10 anos do supersistema Diário Escola

Planalto é pioneiro em tecnologia e referência em inovação educacional

Planalto é pioneiro em tecnologia educacional, e isso transforma o futuro da educação pública brasileira.

Na voz da secretária de Educação, Edione Malaggi, ouvimos a confirmação: Planalto se tornou pioneiro em tecnologia ao ser o primeiro município a implantar o supersistema Diário Escola em sua rede pública municipal. Com toda a certeza, uma iniciativa ousada que já inspira outras localidades do Brasil.

 

Por que a inovação tecnológica em Planalto inspira o Brasil?

As escolas públicas brasileiras enfrentam desafios diários de gestão, comunicação e transparência. Por exemplo, muitas ainda recorrem a soluções improvisadas, como grupos de WhatsApp, o que dificulta a organização e aumenta o retrabalho dos professores.

Nesse cenário, Planalto assume a vanguarda tecnológica. O município gaúcho demonstra que inovação não depende do porte, mas de visão estratégica.

Assim, ao apostar na tecnologia do supersistema Diário Escola, Planalto envia uma mensagem clara: é possível melhorar a gestão escolar pública com ferramentas modernas, engajamento comunitário e apoio de parceiros confiáveis.

Entrevista: o que disse Edione Malaggi, secretária de Educação

Durante entrevista à Rádio Ametista FM, conduzida pelo repórter Sandro Crema, a secretária de Educação Edione Malaggi compartilhou detalhes da implantação do Diário Escola. Além disso, destacou o papel do supersistema de gestão escolar e citou a parceria estratégica com a FTD Educação, que fortalece a inovação em Planalto e, ao mesmo tempo, amplia o alcance do projeto.

Certamente, essa fala trouxe clareza sobre como a tecnologia está transformando a rotina das escolas municipais. Veja algumas ideias-chave.

 

#1 A motivação: por que Planalto é pioneiro em tecnologia educacional

Edione destacou que o Diário Escola melhora a rotina escolar e aproxima famílias e professores, uma vez que substitui a informalidade e os riscos de grupos de WhatsApp por um canal oficial e estruturado.

 

#2 Substituição inteligente do WhatsApp

Hoje, muitas redes escolares utilizam aplicativos de mensagens sem padronização. Em Planalto, o Diário Escola chega para substituir essa prática, permitindo comunicação clara, segura e organizada. (O Alto Uruguai)

 

#3 Projeto-piloto iniciado em 15 de setembro

O piloto começou na Escola Municipal Mário Quintana, com quatro turmas, em 15 de setembro de 2025. Portanto, é a primeira escola da rede pública do Brasil a adotar oficialmente o supersistema Diário Escola.

 

#4 Funcionalidades previstas

O Diário Escola funciona como agenda digital e sistema de gestão, com módulos para lista de presença, boletins, relatórios e muitos outros recursos essenciais.

 

#5 Treinamento, engajamento e suporte

Professores e gestores participaram de treinamento presencial em parceria com o Diário Escola. Sem dúvida, uma etapa que fortalece a autonomia do município na utilização do supersistema de gestão escolar.

 

#6 Inovação de futuro

Edione ressaltou a intenção de implementar o reconhecimento facial para fazer a chamada escolar e o monitoramento de frequência de forma automática. Essa inovação promete liberar tempo de professores e gestores e, como resultado, permitirá maior foco no ensino e na aprendizagem, enquanto a burocracia é automatizada pelo supersistema Diário Escola.

Planalto é pioneiro em tecnologia educacional

 

Como inovação tecnológica em Planalto se tornou realidade

Planalto lidera em tecnologia escolar. Mas, para que o município se torne referência em tecnologia na educação pública, além de visão e boa vontade, sem dúvida, é preciso estratégia, incrementalismo, participação e um parceiro confiável com múltiplas soluções em gestão escolar.

A seguir, veja como esse processo pode servir de guia para outras redes de ensino municipais.

 

#1 Diagnóstico e engajamento inicial

Identificação de gargalos na comunicação e envolvimento das lideranças escolares.

  • Em primeiro lugar, identificar os gargalos: comunicação difusa com famílias, uso disperso de canais informais, perda de controle na rotina escolar e retrabalho dos professores, por exemplo.

  • Levar essa proposta à cúpula municipal (prefeitura e secretarias) e buscar respaldo político. Acima de tudo, é importante para garantir recursos e estabilidade.

  • Mobilizar lideranças escolares: diretores, coordenadores e professores, principalmente, para que compreendam os ganhos, não apenas os desafios da mudança.

Planalto é pioneiro em tecnologia educacional

#2 Seleção de parceiro confiável

Sem dúvida, o Diário Escola foi escolhido por sua robustez, modularidade e histórico de sucesso, principalmente.

  • O Diário Escola entrou como supersistema de gestão escolar, com histórico, know-how e maturidade, não como experimento inédito.

  • Apresentou-se não apenas como software, plataforma, sistema ou aplicativo, mas como um supersistema com múltiplas soluções em gestão escolar, agenda digital, comunicação integrada, segurança e muito mais. Tudo em uma única solução com recursos moduláveis.

  • Ofereceu suporte, formação e treinamento na implantação. Ou seja, não entregou apenas código.

 

#3 Projeto-piloto com metas claras

Implantação em turmas específicas, com indicadores de adesão e engajamento.

  • Em Planalto, o piloto teve início em 15 de setembro e abrangeu quatro turmas da EM Mário Quintana.

  • Estabelecer indicadores de sucesso: adesão de professores, usabilidade, diminuição de retrabalho e engajamento de famílias, por exemplo.

  • Ter prazos bem definidos e fases escalonadas.

 

#4 Formação e capacitação

O treinamento prático e os multiplicadores internos, sem dúvida, garantem a sustentabilidade local.

