Começando 2018 com dicas de livros sobre gestão escolar
O universo da gestão escolar tem mudado e sido bastante ampliado.
Isso, além de demonstrar a constante atualização do setor, significa um merecido reconhecimento.
A atuação do gestor, afinal, é determinante para o bom funcionamento da instituição de ensino. Por sorte, a imagem do diretor de escola inatingível, severo e punitivo ficou no passado.
Cada vez mais, o diretor é percebido como gestor. É um profissional de olhos atentos e exigentes em relação a todas as áreas da escola.
Com maestria mapeia todos os caminhos e cuida para que estejam interligados. E fluindo muito bem, sempre rumo ao melhor futuro: a educação para a cidadania.
Educador ou não, gestor é sempre líder!
Gestores escolares podem ter também formação como educadores, mas isso não é obrigatório. É imprescindível, porém, que sejam líderes e tenham desenvoltura em administrar.
São profissionais, afortunadamente, inquietos e que nem sequer cogitam deixar de estudar. Estão sempre buscando saber mais, pesquisando, trocando experiências.
E a leitura, claro, é um dos meios para manterem-se atualizados.
Aqui uma lista com as melhores dicas de livros sobre gestão escolar
Então, vamos falar de livros e autores que escrevem sobre gestão escolar?
Em 2015, o Portal do Professor, do Ministério da Educação, divulgou uma excelente lista de obras.
Inspirados na iniciativa, pensamos em relembrar alguns dos títulos e sugerir alguns outros.
Acompanhe a seguir.
“Liderança em Gestão Escolar” Heloisa Lück Editora Vozes – Brasil – 2008
Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloisa Lück incentiva os gestores ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar.
Também alerta para que promovam a criação de uma cultura escolar marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e pela proatividade.
“A Escola Participativa” Heloisa Lück, Kátia Siqueira de Freitas, Robert Girling, Sherry Keith – Editora Vozes – Brasil – 2016
O livro aborda a gestão escolar participativa de maneira didática e acessível. Traz uma visão teórica do assunto e discute tópicos concretos, como liderar e motivar a equipe escolar, solucionar problemas, tomar decisões e administrar o trabalho dessas pessoas.
“Planejamento, Gestão e Legislação Escolar” Geraldo José Sant’Anna – Editora Érica – Brasil – 2014
A obra sinaliza posturas, atitudes e valores que contribuam para um clima organizacional com comprometimento, envolvimento e corresponsabilidade.
Aborda a importância da participação coletiva na tomada de decisões, as diferenças entre plano e projeto e as responsabilidades quanto à preservação do patrimônio público.
Defende o direito de todos à educação, ao convívio e à interlocução na diversidade e descreve as atribuições das equipes gestora e pedagógica.
Discute algumas teorias de administração, a filosofia institucional e a relação aluno-professor.
E ainda aborda gestão financeira, princípios do Direito Educacional e suas implicações, bem como os principais programas educacionais do MEC.
“Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social” Eduardo Monteiro, Artur Motta – Editora LTC – Brasil – 2013
A discrepância entre as mudanças no mundo e a estagnação das escolas é grande. Portanto, são necessárias medidas verdadeiramente transformadoras para que a educação institucionalizada volte a se integrar com os indivíduos que ocupam suas salas de aula. Eles poderão ser os agentes de mudança do futuro.
A partir desse ponto de vista, a obra propõe uma abordagem a partir da informação, do conhecimento e da comunicação.
Segundo os autores, são os aspectos que fazem a diferença e definem o funcionamento do mundo atual.
“Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar” Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso – Editora Avercamp – Brasil – 2007
O livro é sobre a integração de tecnologias na escola e na gestão escolar.
Se propõe a auxiliar os gestores no processo de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano.
Os autores valeram-se da experiência realizada no projeto Gestão Escolar e Tecnologias. A iniciativa consistiu na formação de equipes gestoras para realizarem a incorporação das TICs na rotina da escola e na gestão escolar.
“Gestão Escolar – Dicas Corporativas” Almir Vicentini – Editora Phorte – Brasil – 2010
As escolas estão inseridas em um mundo globalizado. Diferentemente do passado, agora precisam estar atentas aos sensíveis sinais da sociedade em relação às suas necessidades e exigências.
Os novos gestores escolares precisam atualizar-se e compartilhar seus conhecimentos com a equipe.
As grandes corporações buscam excelência em suas ações e devem adaptar-se às demandas que a concorrência determina.
As escolas tradicionalmente sentem-se incomodadas quando comparadas. Ou melhor, quando exigidas nesses mesmos aspectos corporativos.
Este livro mostra que é possível trazer a agilidade das grandes corporações para as escolas e preparar os gestores para os novos desafios.
“Gestão Democrática da Escola Pública” Vitor Henrique Paro – Editora Ática – Brasil – 2016
Em sete ensaios, o autor analisa os muitos problemas que emperram a democratização da estrutura escolar.
Ele sugere a redistribuição do poder e da autoridade nos estabelecimentos de ensino e mostra porque só assim a escola se tornará um instrumento de controle democrático do Estado, a serviço da educação.
“O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Diretores de Escola” Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna Brasil 2002
DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD GRATUITO
O livro é o resultado de um trabalho de mais de dez anos em gestão escolar, uma das frentes de atuação da Comunidade Educativa CEDAC.
A primeira edição do “Livro do diretor: espaços e pessoas” foi publicada em 2002 e continua sendo muito útil a gestores.
Reconhecendo o potencial, a Editora Moderna uniu-se à CEDAC para publicar uma nova edição com distribuição gratuita. O apoio é da Fundação Santillana.
A obra ganhou novas abordagens e agora inclui outros espaços. Todos os ambientes da escola são abordados na nova edição.
“Mais do que gerir, educar: um olhar sobre as práticas de gestão como práticas pedagógicas” Magda Tyska Rodrigues – Editora Qualitymark – Brasil – 2004
O livro discute a gestão empresarial e suas relações de subordinação.
Gestor e gerido são os sujeitos principais, vistos no cenário organizacional, em produção e reprodução da existência.
O que é gerir senão lidar essencialmente com as pessoas na busca de resultados? A função desse gestor é inerente a uma dimensão pedagógica?
Na busca destas respostas, a autora problematiza o espaço da gestão como espaço de formação, deformação e conformação de homens e mulheres.