É fato… não basta mais “esperar a temporada de matrículas” para engajar famílias e alunos potenciais. Por isso, as escolas que querem se destacar, aumentar a taxa de matrícula e fortalecer a retenção precisam adotar uma visão estratégica de captação o ano todo. Isso inclui captação contínua, relacionamento estruturado e fortalecimento da marca digital. Sem dúvida, uma aposta que traz resultados reais.

Por que trabalhar captação durante todo o ano
Em 2024, a SchooolAdvisor realizou uma pesquisa com visitas presenciais (cliente misterioso) em mais de 240 escolas por todo Brasil. Como resultado, descobriu que:
25% das escolas iniciam ações de captação entre abril e maio.
39% a partir de agosto.
- 36% trabalham o ano todo.
Ou seja, 36% das escolas optam por captação durante todo o ano. E, por isso, têm maior chance de “sair na frente” em lembrança, reconhecimento de marca, visitas agendadas e, sobretudo, novas matrículas.
Portanto, quando uma escola mantém presença e engajamento contínuos ao longo dos meses, com toda a certeza, aproveita melhor diferentes momentos e situações que motivam matrículas. Como insatisfação com a escola atual, mudança de cidade, afastamento da rede pública, desejo de upgrade ou visitas espontâneas, por exemplo. Assim, amplia suas oportunidades sem depender da “época de matrícula”.
A construção de uma base de leads e relacionamento
Trabalhar o ano todo implica construir uma base de leads (ou seja, pais, responsáveis, futuros alunos e famílias interessadas, principalmente) e manter esse relacionamento ativo.
Por que isso importa?
Leads qualificados ajudam a entender melhor o público, suas etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio), motivações e objeções.
Um relacionamento ativo por e-mail, WhatsApp, conteúdos, visitas, eventos e redes sociais mantém a escola presente na mente das famílias, reduzindo o risco da “escolha de última hora”.
Uma base bem trabalhada permite segmentar, personalizar comunicações, apoiar o funil de matrícula e aumentar a conversão.
No marketing escolar, essas práticas de captação de mais alunos, o “funil de matrícula”, (atrair → engajar → visitar → matricular) tornam-se muito mais eficazes quando alimentadas diariamente ou semanalmente, não apenas em dois ou três picos durante o ano.
A presença digital como diferencial competitivo
Atualmente, a maioria das famílias pesquisa on-line antes de visitar uma escola. Sem dúvida, isso reforça pontos essenciais que as escolas devem observar e levar em conta:
A reputação digital (com comentários, vídeos, tours virtuais e posts sobre diferenciais pedagógicos, por exemplo) gera credibilidade.
Ações de marketing digital permitem segmentar geograficamente, por perfil de família ou interesse. Como resultado, são relativamente mais mensuráveis que campanhas off-line.
A produção de conteúdo (blog, vídeos, webinars ou lives, por exemplo) posiciona a escola como referência, demonstrando acolhimento, metodologia, ambiente e equipe. Certamente, isso cria vínculos antes mesmo da visita.
Relação entre estratégia + dados + pesquisa
Estratégia sem dados é apenas aposta. No setor escolar, o uso de pesquisas, monitoramento e análise de mercado e leads permite decisões mais assertivas. Por exemplo:
O geomarketing (análise de localização de famílias, concorrência e barreiras de acesso), sem dúvida, tem se mostrado uma prática avançada em captação contínua.
A captação digital exige que a escola defina personas (quem são as famílias-alvo), funil de decisão, canais e, sobretudo, um cronograma contínuo. Ou seja, não apenas “publicar anúncio em julho ou agosto e esperar”.

Recomendações práticas para implementar a captação o ano todo
Então, para aproveitar o potencial da captação o ano todo, seguem algumas sugestões:
Planejamento anual de captação: crie um calendário que contemple todas as fases (atração, engajamento, visita e matrícula) distribuídas pelos 12 meses.
Construção de base de leads: registre contatos de famílias (pais e responsáveis) em eventos, tours, webinars e redes sociais. Ao mesmo tempo, alimente essa base com conteúdos relevantes e periódicos (vídeos da escola, diferenciais pedagógicos e depoimentos, por exemplo).
Comunicação contínua: mesmo “fora da época de matrícula”, mantenha newsletters, posts, vídeos e convites para visitas ou encontros abertos.
Presença digital estruturada: tenha um site otimizado, redes sociais ativas, anúncios segmentados, depoimentos e tours virtuais, principalmente.
Uso de dados para direcionar esforços: analise o perfil das famílias interessadas (de onde vêm e quais suas expectativas, por exemplo). Utilize geomarketing para localizar áreas com potencial de demanda e, além disso, meça os canais que trazem mais conversões.
Integração com o processo interno: o time de captação (comercial) deve atuar de forma alinhada ao marketing, corpo docente e com a equipe e a proposta pedagógica da escola. Assim, garante a coerência na comunicação, especialmente em diferenciais como currículo internacional e acolhimento, por exemplo.
Ou seja, ao encarar o marketing escolar como um processo ao longo do ano, e não apenas como “campanha de matrícula”, a escola abre caminhos para se tornar mais visível, mais lembrada, mais acessível e, por fim, mais escolhida.
SchoolAdvisor: um marketplace de escolas que oferece soluções para conectar famílias a instituições de ensino e apoia escolas na divulgação e captação de mais alunos.
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