Melhorar o desempenho escolar dos alunos

O processo de ensino-aprendizagem precisa, por vezes, ser avaliado. A mensuração, que se dá pelo desempenho escolar dos alunos, nada mais é do que avaliar, quantitativa e qualitativamente, o quanto foi apreendido. O super aplicativo de educação Diário Escola compilou estratégias e práticas que as instituições de ensino podem utilizar para responder à seguinte pergunta: Como melhorar o desempenho escolar dos alunos?

rendimento escolar é a medida pela qual podemos avaliar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Derivado dos processos de ensino-aprendizagem e de sua avaliação, expressa a trajetória de educadores e educandos no currículo escolar. Isto é, quais foram as aprendizagens dos alunos e como foi a mediação dos professores.

Avalie, para melhorar o desempenho escolar dos alunos

Testes, provas e trabalhos são os instrumentos básicos para a mensuração do desempenho dos alunos.

No entanto, isoladamente, não bastam. Precisam ser historiados, ou seja, devem permitir a comparação ao longo do tempo.

Além disso, devem levar em conta a realidade e o contexto acadêmico e socioeconômico dos alunos.

Dessa forma, essas avaliações podem evoluir de instrumentos a ferramentas estratégicas para melhorar o desempenho escolar dos alunos.

De outra parte, incluir mecanismos de autoavaliação também potencializa esse processo de avaliação e o posterior cruzamento de dados e resultados.

Ademais, quando os jovens pensam em seu rendimento escolar, desenvolvem o senso crítico e a autoestima.

Alunos participativos e colaborativos

Integrar o corpo discente aos processos avaliativos é uma estratégia que motiva e engaja. Dê voz aos educandos, ouça o que têm a dizer e o que pensam sobre como melhorar o desempenho escolar. Com pesquisas, melhores e mais adequadas metas podem ser instituídas.

Como resultado, teremos estudantes participativos, colaborativos e conscientes da necessidade de medir e melhorar o desempenho escolar.

Da mesma forma, podem contribuir sobre incentivos, aperfeiçoamentos, práticas e estratégias que levem ao incremento da motivação para estudar e aprender.

Durante esse processo, não esqueça da comunicação. Informar a todos sobre objetivos, andamento e processos leva ao engajamento e à participação. Certamente, os resultados surpreenderão.

Inovar para melhorar o desempenho escolar dos alunos

Buscar e implementar novas práticas educacionais é a tônica dessa estratégia. Teste, altere, mude, faça diferente do tradicional. Desde a abordagem pedagógica até o próprio ambiente escolar.

Não apenas alterar a disposição física das salas de aula. Como também sair da sala de aula para outros ambientes das escolas.

Aprender fazendo (learn by doing), sala de aula invertida, atividades extraclasse, passeios educacionais são alguns exemplos de estratégias que funcionam e dão bons resultados.

Puxe pelos alunos e os coloque em posição de protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

Melhorar o desempenho docente para melhorar o desempenho escolar dos alunos

Incentivar a capacitação e a educação continuada do corpo docente é premissa básica. É uma relação direta: professores melhores, alunos melhores.

Os mestres são a linha de frente do processo de ensino-aprendizagem, portanto precisam ser valorizados para que invistam na sua melhoria profissional.

Comunicação efetiva

Comunicação de qualidade é uma poderosa aliada das escolas. Por meio dela é que fica estabelecida a necessária e efetiva comunicação interna e entre as escolas e as famílias.

O que gera proximidade e leva à participação ativa dos pais e responsáveis. A utilização de super aplicativo de agenda, de gestão e de comunicação digital é uma inovação na qual escolas de sucesso investem.

Melhorar o desempenho escolar dos alunos está diretamente relacionado a melhorar a comunicação entre pais, responsáveis, alunos e escola.

Afinal, as famílias precisam ser parceiras e estar, sempre, próximas das instituições de ensino. Quanto maior for o envolvimento, maior será a participação e o incentivo para melhorar o desempenho escolar dos alunos.

A tecnologia como aliada
para melhorar o desempenho escolar dos alunos

A tecnologia é um dos atributos que constituem escolas de sucesso. O investimento em soluções e ferramentas educacionais tecnológicas é necessário. Do mesmo modo, a inteligente utilização dos meios digitais e redes sociais oportuniza aos professores e alunos potencializar os processos de ensino-aprendizagem.

Igualmente, uma das competências preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é a CULTURA DIGITAL:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares). PARA se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Aprender a aprender

As escolas e os professores ensinam e aprendem a ensinar.

Da mesma forma, os estudantes precisam ser ensinados a aprender, respeitando as diferenças entre os indivíduos.

Em princípio, pode-se afirmar que todos os estudantes gostariam de melhorar o seu rendimento escolar.

Por isso, estratégias pedagógicas e atividades que facilitem o processo de ensino-aprendizagem são bem-vindas.

Com o propósito de possibilitar o acesso às melhores formas de aprendizagem a cada um dos educandos.

Portanto, uma boa estratégia para potencializar os resultados dos estudantes é criar atividades que ensinem os alunos a entender qual a melhor forma de aprender.

Depois disso, aplicar metodologias de estudo eficientes para o desenvolvimento e aprendizagem.

Dessa forma, eles podem atuar como protagonistas da própria educação e melhorar o desempenho escolar.