Melhorar o desempenho da escola nas redes sociais ganha maior relevância no segundo semestre. Sem dúvida, está entre as estratégias prioritárias da moderna gestão escolar para reter e captar novos alunos por meio de campanhas de matrículas e de rematrículas.
Certamente, a presença digital da escola nas redes sociais é muito mais do que apenas um ponto de atenção para as instituições privadas de ensino.
Sobretudo, porque o mercado educacional é muito competitivo. Além disso, os desafios para o crescimento das escolas particulares aumentaram durante e no pós-pandemia. Haja vista o aumento do número de estudantes que migram da rede privada para a rede pública de ensino.
A presença digital da escola nas redes sociais
A performance da escola nas redes sociais, especialmente no segundo semestre, torna-se ainda relevante. Pois, melhorar o alcance e a audiência da escola nos canais digitais é necessário para:
consolidar e qualificar a presença digital da escola,
alcançar, impactar, interagir e engajar toda a comunidade escolar.
Embora, os objetivos possam ser variados, a presença digital da escola é estratégica.
Afinal, as redes sociais são um dos canais digitais da escola que têm potencial para atender as mais variadas demandas e impactar positivamente o crescimento das instituições de ensino.
Por isso, uma presença digital qualificada não só resulta em vantagens competitivas, como também traz maior eficiência às estratégias e aos processos de marketing educacional.
Com toda a certeza, otimizar as ações de marketing educacional nos canais digitais da escola contribui para a viabilidade econômica e a sustentabilidade das escolas particulares.
Em primeiro lugar, para atrair novos alunos. Porque mais famílias podem conhecer e reconhecer as qualidades da escola nas redes sociais.
Em segundo lugar, para reter estudantes. porque a gestão escolar tem obrigação de agir para encantar e fidelizar as famílias que já confiam em sua escola.
Leia mais sobre isso nos seguintes blogposts:
A escola nas redes sociais
“Quem não é visto não é lembrado.” Sem dúvida, continua atual, esse provérbio de origem portuguesa. Principalmente, quando se trata da presença da escola nas redes sociais.
Ainda mais, sob a ótica do marketing educacional e dos resultados das campanhas de matrículas e rematrículas para o próximo ano letivo.
Acima de tudo, porque, com a escola nas redes sociais, junto ao público-alvo (pais, responsáveis, alunos, professores e todos os interessados em Educação), mais pessoas podem ser impactadas pela marca e pelas estratégias de sua instituição de ensino.
Só a presença não é suficiente!
No entanto, vale o alerta: ter um site no ar, uma fanpage, criar alguns perfis e postar alguns videozinhos, não garantem audiência nem resultados.
Ao contrário, se a presença digital não for qualificada pode prejudicar a imagem e se tornar um desserviço à reputação da escola.
De fato, essa é uma das características dos canais digitais: somente visibilidade não é suficiente.
Fica a dica: o que traz resultados diferenciais positivos, vantagem competitiva e relevância para a escola nas redes sociais é a qualidade de sua presença.
Por isso, muito trabalho, uma boa e adequada estratégia, assertividade no pensar e qualidade no realizar são o que garantem retorno à presença digital da escola nas redes sociais.
Mas, não se engane. Da mesma forma, outra certeza sobre os canais digitais da escola, especialmente as redes sociais, é que o custo de estar presente é menor do que o de não estar!
A escola nas redes sociais. E agora?
Se você chegou até aqui, tenho certeza de que entendeu um pouco mais sobre o propósito e a relevância da presença on-line da escola nas redes sociais.
Portanto, investir no meio digital não é uma escolha. Mas, sim, uma necessidade.
Provavelmente, ainda persistem muitas dúvidas e questões sobre a presença digital da escola nas redes sociais: como, onde, quando, por quanto, em quais?
Por isso, para tirar suas dúvidas sobre a escola nas redes sociais, continue a leitura.
Descubra como melhorar o desempenho da escola nas redes sociais
Quem são e do que se alimentam pais e responsáveis pelos alunos que a escola quer e precisa atrair? Acima de tudo, para estruturar uma estratégia vencedora, é preciso conhecer o público-alvo com o perfil ideal para sua escola.
Depois, é fundamental entender as expectativas de seus públicos e quais redes sociais preferem. A partir dessas informações, o primeiro passo é estar presente junto deles. Em seguida, fazer-se perceber com relevância. O que, de fato, só é possível ao entregar conteúdo direcionado, adequado e de qualidade.
Por fim, a gestão escolar precisa investir tempo e recursos para criar estratégias on-line efetivas.
Isto é, não bastam apenas likes e curtidas. De forma pragmática, o resultado da presença digital da escola nas redes sociais deve significar, de fato, captar novos alunos e reter os atuais estudantes.
Escolas nas redes sociais para quê?
Nesse novo cenário, após um grande período em pandemia e agora, no pós-pandemia, conhecer a fundo o cliente da escola faz toda a diferença – as famílias (pais, crianças e adolescentes).
Uma mãe de 27 anos, residente em Piracicaba, pode não se relacionar nem consumir nas redes sociais da mesma forma que outra, com 53 anos e de Aracaju, por exemplo.
Por isso, é necessário pensar globalmente, mas agir localmente. Esse, o novo paradigma do marketing off e on-line: pensar como ser relevante para impactar, interagir e engajar uma audiência de qualidade.
Por certo, é um assunto interessante e relevante. Contudo, é bastante extenso. Então, em breve, voltaremos a falar sobre marketing educacional (digital ou não) e como qualificar a presença digital da escola nas redes sociais.