  • O supersistema Diário Escola promoveu um dia de treinamento com as equipes escolares em Planalto.

  • Essa etapa é fundamental: afinal, mais do que implantar e treinar a utilização de um software, de uma plataforma, de um sistema ou de um superaplicativo, trata-se de mudança cultural.

  • As formadoras internas (gestoras, professoras e demais profissionais da educação) devem se tornar multiplicadoras locais. Assim, consegue-se a autonomia no município.

 

#5 Monitoramento, escalonamento e ajustes

Feedback constante, evolução gradual e expansão planejada para toda a rede municipal de ensino.

  • Monitorar indicadores e coletar feedback

  • Ajustar rotas: funcionalidades, interface e fluxo de uso, por exemplo.

  • Expandir gradativamente o uso para outras turmas e escolas da rede (modos “fase 1” e “fase 2”, por exemplo).

  • Comunicar frequentemente e com transparência os impactos. Sem dúvida, isso contribui para reduzir falhas de comunicação, acelerar respostas e, como resultado, permite maior visibilidade aos pais.

 

#6 Engajamento das famílias e articulação social

Oficinas, materiais explicativos e comunicação transparente para conectar e aproximar pais e responsáveis da escola.

  • Certamente, o diferencial será quando as famílias perceberem ganhos concretos: saber o que o filho fez, comunicar-se de forma organizada, acompanhar boletins e muito mais.

  • Realizar oficinas, encontros, vídeos explicativos e cartilhas para facilitar adesão, por exemplo.

  • Essa percepção de valor, sem dúvida, reforça o uso e legitima o investimento.

 

#7 Sustentabilidade política e institucional

O apoio do poder público, orçamento previsto e a institucionalização são essenciais para garantir continuidade.

  • Adoção formal por decreto ou lei municipal. Sobretudo, isso garante que a tecnologia e a inovação se tornem partes permanentes da rede municipal de ensino.

  • Orçamento previsto para manutenção, infraestrutura e evolução.

  • Avaliação periódica, com revisões e aprimoramentos constantes.

Planalto é pioneiro em tecnologia educacional

Impactos práticos já visíveis e futuros

Como resultado, o pioneirismo tecnológico de Planalto no ensino público municipal, alguns resultados tornam-se tangíveis rapidamente.

Área

Resultados

Comunicação

Canal oficial entre famílias e professores, mais organizado e seguro.

Transparência

Acesso dos pais a agendas, notas, atividades, presença e muito mais.

Eficiência

Redução do retrabalho e de tarefas paralelas de professores e gestores, com interface padronizada e automatização de fluxos e processos.

Gestão escolar

Dados integrados e confiáveis para tomada de decisão pedagógica.

Engajamento familiar

Famílias mais próximas da rotina dos filhos, com canal direto e organizado.

Inovação

Caminho aberto para reconhecimento facial e integração com IA.

Protagonismo municipal

Reconhecimento público, visibilidade e possível atração de parcerias, investimentos ou repetições do modelo em outras redes.

Planalto (RS): a força de um município visionário

Com toda a certeza, conhecer Planalto é essencial para entender o pioneirismo.

  • Localizado no noroeste do Rio Grande do Sul, com 228,552 km² de área (IBGE).

  • População estimada em 2025: 10.624 habitantes (IBGE).

  • Prefeito atual: Cristiano Gnoatto (MDB, 2025-2028) (CNN Brasil).

  • Colonização marcada por portugueses, poloneses, italianos e alemães (Prefeitura de Planalto RS).

  • Economia diversificada, com comércio e serviços em expansão e, de fato, educação como prioridade estratégica.

Este retrato, sem dúvida, mostra que Planalto é pioneiro em tecnologia educacional porque é próspero e, ao mesmo tempo, investe com responsabilidade em infraestrutura educacional. Não por acaso, torna-se referência em tecnologia educacional ao dar esse passo.

O papel do supersistema Diário Escola

O papel do supersistema Diário Escola: muito além de tecnologia

Em resumo, o Diário Escola agrega valor como solução, parceiro e multiplicador.

 

  • MODULARIDADE: cada município adapta os recursos às suas necessidades. O supersistema de gestão escolar é customizável, portanto, permite que cada escola ou município escolha os módulos que mais lhe interessam (agenda escolar digital, pedagógico, secretaria, acadêmico, segurança, geolocalização, avaliações, comunicação, presença e frequência por meio de reconhecimento facial e muito mais).

 
 
  • ESCALABILIDADE: modelo pronto para ser replicado em outros municípios. Planalto é pioneiro em tecnologia educacional, portanto, serve como referência em tecnologia educacional. Assim, outros municípios podem replicar, com as devidas adaptações.

 

  • ECOSSISTEMA COLABORATIVO: não basta implantar o supersistema de gestão escolar. Por isso, o Diário Escola participa do treinamento de gestores, professores e multiplicadores, calibrando o uso e aprimorando o modelo com base no contexto local. Afinal, é necessário engajar professores, coordenação pedagógica, pais e estudantes em um novo paradigma de interação e transparência. Além disso, a parceria com a FTD Educação amplia o alcance da inovação.

 

Planalto é pioneiro em tecnologia educacional e inspira o Brasil

Essa história prova que tecnologia e inovação não são exclusividades de grandes centros. Enfim, com estratégia e parcerias certas, toda rede municipal de ensino pode avançar.

Assim, ao investir em gestão digital, Planalto se torna referência em tecnologia educacional e demonstra que é possível transformar a escola pública. Certamente, o caso serve de exemplo vibrante para os outros 5.570 municípios brasileiros, que desejam eficiência, engajamento e qualidade no ensino e na aprendizagem na rede pública de ensino municipal.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do supersistema Diário Escola

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