Aquisição de uma nova língua na vida adulta: motivações e desafios

Segunda língua na vida adulta

Frequentemente discute-se a importância de aprender uma nova língua desde a infância, porém, a aquisição de um novo idioma na vida adulta é um tópico que merece atenção.

Os adultos, apesar das dificuldades maiores em comparação com as crianças, também são capazes de adquirir um conhecimento sólido da língua. Não é impossível aprender um novo idioma na idade adulta. De fato, muitas pessoas obtêm sucesso nesse empreendimento.

De acordo com um estudo realizado pelo British Council, adultos que decidem estudar inglês após atingirem a maturidade são mais propensos a obter sucesso profissional e, também, a se envolver em atividades sociais em comparação com aqueles que não estudam outra língua.

Em resumo, há inúmeros benefícios em estudar um novo idioma, e nunca é tarde para começar. Abaixo, estão alguns pontos-chave a serem considerados ao adquirir uma segunda língua.

Aprender uma segunda língua na vida adulta

Motivação e foco para aprender uma segunda língua

Um dos principais pontos a se considerar ao estudar uma segunda língua na vida adulta, sem dúvida, é a motivação e o foco. Quando somos crianças ou adolescentes, muitas vezes, estudamos por obrigação educacional. Nesse sentido, ao iniciar o estudo na fase adulta, é possível direcionar o foco de aprendizado para áreas que realmente nos interessam.

Isso pode envolver capacitação para aprimorar o currículo e abrir portas para novas oportunidades de trabalho, crescimento profissional e reintegração no mercado. Seja um foco na sua carreira, como mencionado acima, ou conversação para praticar o seu “speaking” ou estudar assuntos específicos que você gosta, até mesmo para se comunicar em outra língua durante a sua viagem internacional.

Aprender uma segunda língua na vida adulta

Flexibilidade na hora de aprender uma nova língua

A aquisição de um novo idioma na fase adulta, com toda a certeza, oferece uma vantagem considerável em termos de flexibilidade. Sobretudo, é possível estudar uma segunda língua no seu próprio ritmo, alinhado com seus objetivos e utilizando métodos que se encaixem em suas preferências e rotina.

Isso pode envolver aulas on-line em horários alternativos ou até mesmo buscar cursos em outros países. Dessa forma, você pode encontrar o método de aprendizagem mais eficaz e interessante, considerando a variedade de abordagens disponíveis para aprender uma nova língua.

Frequência e consistência na aprendizagem de um novo idioma na vida adulta

Frequência e consistência

A prática regular e consistente é fundamental. Por isso, investir tempo diariamente para estudar, praticar ou interagir no idioma alvo ajuda a manter o progresso e a reforçar as conexões cerebrais necessárias para a aprendizagem eficaz de outra língua.

No entanto, é importante estabelecer metas realistas. Então, evite a tentação de tentar absorver tudo de uma vez. Em vez disso, estabeleça metas pequenas e alcançáveis, progredindo gradualmente em direção à proficiência desejada na segunda língua.

Benefícios cognitivos de aprender um segundo idioma

Benefícios cognitivos de estudar uma nova língua

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico “Annals of Neurology”, pessoas fluentes em dois ou mais idiomas – mesmo quando aprenderam a segunda língua na idade adulta –, de fato, apresentam menor declínio cognitivo ao longo dos anos.

Além disso, aprender um novo idioma na vida adulta traz benefícios para o cérebro e pode até mesmo retardar doenças degenerativas, como a demência.

Desafios

No entanto, existem desafios a serem considerados ao estudar uma segunda língua após os 18 anos:

• A língua materna, que já está enraizada, de fato, pode apresentar dificuldades na aprendizagem dos sons e da pronúncia da nova língua.

• Apesar da flexibilidade, contudo, muitas pessoas têm agendas apertadas devido a compromissos profissionais, capacitação e vida pessoal.

• Na vida adulta, porém, a pressão de dominar uma nova língua em um curto período é mais intensa, devido às demandas do mercado.

Aprender inglês após atingir a idade adulta pode ser desafiador, porém, é também uma experiência altamente recompensadora. Com esforço e dedicação, sem dúvida, é possível alcançar seus objetivos e se tornar fluente em uma segunda língua.

A YourAccess faz parte da vida, da Educação Básica ao Ensino Superior e Corporativo. A próxima trilha Transformers se concentra no desenvolvimento de habilidades e competências para o universo corporativo, reforçando, dessa maneira, nosso compromisso com a capacitação linguística e profissional.

Em breve, teremos muitas novidades chegando. Não perca!

Somos o acesso para criar experiências significativas para agentes de mudanças bilíngues.

YourAccess - educação bilíngue

YourAccess

Acompanhe a YourAccess e tenha acesso a mais conteúdos sobre educação bilíngue e o uso da tecnologia e do ensino digital para a aprendizagem de uma segunda língua, através das nossas mídias: blog, Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Blog posts mais lidos em 2023

📲Um supersistema, múltiplas soluções🎯

O superApp Diário Escola tem múltiplas soluções para viabilizar o controle total da instituição de ensino (rotinas administrativas, pedagógicas, financeiras e de comunicação). Conheça o supersistema de educação e gestão escolar que oferece tecnologia e inovação para a melhor experiência em gestão escolar, direto na na palma da mão, em um único superaplicativo!

Saiba mais sobre o supersistema de educação e gestão Diário Escola:

Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online