Gestão Financeira da escola

Parte 1

Gestão Financeira da escola: controle total nas mãos do gestor escolar

Um dos setores das escolas particulares que não tira férias, com certeza, é o setor financeiro. Por isso, o superApp Diário Escola traz algumas dicas para a gestão financeira da escola.

Nesse sentido, para começar o novo ano letivo em alto nível e com o controle total da gestão financeira da escola nas mãos do gestor escolar, nada melhor do que ter “fechado 2021” com o departamento e o planejamento financeiro 2022 em dia.

Sem dúvida, as escolas parceiras do superApp Diário Escola plus bem sabem disso. Afinal de contas, têm nas mãos uma ferramenta totalmente eficiente.

Assim, a gestão das finanças, das cobranças, da realização de matrículas e rematrículas (com contrato digital e assinatura eletrônica com validade jurídica) e do controle da inadimplência torna-se uma experiência eficiente e completa.

8 superdicas para a gestão financeira da escola

Para começar bem e de forma organizada 2022, superApp Diário Escola traz dicas importantes para a gestão financeira da escola.

Especialmente, superdicas para três importantes aspectos da gestão financeira da escola: fluxo de caixa, inadimplência escolar, rentabilidade e lucratividade e inovação.

#1 Manter o fluxo de caixa sempre atualizado

É por meio da análise das informações e dos relatórios de fluxo de caixa, inegavelmente, que o gestor escolar e a direção sabem o saldo disponível e a situação financeira e econômica no presente.

Assim, têm melhores condições para projetar e decidir o futuro de forma estratégica, inteligente e com maior efetividade.

Por consequência, fica fácil entender e compreender por que é imprescindível para a gestão financeira da escola manter o controle financeiro do fluxo de caixa sempre atualizado.

O controle eficiente do fluxo de caixa, em primeiro lugar, é um indicativo importante da saúde econômica, da qualidade e da efetividade da gestão financeira da escola.

Veja, abaixo, o passo a passo para montar um fluxo de caixa e continuar com o controle total da gestão financeira da escola na mão da direção e do gestor escolar:

• Verificar o saldo inicial da escola.
  • Identificar todas as receitas e as despesas da escola.
  • Categorizar e separar as receitas e as despesas da escola.
  • Registrar todas as entradas de caixa.
  • Dar baixa em todas as saídas de caixa.
  • Manter o fluxo de caixa sempre atualizado.
  • Controlar e monitorar do fluxo de caixa.

#2 Calcular e informar a previsão de entradas e saídas

Estar um passo adiante e à frente dos desafios, necessidades e demandas da gestão financeira da escola, de fato, é uma exigência a todo gestor escolar profissional.

Por isso é que, depois de informar a realidade financeira passada e presente, o fluxo de caixa também deve prever a situação futura.

Dessa forma, antecipar o resultado fluxo de caixa (o saldo disponível em dinheiro no caixa da escola ou depositado em conta(s) bancária(s)), sem dúvida, é fundamental para a gestão financeira da escola.

Com toda a certeza, visualizar antecipadamente o resultado previsto do(s) mês(es) seguinte(s) é importante para decidir sobre despesas, investimentos ou necessidade de empréstimos, por exemplo.

Assim, a direção e o gestor escolar têm mais tranquilidade e tempo para dedicar às outras áreas da gestão escolar.

#3 O básico para controlar o fluxo de caixa

• Fazer o lançamento diário de receitas e despesas.
  • Prever e lançar o máximo de receitas e despesas futuras.
  • Se for apurado déficit, não perca tempo e revise e reavalie todo o fluxo de caixa. Assim, a decisão sobre a necessidade, ou não, de capital de giro será mais eficiente e eficaz.
  • Se o saldo for positivo, avaliar a possibilidade e a viabilidade de investimentos.

#4 Prevenção é, sempre, o melhor remédio contra a inadimplência escolar

Prevenir é melhor do que remediar! Especialmente, quando se trata de inadimplência escolar.

De fato, essa é uma realidade nas mais de 500 escolas parceiras do superApp Diário Escola, que têm o dia a dia da gestão financeira da escola e do gestor escolar facilitados com o Diário Escola Plus.

Não se iluda, prevenir é o melhor remédio, sim! Visto que, quando o assunto dói no bolso, pode causar sérias dificuldades orçamentárias e de funcionamento para a escola.

Por isso, evitar e diminuir a inadimplência escolar, de fato, é uma tarefa que exige energia e disposição.

Sem dúvida, estratégias devem ser criadas e adotadas para reduzir ao máximo o impacto da inadimplência escolar na gestão financeira da escola.

Gestão financeira do superaplicativo Diário Escola

#5 Ações contra a inadimplência escolar que são do escopo e do controle da gestão financeira da escola

• Manter o controle da gestão financeira da escola. O gestor escolar precisa estar no controle, sempre!
  • Identificar os devedores e iniciar o processo de cobrança, de forma ágil e eficiente.
  • Manter um canal de comunicação sempre aberto, enviar lembretes e notificações de atraso.
  • Disponibilizar formas acessíveis e meios práticos para pagamento. Com toda a certeza, uma das melhores práticas de gestão contra a inadimplência escolar é facilitar e desburocratizar, ao máximo, o pagamento da dívida.
  • Negociar, sempre! Chegar a acordos possíveis e flexibilizar o pagamento é melhor do que não receber.
  • Planejar e informar corretamente a matriz de custos. Isto é, quando a escola se posiciona corretamente, atrai apenas famílias que têm condições e capacidade de pagamento.
  • A clareza contratual é essencial. Como pagar? Qual a data de vencimento? Quais são as consequências da inadimplência escolar? Afinal de contas, essas são informações que devem estar expressas, de forma clara e objetiva, no contrato escolar.

A segunda e última parte desse blog post será publicada no dia 10/02/2022. Não deixe de ler e conhecer mais superdicas para a gestão financeira da escola com o superApp Diário Escola Plus…