creche estimula desenvolvimento

Rotina em creche estimula o desenvolvimento de crianças (0 a 3 anos)

competências socioemocionais

Comprovado: creche estimula o desenvolvimento!

PESQUISA: crianças de 0 a 3 anos que frequentam creche tem o desenvolvimento mais estimulado

Crianças de 0 a 3 anos que tem convívio e rotina em creche, estimulam o desenvolvimento muito mais do que as que ficam em casa com pais ou cuidador.

Esse dado é da pesquisa Primeiríssima infância Creche – Necessidades e Interesses de Famílias e Crianças, realizada pelo  IBOPE Inteligência e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV).

Segundo o estudo, publicado em outubro de 2017, 89% das crianças que passam o dia – ou parte dele – em creches folheiam livrinhos e ouvem histórias contadas por alguém.

Creche estimula o desenvolvimento!

Para as que ficam em casa, o percentual cai para 62%, menor também na comparação com as que permanecem parte do dia na casa de alguém – 84%.

Competências socioemocionais na educação infantil

O mesmo acontece em relação à atividades como brincar ao ar livre: são parte da rotina de 95% das crianças que frequentam creche e de 81% das que passam a maior parte do tempo em casa. Uma diferença de 14 pontos.

Mais números: creche estimula o desenvolvimento!

A pesquisa mostra ainda que estar mais tempo em casa nem sempre significa uma interação de qualidade com adultos.

Apenas 67% das crianças brincam, pintam ou desenham com eles.

Já na creche o índice sobe 91% e na casa de outros cuidadores é de 74%.

A importância da rotina para o desenvolvimento infantil

De acordo com Eduardo Marino, gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV, existe ainda um desconhecimento sobre a importância da rotina para o desenvolvimento infantil.

"É importante estabelecer horário para acordar, dormir, almoçar para que a criança se sinta segura e consiga desenvolver algumas competências socioemocionais (como organização, autonomia)", destaca.

rotina da criança

Ele afirma que essa rotina tem de ser associada a atividades que estimulem o desenvolvimento, como leitura, interação com adultos e brincadeiras.

“Nessa etapa da vida, essas atividades contribuem com um componente essencial, que é o afeto.É a partir da construção do vínculo, do carinho e da interação com o adulto que a criança aprende”, argumenta o dirigente.

Percepções sobre as creches

Atualmente, 67% dos responsáveis por crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches acreditam essa ser a melhor opção para o desenvolvimento. E não mudariam a escolha.

De forma geral, avaliam que as creches têm uma série de vantagens. Mas a pesquisa aponta que a principal é “aprender a conviver com outras crianças”, com 52% das opiniões.

Depois, aparecem “Ter acompanhamento de profissionais especializados” (47%) e acesso a atividades variadas (46%).

desenvolvimento

“A percepção de qualidade de uma creche é ainda limitada”, avalia Marino, lembrando que, ao contrário do que acredita o senso comum, a creche deve oferecer mais do que o cuidado básico, como alimentação, higiene e segurança.

"O desenvolvimento das crianças está ligado à sua relação os professores e a qualificação deles. Também é preciso uma pedagogia estimulante”, finaliza.

Para acessar a pesquisa na íntegra clique aqui.