A Educação Financeira na escola

Primeiros passos para implementar a educação financeira na sua escola

É do conhecimento de todos que o cuidado com o dinheiro e a educação financeira começam dentro de casa. Quando os pais determinam alguns ganhos aos pequenos, como resultado, os ensinam como as compras devem ser realizadas e o papel do dinheiro. Sobretudo, a importância de poupar para compras mais altas.

De 2020 para cá, no entanto, a educação financeira também passa a ser aplicada nas escolas, de modo a trabalhar em conjunto com os pais.

Obrigatoriedade da educação financeira na grade curricular

De fato, há dois anos, as escolas brasileiras devem incluir em sua grade curricular o tema educação financeira, com base nas novas diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Na prática, o que essa determinação significa?

A decisão do MEC fez muitas instituições de ensino entenderem que seria necessário incluir uma nova disciplina: educação financeira.

Porém, não precisa ser assim. A educação financeira pode ser desenvolvida dentro do currículo de Matemática. Não só desde os anos básicos do ensino fundamental, mas também, até o final do ensino médio.

Assim, quando o aluno concluir a escolarização e a educação básica, deve sair preparado para cuidar do seu dinheiro.

A razão para a implementação é bem justificável: de acordo com dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 45% dos brasileiros adultos sentem dificuldade para controlar as próprias finanças.

Com aplicação da educação financeira, no entanto, as crianças aprendem desde pequenas a estabelecerem uma relação saudável com o dinheiro.

Pensando nisso, separamos a sequência dos primeiros passos para a implementação dessa temática em sua escola. Vamos conferir?

Primeiros passos para implementar a educação financeira na sua escola

1. Livros de histórias com questões comportamentais

Um bom caminho para começar a trabalhar educação financeira com crianças é utilizar livros de histórias como aliados. Nesse sentido, eles devem abordar questões como persistênciapaciênciaplanejamento e a importância do trabalho em equipe.

2. Atividades que estimulem mentes empreendedores

Além disso, atividades e materiais que gerem nos pequenos o estímulo empreendedor também são bem-vindas. Afinal, elas tendem a contribuir para a autonomia das crianças. Desse modo, desde jovens, entenderão a importância de suas próprias atitudes para conquistarem aquilo que desejam.

3. Caro
vs Barato

Sem dúvida, a partir dos 5 anos as crianças começam a entender as moedas, cédulas e, da mesma forma, a diferença entre o que é barato ou caro.

O que, sem dúvida, possibilita começar a ensinar sobre valores financeiros e morais. Contudo, é necessário tomar muito cuidado para não estimular conteúdos preconceituosos. Por exemplo, criar disparidade entre o que é pobre ou rico.

4. Estimule situações do dia a dia

Realização de vendas e compras, comparações e demais situações reais do cotidiano social e/ou da família também devem ser abordados. Sempre com cautela, de modo a fazer os pequenos se familiarizarem com o assunto na prática.

Instituição especializada na aplicação de educação financeira em colégios infantis: desenvolve a temática com crianças de 4 a 5 anos. Entre os diferenciais da FORME – Educação Financeira, estão o Plano pedagógico modularassessoria pedagógica durante o ano letivo e preços mais competitivos.

Agora, você já conhece os primeiros passos para a implementação com sucesso de educação financeira no ambiente escolar. E, também, uma parceira que entende do assunto para nesta empreitada: FORME.

Dúvidas? Entre em contato pelo WhatsApp ou preencha o formulário.

Parceria de Sucesso

Conheça a FORME – Educação Financeira

FORME – Educação Financeira é um programa de Educação Financeira Socioemocional, que visa capacitar escolas do ensino básico a formar alunos financeiramente conscientes. Por isso, de forma lúdica e didática, ensina estudantes a planejar seus sonhos para torná-los realidade.

Com esse propósito, a FORME fornece material didático alinhado à BNCC e oferece capacitação aos professores, além de palestras aos pais e demais colaboradores da escola. Com um conteúdo que se aplica à realidade dos estudantes, disponibiliza plataforma on-line com mais de 50 horas de cursos.

Para atrair mais alunos para sua escola, aplique a Educação Financeira e crie cidadãos conscientes.

App de matrículas e rematrículas 2023

Parceria de sucesso para sua escola: FORME e superApp Diário Escola

Uma parceria de sucesso é a que resulta em vantagens e benefícios para todos. Por isso, o super aplicativo de educação e gestão Diário Escola destaca a colaboração mútua com a FORME – Educação Financeira.

Sem dúvida, essa parceria é um ótimo exemplo para a famosa e incomum relação ganha-ganha. Uma situação rara, mas ideal, na qual todos contribuem e ganham.

Especialmente, as instituições de ensino e seus alunos, que têm a oportunidade de ter acesso à Educação Financeira, com qualidade e extremo profissionalismo.

Disseminar a educação financeira na Educação Básica é a missão da FORME – Educação Financeira, que dispõe de uma rede de educadores financeiros em todo o Brasil.

Sem dúvida, atuar de forma direta com crianças e adolescentes no ambiente escolar é decisivo para romper com o ciclo de desequilíbrio financeiro na vida adulta.

Portanto, a FORME contribui para construir novas gerações e famílias sustentáveis financeiramente.