A tecnologia otimiza a gestão de documentos na escola

4 dicas para otimizar a gestão de documentos da sua escola

Preservação da memória institucional

Uma instituição de ensino precisa lidar, diariamente, com uma série de papéis, arquivos e informações valiosas para o pleno desempenho de suas atividades. Por isso, uma boa gestão de documentos pode proporcionar economia e maior eficiência.

Dessa forma, padronizar a forma como cada documento será gerado e armazenado auxilia no desenvolvimento das ações propostas pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) e, até mesmo, no controle do fluxo de caixa.

Neste blog post, apresentarei a importância da gestão de documentos e os impactos positivos que ela pode proporcionar. Além disso, você conhecerá 4 dicas para melhorar o gerenciamento de informações na sua escola. Boa leitura!

A falta de organização pode gerar consequências negativas.

Entenda a importância da gestão de documentos

Você já imaginou perder dados sobre o PPP ou não encontrar as pastas com dados e informações de cada aluno?

Esses cenários, sem dúvida, impactam diretamente a rotina escolar e trazem consequências negativas — como atraso nas atividades de sala de aula e reclamações dos pais e dos estudantes.

A gestão de documentos tem como objetivo garantir uma maior eficácia e economia na exploração ou aproveitamento de dados. Ou seja, ela existe para facilitar o acesso e o manuseio de informações do dia a dia da gestão escolar.

Quando bem aplicado, esse gerenciamento proporciona benefícios, como:

• economia de tempo e agilidade no atendimento,

• recuperação de dados,

• preservação da memória institucional,

• otimização da informação.

A tecnologia agiliza e otimiza a gestão de documentos

Confira 4 dicas para melhorar a gestão de documentos

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a importância desse gerenciamento, chegou o momento de apresentar 4 superdicas para a gestão de documentos na sua escola. Acompanhe!

Incentivar a participação colaborativa de todos profissionais da escola nos procedimentos de organização documental.

1. Determine os procedimentos de organização

É importante ressaltar a característica colaborativa para uma boa gestão de documentos. Por isso, é preciso incentivar a participação de todos os funcionários e estabelecer padrões a serem seguidos.

O gestor deve levar em consideração as opiniões dos profissionais da educação na hora de elaborar os processos da gestão de documentos da escola. Questione sobre qual a melhor disposição da sala e quais documentos precisam estar em fácil acesso.

Depois, ainda é necessário verificar se os procedimentos estabelecidos estão sendo seguidos corretamente.

Uma superdica de gestão de documentos é separá-los por categoria e utilizar etiquetas ou pastas coloridas para facilitar a identificação e a localização.

2. Gestão de documentos: separe por categorias

Para que o gerenciamento funcione de maneira adequada, é fundamental não misturar as informações.

Ou seja, os resultados acadêmicos de cada estudante não podem ser armazenados no mesmo espaço que as informações sobre matrículas e rematrículas, por exemplo.

Por isso, estabeleça um padrão. Crie espaços divididos entre categorias, tais como: finanças, atividades pedagógicas, acompanhamento dos alunos, dados cadastrais etc.

Além disso, para facilitar o acesso às informações, opte por manter uma ordem — alfabética, por data ou por qualquer outro modo de ordenação que a sua equipe ache mais fácil.

Outra sugestão é utilizar etiquetas ou pastas de cores diferentes para facilitar a localização e a memorização dos colaboradores.

Arquivar documentos de forma adequada em móveis adequados para uma boa gestão de documentos.

3. Use móveis adequados

Para facilitar ainda mais o acesso às informações, é preciso ter móveis que auxiliem o armazenamento e a separação dos documentos. Por isso, invista em prateleiras, estantes, armários e gaveteiros.

Na hora de organizar, dê preferência aos papéis de uso diário, colocando-os em um local de fácil acesso.

Por outro lado, aqueles materiais que não são usados no cotidiano podem ser estocados em móveis específicos, posicionados no fundo da sala.

A tecnologia otimiza a gestão de documentos na escola

4. Utilize um super aplicativo para o gerenciamento escolar

A tecnologia pode auxiliar, minimizar e otimizar a sempre necessária burocracia. Um super aplicativo de educação e gestão escolar, sem dúvida, proporciona ferramentas e múltiplas soluções que agilizam processos, facilitam o dia a dia da gestão escolar.

Por exemplo, deixar boletins, históricos e informes escolares disponíveis e acessíveis direto no superApp facilita (e muito!) a comunicação com pais e estudantes.

Além disso, os recursos e funcionalidades de um super aplicativo de educação proporcionam o armazenamento de informações de forma segura e otimizada.

Como resultado, geram economia com a impressão de documentos e evitam o excesso de papéis circulando pela Secretaria. Além disso, algumas “situações” são facilmente evitadas ou minimizadas com um super aplicativo. Como a demora e a dificuldade de acessar o histórico escolar dos alunos em caso de transferência, por exemplo, serão minimizadas.

Além disso, quando utiliza a tecnologia, evita a perda de dados e informações.

Por fim, uma boa gestão de documentos contribui para melhorar a comunicação entre escolas, estudantes e famílias.