Olá pessoal, neste blog post, trago para vocês um material bem legal para ajudar a sua escola na volta às aulas em tempos de covid-19. O ano de 2020 está marcado para sempre pela pandemia. Disso, todos temos certeza! Contudo, o que gera dúvidas e incertezas é a volta às aulas em tempos de covid-19. Sem dúvida, nesse cenário, uma certeza é a necessidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras por todos.
Muitos pais e responsáveis (na verdade, a grande maioria) não estão trabalhando em casa, em regime de home office. A realidade é que eles precisam sair para trabalhar e deixam os filhos em casa.
Alguns, fazem as tarefas que os professores enviam pelos aplicativos como o superApp de educação Diário Escola, o Google Classroom (Google Sala de Aula), e-mails e tantas outras tecnologias que têm ajudado as escolas nesse momento de pandemia.
Outros, infelizmente, não têm as mesmas condições. Contudo, em algum momento do dia, essas crianças e adolescentes ficam ociosos em casa.
O que pode ser feito para que as escolas possam reabrir rapidamente e com segurança?
Ainda não temos normativa ou regramento desenvolvidos pelo ministério da Educação e Cultura (MEC).
Muitos estados, como o Rio Grande do Sul, estão trabalhando com suas equipes pedagógicas, para traçar um melhor plano para o enfrentamento dessa crise.
Outros, ainda estão mais incipientes nesse quesito, devido à grande diferença nos estágios da pandemia.
Em consequência, muitas escolas ficam sem saber como proceder.
Qual será o plano proposto para a volta às aulas em tempos de covid-19?
O superaplicativo de educação Diário Escola foi atrás de respostas para esse questionamento. E eu vou compartilhar com você alguns dos procedimentos que vêm sendo implementados por alguns grupos escolares aqui no Brasil e ao redor do mundo.
No momento, não posso assegurar se a totalidade das práticas e métodos descritos nesse blog post serão obrigatórios nem quais poderão ser alterados, revistos ou excluídos.
Todavia, enquanto o MEC não disponibiliza as normas e padrões a serem seguidos, vou trazer uma lista de possíveis adequações e obrigatoriedades que as redes de ensino pública e privada terão que cumprir.
Assim, sua escola pode analisar, ponderar e já começar a planejar as adaptações e os procedimentos necessários ao ambiente escolar no retorno às aulas.
A volta às aulas em tempos de covid-19 deverá ser pautada, principalmente, por regramentos e protocolos referentes:
- ao distanciamento social,
- à higiene pessoal,
- à sanitização de ambientes e
- ao monitoramento.
Volta às aulas em tempos de covid-19
Primeiro, deverá ser definido se todos voltam às aulas. Existe uma discussão sobre as redes de ensino pública e privada receberem, antes, apenas alunos de famílias nas quais ambos responsáveis precisem trabalhar.
Essa forma de retorno gradual viria em auxílio às famílias que precisam deixar os filhos em segurança e acompanhados por profissionais em sala de aula.
Nesse primeiro momento, os alunos que puderem continuar estudando em casa continuariam em regime de aulas remotas.
A segurança na volta às aulas em tempos de covid-19 está em prevenir e proteger.
Em função disso, a comunicação entre as escolas e as famílias é imprescindível.
Obrigatoriamente, antes do reinício das aulas, as instituições de ensino deverão estabelecer contato com as famílias e responsáveis.
Será necessário saber se existiram casos na família ou contato desse estudante com alguma pessoa infectada pela covid-19.
Também, cada estudante deverá apresentar atestado médico que o libere à frequência escolar.
DISTANCIAMENTO SOCIAL na volta às aulas em tempos de covid-19
A volta às aulas em tempos de covid-19 deverá ocorrer de forma gradual.
As escolas podem optar pelo ensino híbrido, isto é, intercalar períodos de aula presencial com a continuidade do ensino remoto, em casa.
Outrossim, devem indicar horários diferentes para a entrada e a saída das turmas em cada turno. Dessa forma, se evita a aglomeração.
Sem dúvida, a necessidade de observar o distanciamento mínimo entre os alunos, 1,5 metro, pelo menos, deverá impactar o número de estudantes por turma.
Porque garantir a distância adequada entre os jovens é a única maneira de reduzir o risco de infecção.
Em consequência, a escola deve manter classes, mesas e cadeiras distantes 1,5 m, evitando que os alunos fiquem próximos uns aos outros.
Outra ideia, são as aulas ao ar livre, dentro das dependências escolares: pátio ou quadras de esportes. Em ambos locais, deverá ser respeitada a distância segura entre todos (1,5 metro).
A reorganização de rotinas será necessária. Horários diferenciados para os lanches evitam a grande concentração de estudantes.
Nos refeitórios, a distância deve ser de, pelo menos 2 metros. Essa distância maior deve-se à necessidade de, durante lanches ou refeições, alunos e profissionais escolares precisarem retirar as máscaras para se alimentar.
