FORME - Educação Financeira

Economizar para ganhar seu primeiro milhão

O Brasil não é um país que costuma investir em educação financeira para os seus cidadãos. Muitos adultos não sabem lidar com suas finanças e se perdem em dívidas e financiamentos com juros altos. Principalmente, por não ter aprendido a economizar desde criança para ganhar seu primeiro milhão.

No entanto, tudo isso poderia ser muito diferente se, desde criança, existisse orientação nesse sentido. Com educação financeira, as crianças de hoje podem conquistar o seu primeiro milhão mais cedo do que se pode imaginar.

Quando a criança cresce em um ambiente onde aprende a importância de economizar desde cedo, com toda a certeza, as chances de ela viver endividada no futuro são menores. Poupar dinheiro desde criança faz com que o futuro adulto seja melhor. E isso precisa ser ensinado, também, na escola.

Neste post iremos tratar sobre a importância da educação financeira para ensinar as crianças a economizar desde cedo para ganhar seu primeiro milhão no futuro. Leia e compartilhe!

Educação financeira para economizar e ganhar seu primeiro milhão

Ensine a questão do valor para as crianças

Para que as crianças conquistem o primeiro milhão o quanto antes, desde cedo, é preciso ensiná-las a importante questão do valor. Elas só aprendem aquilo com o que entram em contato. Por isso, ensinar sobre o custo e o valor das coisas é o primeiro passo.

É preciso, ainda, mostrar que gastar R$ 100 com uma blusa, por exemplo, é completamente diferente do que gastar o mesmo valor com várias blusas. Nesse sentido, mostrar para as crianças que gastar esse valor com mais blusas é muito melhor do que comprar apenas uma.

Elas só aprenderão a poupar quando entenderem que alguns itens são mais caros que outros. E que, às vezes, é melhor gastar o mesmo valor com várias coisas do que com uma só. Ainda, é preciso explicar às crianças os motivos disso.

Muitas vezes, as crianças querem o mesmo brinquedo X que seus amigos têm. Quando essa situação ocorre, sem dúvida, surge uma bela oportunidade para a educação financeira.

Os pais devem esclarecer que, se esse item for comprado, talvez, a família tenha de abrir mão de alguma outra coisa. Como um alimento, por exemplo. Acima de tudo, é preciso deixar claro e decidir o que é mais importante para todos.

Educação financeira para economizar e ganhar seu primeiro milhão

A questão da mesada

Muitos pais são contra dar mesada para as crianças, por elas serem muito novas para lidar com dinheiro. Isso é um grande erro. Quanto mais cedo elas aprenderem a lidar com isso, melhor.

Vamos usar novamente a questão do brinquedo. Se acaso a criança ficar muito decepcionada por não ganhar o presente, os pais podem ensinar uma grande lição se ela receber mesada.

É preciso mostrar para a criança que, se ela quer muito o brinquedo, pode economizar o dinheiro da sua mesada para comprá-lo. Assim, ela começa a aprender a importância de poupar para adquirir o que deseja.

Quando a criança começar a entender isso e a economizar sozinha, o trabalho de ensinar educação financeira, de fato, está em andamento. E o primeiro milhão de seu filho chegará em breve!

Acompanhe a FORME

Gostou desse post? Agora que você já sabe como uma criança pode economizar para ajudar a chegar ao seu primeiro milhão, visite o site da Forme Educação Financeira e conheça nosso trabalho.

Quer entender ainda mais Educação Financeira? Continue lendo nosso blog e saiba tudo sobre a temática e seus benefícios. Não esqueça de nos seguir no Instagram, Facebook e em outras plataformas como o YouTube e LinkedIn.

Entre em contato conosco através do nosso WhatsApp ou preencha o nosso formulário de interesse.

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,

www.formeeduca.com.br