5 dicas de inovação em sala de aula

Cinco dicas para inovar em sala de aula

Inovar é um verbo encantador. Ele remete à prova concreta de que algo existe e já foi absorvido e à explosão do insight, ao deleite da descoberta e do recomeço.

Descubra cinco dicas para inovar em sala de aula!

Todas as profissões são seduzidas por esse charmoso verbo.

Mas é incontestável: quem trabalha com educação vive esse amor de forma crônica. Inovar é sempre um desejo e uma esperança.

Afinal, quando um professor inova e obtém sucesso é sinal que existem muitos premiados. E não só no final do percurso.

O brilho do interesse e da curiosidade no olhar dos alunos, em geral, aparece assim que a novidade entra em cena.

Depois, a cada descoberta decorrente dessa inovação o olhar vai ganhando potência. E transformando-se em olhar de vitória.

Sempre que possível, compartilhe as suas formas de inovar em sala de aula. Incentive e inspire colegas. Busque também inspiração neles.

Vamos começar a fazer isso agora mesmo? Então, acompanhe a seguir cinco dicas para inovar em sala de aula.

Cinco dicas para inovar em sala de aula

1º – Lugar de aprendizado é em qualquer lugar.

Portanto, professor, explore bem os espaços, pois eles, com certeza, têm potencial para serem cenários interessantes e dinâmicos para as suas aulas.

Toda a escola, sob esse olhar, tem como ser aproveitada.

Cinco dicas para inovar em sala de aula

Pense, por exemplo, em levar a turma até onde está o registro medidor de água da escola. E depois fazer alguns dos trajetos da água no prédio.

Ir até os bebedouros, passar pela cantina, pelos banheiros etc.

Esta pode ser uma forma de ilustrar conteúdos de ciências, biologia, matemática, física, educação ambiental e financeira.

As saídas também podem ter como destinos as ruas do bairro, uma praça, um supermercado, uma floricultura e onde mais a criatividade levar.

Há subsídios para gerar conhecimento em absolutamente todos os lugares. Eles só precisam ser vistos e bem utilizados.

2º – As metodologias são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, mas elas não significam engessamento.

Portanto, estude e experimente novas metodologias.

Troque ideias com colegas que acha criativos. E saiba que você, por ter essa determinação de inovar em sala de aula, também será uma inspiração para eles.

Cinco dicas para inovar em sala de aula

3º – Atualize seu idioma.

Crianças e adolescentes estão cada vez mais falando a língua da conectividade.

Então, faça desse também o seu “idioma”.

Seja um constante aprendiz das ferramentas que os alunos utilizam no dia-a-dia: computadores, dispositivos móveis, redes sociais, jogos virtuais etc.

Cinco dicas para inovar em sala de aula

Esses ambientes são conhecidos e confortáveis para eles. Se você propuser dinâmicas envolvendo  o mundo digital, ensinar e aprender ficará ainda mais divertido.

Projetos utilizando a câmera do celular, gravadores de áudio, aplicativos e leitores de QR Code, por exemplo, com certeza despertarão interesse.

Atualmente, vídeo-aulas são bem comuns e cada vez mais criativas e eficientes. Utilizar o recurso para alguns conteúdos pode dar ótimos resultados.

Mas, que tal inverter o processo?

Ao invés de apresentar uma vídeo-aula para a turma, proponha fazerem juntos a produção e gravação de uma. Permita que os alunos participem da maior parte das etapas.

Ao invés de você determinar o assunto a ser tratado, faça uma lista com três opções e coloque em votação. Talvez a classe se divida em grupos com opiniões diferentes. E isso é ótimo.

Nesse caso, peça que cada grupo justifique a sua preferência, elenque as vantagens em relação aos demais temas e explique como o aprendizado daquele conteúdo pode ser aplicado no dia a dia.

Depois, cada grupo apresenta os seus argumentos aos colegas e é feita nova votação.

Talvez o resultado continue o mesmo e vencerá a maioria. Caso mude, você terá mais uma brecha para trabalhar habilidades e temas transversais.

4º – Transforme seus alunos em autores e protagonistas.

Você dirige automóvel ou motocicleta? Em caso afirmativo, pense nas situações em precisa ir a um lugar cujo trajeto ainda não conhece.

Se você estiver ao volante, provavelmente será mais fácil gravar o percurso do que se for apenas o passageiro.

Cinco dicas para inovar em sala de aula

Isso tem a ver com protagonismo!

E significa que se você transformar os seus alunos em protagonistas e também em autores, a vivência toda dos projetos será um grande e complexo aprendizado.

Dos conteúdos relacionados e de várias habilidades utilizadas e desenvolvidas no processo.

Quando a pessoa se envolve ao ponto de protagonizar é porque está absolutamente presente, atenta e engajada.

5º – Alimente sua veia criativa.

Há diversas formas de fazer isso, mas em se tratando de relação entre professores e alunos, o principal nutriente vem da observação.

cinco dicas para inovar em sala de aula

Estar atento e valorizar as informações relacionadas a cada integrante da classe gera a melhor fome que existe: a de conhecimento.

Saiba sobre o universo dos seus alunos e você terá sempre um banquete de excelentes ideias para inovar em sala de aula.

Aproveite nossas cinco dicas e continue inovando em aula, na escola e cortando os custos desnecessários!