ganhavam a preferência dos pais na hora de decidir pela escola para seus filhos. Pense nisso, pois a campanha de rematrículas e matrículas está aí.
O Google Classroom, muito utilizado durante a pandemia, com certeza, continuará uma ferramenta prioritária para a troca de materiais e interação entre professores e alunos, juntamente com o superApp Diário Escola. Além de proporcionar a comunicação entre pais, professores e escola, o Diário Escola possui integração total com o Google Classroom e Google for Education.
Empatia recíproca
O aluno permanecer na escola, basicamente, depende apenas da instituição de ensino. Mantenha ativa a comunicação entre a comunidade escolar. Faça todo o possível para que os alunos continuem a receber a escolarização em alto nível. Também, fomente o debate e a análise do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia e de quarentena. Depois, solicite que os estudantes conversem com os pais sobre o que gostam e o que os incomoda nesse contexto.
É uma boa forma de evitar a evasão escolar e garantir altos índices de rematrículas e matrículas.
A boa comunicação gera empatia e reciprocidade. Durante a pandemia, tem, ainda, outra função muito importante para as escolas: a diminuição dos índices de inadimplência!
A covid-19 afetou a todos, indistintamente. Simpático e empático é mostrar interesse às situações familiares. Caso a caso, a gestão escolar deve manter o diálogo com as famílias e, juntas, buscarem alternativas possíveis e viáveis para ambas as partes. Virou praxe proporcionar valores que não sejam agressivos para a renda familiar, além de rever e negociar dívidas. Assim, também, incentiva a retenção dos estudantes nas escolas, melhorando consideravelmente o índice de rematrículas e matrículas.
Tenha certeza de que, sempre, estaremos ao seu lado. Principalmente em um momento delicado como esse. Acompanhe no próximo texto como se preparar para as rematrículas e matrículas.