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Planejamento Estratégico Escolar: pensar bem para ir além

Planejamento Estratégico Escolar

Planejamento Estratégico Escolar: pensar bem para ir além

Com toda a certeza, a importância do planejamento estratégico escolar para as instituições de ensino é indiscutível. Tanto sob a ótica da educação quanto da gestão. A demanda da sociedade por educação de qualidade exige, cada vez mais, melhores práticas de gestão do negócio educacional. Além disso, um bom planejamento estratégico eleva as escolas a um novo patamar de mercado.


Adaptação ao mercado e aos novos tempos

As escolas particulares têm sofrido com a menor demanda por vagas na rede privada de ensino.

Certamente, consequência da conjuntura brasileira que, há pelo menos 10 anos, mantém as famílias em permanente estado contingencial.

Isto é, o esforço para diminuir, ao máximo, gastos e despesas criou um processo de migração de alunos da rede privada para a rede pública de ensino.

Inegavelmente, uma adaptação necessária dos orçamentos familiares. Ao mesmo tempo, realidade para a qual as instituições de ensino precisam se adaptar.

Então, quem melhor e mais rápido se adaptar, melhores chances terá de se manter relevante e alcançar um melhor desempenho econômico e educacional.


Onde estamos e para aonde vamos

Um planejamento estratégico escolar, grosso modo, serve para levar as escolas da atual situação a um estágio e posição superiores.

Então, pensar estrategicamente o negócio da educação privada, hoje, é uma exigência mercadológica do setor.

Igualmente, essa poderosa ferramenta de gestão era mais comum em outros segmentos econômicos.

Fato em rápido processo de mudança. A concorrência força a competitividade e leva as escolas a pensarem melhor o seu negócio.

O que, ao final, se demonstra benéfico para a educação e para o negócio escolar.

Afinal, para que um negócio chegue aonde se pretende, primeiro, é preciso saber, exatamente, como, onde e em qual estágio se encontra.


Pensar bem para ir além

Preparamos algumas superdicas que, certamente, contribuirão para que os objetivos estratégicos das escolas sejam atingidos por meio de um efetivo e adequado planejamento estratégico escolar.

Bem como, alertar para a importância de reconhecer a realidade e como ela pode impactar (positiva ou negativamente) esse processo.


Primeiro, as primeiras coisas

Primeiramente, estabelecer uma coordenada diretiva é o primeiro passo. Qual o principal objetivo da escola no tempo? Aonde e como a escola pretende estar em um, dois, três ou cinco anos?

Ao responder a essas perguntas se institui a essencial DIRETRIZ ESTRATÉGICA. De fato, ela deve determinar e guiar todos os processos e decisões de gestão, no sentido de atingir os objetivos propostos.


Propósito e relevância

Os públicos interno e externo precisam conhecer e perceber, exatamente, qual o propósito e a relevância da Escola. No entanto, antes, precisam ser informados.

O que se dá por meio da definição da MISSÃO (o motivo pelo qual existe a escola) , da VISÃO (onde a escola pretende chegar) e dos VALORES (o que defende e o que importa à escola).

Inegavelmnte, esse tripé conceitual é fundamental para o desenvolvimento organizacional e de um planejamento estratégico escolar.


FOFA

Utilize a matriz SWOT para entender quais as FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS e AMEAÇAS estão envolvidas e precisam ser levadas em consideração no planejamento estratégico escolar.

Só para exemplificar: geopolítica, novas tecnologias, comportamento, concorrência, dados e informações demográficas e econômicas.

Enfim, quanto mais aspectos forem analisados, melhores informações serão geradas.

Afinal, são elas que subsidiarão os processos de decisão que garantirão o presente e o futuro da instituição de ensino.


Públicos estratégicos e público-alvo

Conhecer e se relacionar bem toda a comunidade escolar (público estratégico – professores, colaboradores e sociedade) levará a melhor atingir o público-alvo (famílias e estudantes).

Quem são, do que se alimentam, de onde vêm, o que anseiam e o que procuram em uma instituição de ensino?

Parece complicado e demasiado extenso, mas é necessário e premissa para um bom planejamento estratégico escolar.


Conheça o seu negócio

Nenhum negócio se realiza isoladamente. Conheça o seu contexto e as adaptações necessárias para ser competitivo e para identificar e aproveitar oportunidades.

Fique atento à realidade nacional, regional e local, como forma de melhor manter a escola em processo de desenvolvimento sustentável.


Compartilhar é estratégico

Por certo, o planejamento estratégico escolar é uma ferramenta que deve ser compartilhada com toda a comunidade escolar.

Em contraste, guardá-lo para poucos ou apenas para os gestores escolares é um equívoco.

Todos precisam conhecer e saber que são parte importante desse processo.

É necessária a colaboração de todos, o que se consegue apenas com envolvimento e engajamento.


Objetivos e metas do Planejamento Estratégico

Igualmente, deixar claro quais são os objetivos gerais e específicos de cada área e setor também é essencial e básico.

A gestão escolar precisa acompanhar, supervisionar e dar suporte às ações necessárias à consecução dos objetivos.

Também, deve monitorar indicadores que demonstrem quanto das metas já foram alcançadas e o quanto ainda falta para serem atingidas.


Delegue responsabilidades e monitore

Com o planejamento estratégico escolar pronto, é hora de definir metas, responsáveis e prazos.

Suporte, do estratégico ao tático, é dever da gestão escolar, que deve estar presente, sempre.


Avaliação

O planejamento estratégico escolar é um processo que visa o aprimoramento das instituições de ensino.

Cumpridas as etapas planejadas, elas devem ser avaliadas atentamente. Ao final, a avaliação deve ser compartilhada.

Todos devem conhecer os sucessos e os gargalos desse importante processo, com vistas ao melhoramento contínuo e ao próximo ciclo.


Pensar bem, apenas, não é suficiente…

Para encerrar, é preciso lembrar que o melhor planejamento estratégico escolar do mundo não vale nada se não for posto em prática.

Esse, é um dos principais equívocos de muitas organizações: planejar e não executar.

Bem executado, o planejamento estratégico dá início a processos que significam importantes vantagens competitivas.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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