Não será permitido o contato social: não devem ser permitidos abraços, beijos, mãos dadas etc.
A “regra de ouro” entre as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é a recomendação para que as pessoas fiquem a, pelo menos, a 1,5 m de distância umas das outras para se comunicar.
Assim, possivelmente, se evitará o contágio pelo novo coronavírus.
Outra proibição pertinente a ser observada é a não utilização do parque ou brinquedos de uso coletivo da escola.
HIGIENE PESSOAL na volta às aulas em tempos de covid-19
A higiene pessoal é um item do protocolo de reabertura das escolas relativo a todos os profissionais da escola.
Todos devem manter cabelos curtos ou usá-los presos. Também, manter unhas curtas e limpas, além de barba e bigode raspados todos os dias.
Por motivo de segurança, poderá ser proibido uso de enfeites como colares, pulseiras, brincos muito grandes, piercings, anéis, relógio e fita no pulso.
Na mesma linha, deverá ser proibido aos profissionais das escolas o uso do uniforme fora do ambiente escolar. A troca de roupa deve ser feita nas dependências da escola, em local determinado e higienizado após o uso.
Ou seja, o uniforme funcional deverá ser utilizado apenas dentro das escolas.
Será obrigatório uso de máscara pessoal, desde o itinerário entre a residência até a escola e vice-versa.
Em consequência, deverá ser observado o período de uso e o de troca. A orientação tem sido a mudança da máscara usada por uma limpa a cada duas horas.
Após cumprirem o tempo de uso, as máscaras, não devem ser reutilizadas antes de serem lavadas e higienizadas. Caso contrário, podem aumentar o risco de contaminação.
Será exigido o uso de avental e luvas descartáveis para banhos e trocas de fraldas.
Da mesma maneira, mais que uma exigência, é obrigação de todos lavar as mãos frequentemente e, principalmente, após tossir ou espirrar.
Também, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Se usar lenço de papel ou umedecido, descartar o lenço em lixeira, imediatamente, após o uso.
SANITIZAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR na volta às aulas em tempos de covid-19
No momento da entrada na escola, deverá ser disponibilizado tapete com desinfetante bactericida, detergente ou álcool em gel 70% para sanitização dos sapatos dos profissionais da escola e dos estudantes.
Além disso, todos devem passar álcool em gel nas mãos e deve ser feita a aspersão de solução de álcool 70% em bolsas, mochilas, lancheiras e demais objetos portados.
Outro procedimento padrão será a aferição da temperatura de todos os alunos e profissionais. Também, dos pais que, porventura, precisem adentrar no ambiente escolar.
A entrada de pais e outras pessoas na escola, no entanto, deverá ocorrer apenas se necessário e em caráter de urgência.
Nesse sentido, a ideia é manter o ambiente escolar o mais protegido possível. Pois, quanto maior a quantidade de pessoas, maior será a possibilidade de contaminação.
Sob o mesmo ponto de vista, limpar e desinfetar frequentemente todos os objetos comuns, as superfícies e o ambiente comum escolar será uma constante.
Semelhantemente ao protocolo de entrada na escola, a limpeza e a desinfecção deverão contar com o auxílio do álcool 70% ou solução de água com água sanitária.
Do mesmo modo, outros cuidados de higiene e sanitização serão necessários ao ambiente escolar na volta às aulas em tempos de covid-19, tais como:
- ambientes devem estar extremamente ventilados, mantendo as janelas e as portas abertas. As escolas devem ter atenção redobrada às janelas para evitar quedas e acidentes. Instalar ou fazer a manutenção de grades ou redes de proteção será uma necessidade.
- limpeza, manutenção e higienização de todos os equipamentos de ar-condicionado. O objetivo é garantir a qualidade do ar nos ambientes climatizados.
- higienização constante dos corrimões de escadas e anteparos de paredes.
- aspergir nas paredes, até 1,80 m, solução de água com água sanitária.
- higienizar frequentemente pisos de EVA com água e detergente ou desinfetante.
- desinfetar frequentemente o piso com desinfetante ou solução de água com água sanitária.
- lavar constantemente os banheiros com solução de água com água sanitária.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL na volta às aulas em tempos de covid-19
As escolas, durante a pandemia, deverão seguir rígidos padrões de higiene e segurança para a proporcionar a alimentação aos alunos.
Os cuidados e os protocolos iniciam pela escolha apropriada dos fornecedores, a higienização completa de embalagens e o correto armazenamento.
Depois, continuam com o adequado descongelamento de cada alimento, o pré-preparo com tempo seguro e em acordo com as técnicas básicas e procedimentos específicos.
Enfim, será necessária máxima atenção para que o preparo da alimentação tenha a garantia de todas as normas de higiene.
Ponderamos também ser indispensável cumprir todas as normas referentes
- ao uso de utensílios e equipamentos,
- ao local de trabalho,
- à conservação de alimentos e
- à oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que os jovens permanecem na escola.
Além disso, deverá ser expressamente proibido o uso de bebedouros em ambiente escolar.
