Pintar é uma das atividades educativas extraclasse

Atividades educativas extraclasse

Proporcionar uma educação de qualidade é muito mais do que transmitir conteúdo. Pois, é preciso envolver os estudantes em cada disciplina e incentivar a autonomia e a participação na construção do conhecimento. Por isso, atividades educativas extraclasse são grandes aliadas no engajamento dos alunos.

Além disso, elas podem agregar valor ao projeto pedagógico, criar possibilidades diferentes para desenvolver as habilidades e as aptidões de cada educando.

Quer entender a importância das atividades educativas extraclasse, como elas podem ajudar no desenvolvimento estudantil com alguns exemplos de aplicação? Então, continue a leitura para conferir!

O que são atividades educativas extraclasse?

É muito comum que, após o período escolar, os alunos cheguem em casa e pensem apenas em descansar, jogar videogame ou brincar com os amigos.

Dessa forma, o conteúdo escolar só voltará a receber atenção no dia seguinte ou, no máximo, no momento de fazer os exercícios deixados como dever de casa.

Por isso, proporcionar uma educação de qualidade é muito mais do que transmitir conteúdo.

É preciso envolver os estudantes em cada disciplina e, assim, incentivar a autonomia e a participação na construção do conhecimento.

Portanto, as atividades educativas extraclasse são grandes aliadas no engajamento dos alunos.

Essas atividades, fora das salas de aula, podem agregar valor ao projeto pedagógico, pois criam possibilidades diferentes para desenvolver as habilidades e aptidões de cada aluno.

Ademais, as atividades extracurriculares propõem ações complementares ao trabalho realizado dentro da sala de aula.

Elas podem ser culturais, artísticas ou esportivas. O importante, de fato, é oferecer formas alternativas para a assimilação do conteúdo.

Além disso, esses exercícios podem acontecer dentro do espaço escolar — no contraturno ao período de aula — ou na casa dos estudantes.

Afinal, são verdadeiros convites para que os familiares participem da vida acadêmica dos seus filhos. Imagine que legal é planejar e realizar visitas a museus, teatros, parques etc.

Até mesmo assistir a um filme (ou documentário), por exemplo, é uma maneira de apresentar o conteúdo abordado dentro de sala de aula por outra perspectiva.

Atividades educativas extraclasse

Qual a importância das atividades educativas extraclasse no desenvolvimento do aluno?

Como pode ser percebido, as atividades extraclasse servem para criar uma conexão entre o aprendizado científico e a vivência dos estudantes.

Dessa forma, é possível relacionar a teoria com as práticas do cotidiano, intensificando a construção do conhecimento.

Além disso, essas atividades proporcionam o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motoras e afetivas.

Por exemplo: ao propor a criação de uma horta, os jovens vivenciam a experiência da botânica na prática. Desse modo, o professor consegue quebrar a rotina escolar e engajar os estudantes em um exercício que envolverá a capacidade intelectual e física.

Da mesma forma, por parte dos familiares, uma tarde no parque para observação de plantas e pássaros poderá se transformar em uma memória afetiva.

Como a tecnologia pode ser usada nessas atividades?

A tecnologia está presente na vida da maioria das pessoas. Atualmente, mais de 63% dos brasileiros possuem internet dentro de casa.

Portanto, é preciso inserir nas atividades escolares ferramentas e recursos dessa era digital.

Realizar pesquisas na internet, mostrar vídeos, apresentar jogos on-line que abordam o conteúdo, por exemplo, são algumas maneiras de tornar a tecnologia em uma aliada para o aprendizado.

Pois, essas atividades conseguem atrair a atenção daqueles estudantes que possuem como hábito a conexão diária.

Quais atividades educativas extraclasse realizar?

Existem diversas opções para incentivar a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

Além disso, é possível envolver toda a comunidade escolar, aproximando e fortalecendo a comunicação entre familiares e escola. Veja só:

Workshop com pais e alunos

Convidar os responsáveis para um debate em torno da educação dos seus filhos é fundamental. Assim, os professores poderão oferecer palestras sobre ações pedagógicas, falar sobre a pressão de provas, escolha da profissão etc.

Olimpíadas

A atividade física pode ser incentivada por meio de uma competição que envolva todas as turmas, por exemplo. Dessa forma, é possível dividir as classes em times e organizar disputas de futebol, vôlei, corrida, tênis de mesa etc.

Atividades artísticas

É possível propor visitas a museus e galerias. Para tanto, o professor pode incentivar os estudantes a organizarem uma exposição de poesias e pinturas. Outra proposta seria formar um sarau literário para incentivá-los à leitura e à escrita. Essas intervenções artísticas podem ser abertas ao público. Sem dúvida, uma forma de aproximar os pais e contar com a presença e colaboração dos familiares.

Por fim, as atividades educativas extraclasse servem para fortalecer a experiência de aprendizado e, ao mesmo tempo, engajar o estudante em ações que fogem da rotina escolar.

Além disso, a família também pode realizar exercícios que complementem essa vivência. Para isto, é preciso estar próximo aos professores e à instituição de ensino.