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Diário Escola sugere 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19.

15 livros infantis para ler em tempos de covid-19

Diário Escola sugere 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19.

Durante a pandemia, enquanto todas as crianças estão em casa, a leitura pode ser uma grande companheira. Tanto para as crianças aguçarem a sua imaginação, quanto para que não esqueçam da interação que existia no ambiente escolar. Pois muitas escolas têm a hora do conto, momento no qual a garotada interage e adora. Diário Escola sugere 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19.

Com o avanço da tecnologia, levar esse momento lúdico de leitura até os alunos, em suas casas, fica muito mais fácil. Muitas instituições de ensino utilizam as mais variadas formas e meios para continuarem presentes e atuantes na escolarização das crianças. Seja pelo envio de materiais e atividades por meio do WhatsApp, via e-mails ou, de forma mais qualificada, completa e profissional, por aplicativos como o Diário Escola.

Muitos de nossos parceiros continuam fazendo, agora de maneira remota, a contação de histórias. De maneira facilitada, enviam vídeos com as professoras lendo os livros ou, até mesmo, com a indicação de obras para serem lidas pelos pais em casa. Igualmente, nesse momento de distanciamento social, também é possível criar momentos positivos e agradáveis. Inegavelmente, a leitura é um belo exemplo de atividade escolar que encanta, ensina e ainda serve para aproximar a família.

Nesse blog post trago 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19, que são pérolas da literatura. Certamente, irão agradar a todos ouvintes e contadores de histórias.


1. Os convidados de senhora Olga – Eva Montanari

A barata de Franz Kafka, o coelho da história de Alice, a sereia de Hans Christian Andersen, os mosqueteiros de Alexandre Dumas, o barão de Ítalo Calvino, a baleia Moby Dick, Dorian Gray e seu retrato, o Homem de Lata, Pinóquio… Assim, a senhora Olga nunca estava sozinha em seus jantares. Embora cega e morando no alto da colina, toda noite ela recebia um convidado especial que relatava suas aventuras. Na realidade, sua convidada era a neta Nina, que diariamente ia à biblioteca guardar os detalhes de uma história para carregar colina acima.


2. Lulu e o urso – Carolina Moreyra

Mesmo que fosse só uma caixa com objetos antigos da mãe: o urso de pelúcia, o casaco do vovô, um botão, uma flor, um par de óculos… Acima de tudo, havia uma menina curiosa, perguntando sobre cada recordação. Surpreendentemente, a mãe vai respondendo sem prestar muita atenção e, quando pede para não ser mais interrompida, a menina já havia se dado por satisfeita. Naquela realidade de páginas em azul e branco, cada um daqueles itens ganhou novo colorido na imaginação da criança e ela agora teria com quem brincar.


3. Mateus e seu gato vermelho – Silvina Rocha

Mateus ganhou de presente um caderno com páginas branquíssimas, sem linhas: um verdadeiro convite para desenhar. No entanto, o menino não perdeu tempo e, com seu lápis vermelho, começou a traçar um gato alegre. Com o passar do tempo, no entanto, o bichano foi perdendo seu sorriso. Mateus, preocupado, decide desenhar tudo o que um gato pode precisar para ser feliz, até mesmo um ratinho para lhe fazer companhia. Mas, nada parecia funcionar por muito tempo. Afinal, o que mais um menino pode fazer para que seu gato vermelho volte a sorrir?


4. Porquês – Jandira Masur

O menino tem muitos porquês. Quer saber, por exemplo, por que os mais velhos sabem o que é certo e o que é errado. Mas uma dúvida maior o atormenta: será que, quando ele crescer e já tiver idade, ainda vai querer saber? Porque ler é, sempre, importante para a educação e a formação dos jovens. Por isso nossa indicação de 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19.


5. O tapete de pele de tigre – Gerald Rose

Houve certa vez um tigre muito magro que vivia nas profundezas da selva indiana. Só que, um dia, ele viu um dos empregados do Rajá limpando os tapetes nos jardins do palácio. De fato, um deles era justamente uma pele de tigre. Foi então que ele teve uma ideia…


6. O sol se põe na tinturaria Yamada – Claudio Fragata

Ao retornar à cidade na qual passou a infância, o senhor Yamada faz uma viagem ao tempo com o neto a partir de poesias e de uma velha cantiga. Em resumo, a partir da leitura, é possível trabalhar a relação afetiva com os livros, poesia, família, cotidiano e até com a própria escola.


7. Turma da Mônica – Lendas Brasileiras – Maurício de Sousa

Este livro introduz algumas lendas brasileiras aos pequenos, como Boitatá, Curupira, Lobisomem, Iara, Mula sem Cabeça, Saci etc. Não apenas todo ilustrado com os desenhos da Turma da Mônica, mas também acompanhado por um CD com as lendas narradas pelo próprio Maurício de Sousa.


