Entrevista sobre Gestão Escolar com Luciane Spanhol Bordignon, doutora em Educação e docente da UPF

Entenda sobre Gestão Escolar

ENTREVISTA

Gestão Escolar, com Luciane Spanhol Bordignon, doutora em Educação e docente da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O gigante universo da educação é tão complexo e desafiador quanto inspirador. Suscita discussões, pesquisas, novos questionamentos e muito mais. Como é possível que melhor se entenda sobre Gestão Escolar?

Entre tantos e importantes focos da educação, o da formação escolar é um dos mais impactantes para a sociedade e os indivíduos.

É, afinal, onde tudo começa. Onde se inicia a formação acadêmica e cidadã do profissional que cada um virá a ser.

O ambiente educacional é povoado por figuras fundamentais.

Sem elas, as engrenagens ou inexistem ou não se encaixam. E então nada funciona como deveria.

Aprenda ainda mais: entenda sobre Gestão Escolar

Se o professor é uma das peças-chave para o processo de ensino-aprendizagem, o diretor escolar é parte importante do alicerce.

É quem estende a sua visão para o todo e faz com que as partes funcionem. Sempre interligadas.

Entenda sobre gestão escolar

Já falamos outras vezes no blog, com o propósito de contribuir para que você entenda sobre gestão escolar. Por certo, continuaremos trazendo o tema. Pois, sem dúvida, o assunto é inesgotável e apaixonante.

Hoje compartilhamos com vocês uma entrevista com a doutora em Educação Luciane Spanhol Bordignon, docente do curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Diário Escola – Há diferença entre administração escolar e gestão escolar?

Luciane Spanhol Bordignon – Ao analisarmos a etimologia das palavras, o termo gestão provém do verbo “gero”, “gessi”, que significa “levar sobre si”, “chamar a si”, “gerar”.

O  termo gestão traz em sua raiz etimológica em “ger”, que significa “brotar”, “germinar”, “fazer nascer”. Trata-se de algo que implica o sujeito.

A  etimologia da palavra “administração” remete ao prefixo “ad”, que significa “para”, “até”, “perto”. Esse prefixo dá a ideia de quem presta o serviço.

No entanto, a administração constitui um conceito e um conjunto de ações essenciais para o bom funcionamento das instituições.

Nesse sentido, pode ser incorporada pela gestão em suas intenções, como, por exemplo, na gestão administrativa.

Objetivos da Gestão Escolar

Quais são os principais objetivos da gestão escolar?

O termo “gestão escolar” diz respeito à esfera micro, aos estabelecimentos de ensino, ao seu patrimônio imaterial e material.

Situa-se no âmbito, no plano da escola e trata das atribuições sob sua esfera.

A gestão escolar orienta-se para assegurar as suas finalidades. Entre elas, promover o ensino e a aprendizagem, viabilizando a educação como direito de todos, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 e a LDB de 1996.

Características da Gestão Escolar

Existem tipos ou estilos de gestão escolar? Quais são e suas principais características?

É inegável a importância da gestão no âmbito escolar, pois as intenções traduzidas em políticas, ao serem transformadas em práticas, se materializam na gestão.

No conjunto dos processos educativos a gestão é mais um indicador de qualidade.

Diante destas constatações, no complexo e plural cotidiano da educação básica, constantemente somos mobilizados para refletirmos e desenvolvermos práticas pedagógicas que efetivam a gestão democrática.

A gestão democrática está preconizada na Constituição Federal (1988), na LDB (1996) e no Plano Nacional de Educação (2014-2024).

A promoção da gestão democrática perpassa, entre outros aspectos, pelos processos participativos e pela autonomia.

Algumas representações da gestão democrática estão expressas no planejamento participativo, no Projeto Político Pedagógico, na formação continuada e no Conselho de Classe Participativo.

A atenção do gestor escolar deve estar voltada a que áreas?

Entre outras áreas, podemos elencar as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.

A dimensão pedagógica está relacionada ao modo como o grupo que compõe a escola se organiza, como entende e produz a educação.

Transita entre o individual e o coletivo (professores, alunos, e demais sujeitos da dinâmica escolar).

A administrativa, por sua vez, está relacionada à estrutura física, aos equipamentos, à manutenção patrimonial e a todas as necessidades da escola.

E a dimensão financeira aos recursos financeiros, à organização e ao gerenciamento do orçamento da escola.

Desafios da avaliação escolar na Educação Infantil

Pilares básicos da Gestão Escolar

Existem pilares básicos que devem nortear o papel do gestor escolar?

Entre vários pilares/dimensões podemos citar: dimensão política (capacidade de compartilhar poder); dimensão social (capacidade de liderar e orientar-se por liderança) e técnica (capacidade de realizar processos de monitoramento e avaliação).

Que perfil profissional deve ter um gestor escolar?

O perfil do gestor deve contemplar, entre outras dimensões, a política, social e técnica. Ressalto a importância dos processos de formação continuada para os gestores com o objetivo de estudar os desafios e possibilidades no campo da gestão.

Como mensurar a gestão escolar? Quais os indicativos de uma boa atuação?

Os processos de avaliação institucional das escolas, para além das avaliações externas, constituem-se em estratégias essenciais para o desenvolvimento e melhoria continua da escola e de seus processos educacionais.

Na sua avaliação, quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos gestores escolares? E que cuidados recomenda?

No âmbito da gestão escolar, temos várias possibilidades e desafios. Acredito que os processos formativos fortalecem o ofício dos gestores e qualificam os processos educacionais.