Contação de histórias na educação

Entenda a importância da contação de histórias na educação

Contação de histórias na educação

Educar uma criança sempre foi um grande desafio. Por isso, é necessário desenvolver métodos pedagógicos para chamar a atenção dos pequenos e fixar o aprendizado. É aí que surge a contação de histórias, uma técnica que, de maneira criativa e divertida, ajuda o educador a ultrapassar barreiras e superar obstáculos para ensinar.

Comemorado nacionalmente no dia 20 de março, o Dia do Contador de Histórias celebra essa importante prática que, sem dúvida, contribui para a formação da ética e do saber dos jovens.

Continue a ler e saiba como escolher a melhor narrativa para cada faixa etária.

Técnica antiga e bastante utilizada pelos educadores

Aprendendo sobre a contação de histórias

Técnica antiga e bastante utilizada pelos educadores, a contação de histórias é muito potente para a formação dos princípios morais dos jovens.

De maneira mais ilustrativa, o educador costuma escolher relatos que, além de interessantes e divertidos, transferem algum conhecimento moral e ético para seus ouvintes.

Assim, as crianças se entretêm com um conto, por exemplo, ao mesmo tempo em que descobrem o que é bom e o que é mau, o que é certo e o que é errado. Da mesma forma, quaisquer outros valores que o educador deseje reforçar ou transmitir.

Outros pontos importantes da contação de histórias, além dos valores éticos, são as vivências e desenvolvimento da leitura e da criatividade. Afinal, ao ouvir os contos, a mente da criança é estimulada a imaginar diferentes histórias. Além disso, desperta o gosto por livros e pela literatura.

Técnica que desperta o gosto pelos livros e desenvolve a criatividade

Escolhendo a história certa

Essa é uma tarefa difícil, visto que muitos pontos devem ser levados em consideração antes de escolher a ficção ideal. Aqui estão alguns exemplos.

O contador

O contador deve conhecer muito bem a história e, ao mesmo tempo, ter em sua memória e imaginação os diferentes cenários e personagens.

Nesse sentido, deve ser capaz e hábil para escolher textos adequados (leves, divertidos, críticos ou mais profundos e difíceis).

Sobretudo, textos que possibilitem clareza e eficiência para transmitir e compartilhar conhecimentos.

O contador deve escolher a história certa

A idade dos ouvintes

Este é um fator de extrema importância. Com toda a certeza, o entendimento e a visão de mundo que as crianças têm variam de acordo com a idade.

Portanto, para crianças até 3 anos, são recomendados textos leves e curtos, como uma cantiga, por exemplo. Já para alunos entre 3 e 6 anos, o ideal são fábulas ou poemas simples que ensinam sobre atitudes certas e erradas.

Quanto maior for a idade do público, a contação de histórias deve apresentar textos cada vez mais elaborados. Desde narrativas humorísticas, passando por contos mitológicos ou, até mesmo, histórias verídicas.

A contação de histórias prende a atenção dos alunos

Para capturar a atenção e, de fato, empolgar seus ouvintes, é necessária muita criatividade. Pois, é preciso fazer com que a história pareça real para que os alunos fiquem imersos e se vejam dentro da narrativa.

Veja algumas técnicas para alcançar um bom nível de imersão durante a contação de histórias.

VOZES

Crie diferentes vozes, tanto para o narrador quanto para os personagens. Assim, a criança saberá, exatamente, de qual personagem é a fala que está sendo lida.

ILUMINAÇÃO

Prepare a iluminação do ambiente antes de começar. Se acaso a história se passar à noite, deixe as luzes fracas. Caso contrário, se for de dia, mantenha tudo bem iluminado.

MÚSICA

Se possível, deixe uma música de fundo que combine com a contação de histórias. Sem dúvida, fará com que os ouvintes sintam melhor o clima.

CENÁRIO

Construir um cenário que tenha relação com o tema é uma tarefa mais complexa. Porém, caso seja possível, decore o ambiente para que os estudantes se imaginem no local onde a história se passa.

Com atenção a essas técnicas, certamente, as crianças ficarão entretidas e aprenderão muito mais ao longo de toda a contação de histórias.

Prática pedagógica que entretém e otimiza a aprendizagem

Curso de contação de histórias

Para aprimorar essa técnica, existem cursos que ensinam a melhor forma de contar histórias. O que, certamente, ajuda professores e contadores que querem se profissionalizar.

Embora seja um ofício que existe há milênios, apenas mais recentemente a contação de histórias voltou a ser valorizada. De fato, é uma profissão que, ressignificada, destaca-se por sua contribuição à educação e à aprendizagem, especialmente.

Afinal de contas, a contação de histórias foi responsável por garantir o compartilhamento e a transmissão de parte do conhecimento humano. Sem dúvida, resultado direto de sua principal característica: a oralidade.

Cursos ensinam a melhor forma de contar histórias