Em consequência, recomenda-se aos alunos levarem para a escola garrafinhas com água mineral, haja vista a importância da hidratação na hora dos estudos.
MONITORAMENTO DE SINTOMAS na volta às aulas em tempos de covid-19
Na chegada à escola, somente será permitida a entrada depois da aferição da temperatura de funcionários e alunos. Procedimento cuja indicação é a de ser repetido a cada duas horas.
Acima de 37,8°C, o funcionário deverá ser dispensado do trabalho. Já o aluno, deverá ser isolado em ambiente arejado e monitorado por um profissional da escola.
Imediatamente, sua família deverá ser comunicada para que venha buscá-lo.
Lembramos que, em todos os locais, processos e protocolos indicados, a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas deverá ser observada.
Os sintomas mais comuns da covid-19 são:
- tosse seca,
- coriza,
- dificuldade respiratória,
- perda de olfato e/ou paladar,
- dores musculares e
- incômodo na garganta.
REGRAS GERAIS PARA OS ALUNOS na volta às aulas em tempos de covid-19
Proteger e prevenir. Esses são os dois verbos nos quais os protocolos escolares necessários à retomada das aulas em tempos de covid-19 se baseiam e se fundamentam.
Do mesmo modo, para os estudantes não poderia ser diferente. Uma série de orientações, obrigações e responsabilidades terão de serem comunicadas e reforçadas diretamente com os estudantes.
Deles, a escola deverá cobrar as boas práticas de distanciamento e de convívio escolar.
Dentre eles, podemos elencar:
- Lavar as mãos a cada duas horas, e obrigatoriamente, após tossir ou espirrar.
- Cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
- Depois de usar lenço de papel ou umedecido, descartar o lenço em lixeira, imediatamente.
- Evitar tocar olhos, nariz e boca.
- Evitar o contato social: não abraçar, beijar, andar de mãos dadas ou se aproximar a menos de 1,5 metro dos colegas e professores.
- Não compartilhar alimentos, copos, garrafas, toalhas, brinquedos, celulares e objetos escolares como lápis, caneta, borracha, bem como objetos de uso pessoal.
- Não utilizar o parque ou brinquedos de uso coletivo da escola.
DICAS DA RAK na volta às aulas em tempos de covid-19: cuidado redobrado
Cabe às escolas fornecer e abastecer, sempre que necessário, os dispenser de álcool em gel para a higienização das mãos. Esses equipamentos devem estar visíveis e disponíveis, obrigatoriamente, em todas as salas de aulas, refeitórios, banheiros, vestiários, portaria e demais ambientes escolares.
As escolas devem disponibilizar em todos banheiros e vestiários, além do álcool em gel, sabonetes para a higienização das mãos. Bem como papel toalha descartável para secar as mãos.
Vale reforçar a orientação do Ministério da Saúde para crianças menores de dois anos: ELAS NÃO DEVEM USAR MÁSCARAS! Segundo informa o governo, a máscara pode causar dificuldades para respirar, haja vista a falta de conhecimento e controle motor dos bebês. A medida mais efetiva para prevenir a covid-19 é o distanciamento social.
Certamente, todos nós ainda estamos tentando entender esse novo cenário.
Planejar e elaborar melhores formas para que as escolas possam voltar às aulas deve levar em conta os dois fundamentos já citados: PROTEÇÃO e PREVENÇÃO.
Sozinhos, podemos caminhar, mas, juntos, vamos mais longe.
Esse é um conceito e uma reflexão que sempre divido com minha equipe no superaplicativo de educação Diário Escola.
Por isso, gostaria manifestar meu agradecimento a quem nos ajudou a formar e organizar as informações que apresentamos e compartilhamos com vocês.
Fontes de grande importância, que seguem trabalhando para o melhor enfrentamento dessa pandemia: Governo do Estado do Rio Grande Sul, Ministério da Educação (MEC), Ministério da Saúde, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Organização Mundial da Saúde (OMS) e o portal G1.
Sempre é bom lembrar que as instituições de ensino também são empresas.
E, como tal, precisam cumprir com suas obrigações e estarem prontas para esse novo desafio: a volta às aulas em tempos de covid-19.
Até porque, o recomeço do ano letivo 2020 de forma presencial, dependerá da confiança que pais e responsáveis têm nas escolas de seus filhos.
Inegavelmente, somente deixarão os filhos retornarem às aulas se for garantida a segurança
Igualmente, os alunos precisam de segurança e acolhimento nessa volta às aulas em tempos de covid-19.
Sem dúvida, voltar aos poucos às suas atividades cotidianas, ao convívio social e à interação com seus pares fará muito bem aos jovens.
Logo, sua escola estará cheia de alunos conversando, questionando, aprendendo e ensinando.
E, nós, do superApp Diário Escola, continuaremos aqui, sempre ao seu lado, ouvindo, ajudando e crescendo com você.
Tudo isso vai passar e sairemos mais unidos e fortes!
Um grande abraço.