8. O menino maluquinho – Ziraldo

Na narrativa de Ziraldo encontramos como protagonista um menino que se coloca constantemente em situações de “roubada”. Certamente, o que faz com que o pequeno leitor se sinta projetado no garoto. Sem dúvida, o menino maluquinho é uma criança de dez anos como outra qualquer: dotada de profunda imaginação, quase sem medos, sempre disposta a descobrir algo novo e a investigar o mundo ao redor.


9. Ou isto ou aquilo – Cecília Meireles

Essa indicação, dos 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19, ensina o pequeno leitor um imperativo da vida: é impossível fugir das escolhas. Através de exemplos simples e cotidianos, o eu-lírico faz com que o leitor perceba que, ao longo do caminho, é preciso escolher. Acima de tudo, estar atento e consciente é fundamental para se decidir entre uma coisa e outra. Afinal, seja qual for a opção tomada, a escolha implicará sempre em perda. Em contraste, ter algo significa, imediatamente, não poder possuir a outra hipótese. Notavelmente, é o que os versos de Cecília ensinam.


10. Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha

O título do livro faz menção à uma das maiores dúvidas de Marcelo: por que as coisas têm determinados nomes? Inconformado com o nome dos objetos ao seu redor, Marcelo decide dar novos nomes aquilo que ele acha que não combina com o nome que originalmente têm.


11. O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

Criado no subúrbio do Rio de Janeiro, a rotina de Zezé vira de cabeça para baixo quando o pai perde o emprego e a família precisa se mudar porque já não é mais capaz de manter as mesmas condições de vida. Apesar de ter três irmãos (Glória, Totoca e Luís), Zezé se sentia muito incompreendido e sozinho. Como resultado, acaba criando amizade com o pé de laranja lima que tinha no quintal. É com ele que Zezé partilha todas as suas dúvidas e angústias.


12. Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato

Dois universos paralelos convivem em harmonia: personagens do mundo “real” (Pedrinho, Dona Benta e Tia Nastácia), com criaturas do universo “imaginário” (saci, cuca, princesas encantadas). Primordialmente, o objetivo do autor era fazer com que as crianças, de fato, mergulhassem na história e se divertissem. Certamente, Lobato estava preocupado com a fruição e tinha o desejo de transformar a leitura em um hábito prazeroso e cotidiano dos pequenos.


13. Eu que vi, eu que vi – Devison Amorim do Nascimento

A narrativa se passa na Amazônia brasileira, que abrange nove estados do nosso país que são: Pará, Roraima, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Os animais são os personagens que passarão por uma grande aventura nesse livro encantador. Outra boa leitura dentre os 15 livros infantis para ler em tempos de covid-19 indicados.


14. A maior flor do mundo – José Saramago

Este pequeno conto criado pelo mestre da literatura Portuguesa é uma das poucas obras do autor direcionado às crianças. Indiscutivelmente, A maior flor do mundo é um magnífico exemplo de como “coisas incríveis podem acontecer” quando se está imerso no mundo da literatura.


15. Minha professora é um monstro (Não sou, não) – Peter Brown

Nem sempre as pessoas são o que parecem. Beto tem a pior professora do mundo. Ela ruge, bate o pé e deixa sem recreio as crianças que gostam de jogar aviõezinhos de papel. Ela é um monstro! Por sorte, Beto sempre tem os fins de semana para se divertir e brincar no parque. Até que um dia… ele encontra sua professora justamente em seu lugar preferido. Ao passar algumas horas junto com ela, Beto vai aprender que as pessoas nem sempre são o que parecem. Com senso de humor leve, sensibilidade e fascinantes ilustrações, Peter Brown explora um tema universal ao criar um livro que encanta crianças e adultos. “Uma história divertida que humaniza tanto os professores quanto os alunos.”

Para a formação de novos leitores, é necessário criar o hábito da leitura desde tenra idade. A leitura não deve ser algo imposto às crianças. Mas, sim, um hábito prazeroso introduzido de maneira natural na vida dos pequenos. Crianças imitam seus pais e têm neles um espelho.

Então, leia livros e leia para seu filho. Esse estímulo é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por certo, o ato da leitura amplia a imaginação, expande a capacidade criativa, desenvolve melhorias na capacidade linguística das crianças. Além de contribuir com as emoções e auxiliar no aperfeiçoamento das habilidades de comunicação.

Ler é o ato de aprender com a imaginação dos outros!

Conte, sempre, com o Diário Escola.

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