Educação Financeira

Educação Financeira incentiva crianças a serem adultos mais seguros

Como a Educação Financeira incentiva as crianças a serem adultos mais seguros?

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 70,9% das famílias brasileiras recorreram a algum crédito em 2021, ou seja, desenvolveram dívidas. Isso pode ser reflexo da falta de preparo e de Educação Financeira por parte dos adultos.

Nesse cenário, é saudável falar sobre quais práticas podemos adotar para as futuras gerações, quando falamos de relações saudáveis com o dinheiro. Por isso, nada mais natural que refletir sobre a Educação Financeira para crianças, como mais um tema relevante na vida escolar.

Porém, como a Educação Financeira pode influenciar na relação com o dinheiro, quando a pessoa for adulta? Quais atividades podem ajudar, de fato, a criar o senso de responsabilidade nos pequenos?

Criando um vínculo com as finanças

Bom, respondendo à primeira questão, a Educação Financeira vai mostrar às crianças, já na idade escolar, como o dinheiro funciona. Ou seja, qual sua importância no mundo, como afeta suas vidas e a de suas famílias.

Claro, isso deve ser feito com muito cuidado e a partir de uma metodologia inteligente, que consiga conversar com os alunos de forma lúdica.

Ainda assim, é na infância que aprendemos princípios básicos para a vida em comunidade: a alfabetização, a matemática básica, sobre o corpo humano. Sem dúvida, alguns conceitos são mais rapidamente assimilados nesta época, por isso é ótimo começar desde cedo a falar sobre dinheiro e economia.

Veja bem, não significa criar uma pessoa “pão dura”. A ideia aqui é desenvolver uma relação honesta e saudável com o dinheiro. Fazer a criança entender como o mundo funciona e por que é importante economizar.

Dessa forma, quando adulto, os conceitos apresentados lá atrás, na época da escola, estarão bem pavimentados em suas atitudes. Veremos alguém com comportamentos positivos quando o assunto é finanças, evitando ao máximo o endividamento e outros problemas financeiros.

Práticas de Educação Financeira

Mas o caminho é longo. Até lá, a escola e os pais devem escolher as melhores metodologias e práticas para criar um bom ambiente sobre finanças. E acredite, a Educação Financeira nas escolas ajuda muito.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), em parceria com o Instituto Axxus e o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 70% das crianças com acesso à Educação Financeira nas escolas começaram a ajudar nas compras, e 98% passaram a falar sobre em casa.

Além de ser um assunto na escola, os pais podem desenvolver ainda mais a relação dos filhos com o dinheiro, adotando algumas atividades saudáveis. Por isso, separamos as opções mais interessantes a seguir:

Educação Financeira incentiva crianças a serem adultos mais seguros

Ensinar o valor do dinheiro

Sim, isso parece óbvio: precisamos mostrar como o dinheiro funciona e de onde ele vem. Mas como fazer isso? Uma das formas é incluir a criança nas discussões sobre os pagamentos de contas e levá-la junto quando for ao supermercado, por exemplo.

Mostrar de onde vem o dinheiro e como gastá-lo, portanto, entra nessa questão. Assim, é bom elucidar que pai e mãe se dedicam em empregos, com horário definido e obrigações pré-estabelecidas. Também, explicar a questão do salário e sua relação com os gastos.

Incentivar o uso do cofrinho

Essa é uma dica de ouro porque mostra, na prática, a questão da economia. Quanto mais dinheiro a criança guardar, sem dúvida, maiores serão as chances de conseguir um brinquedo maior ou o suficiente para uma viagem com a turma, por exemplo.

Aqui, conseguimos mostrar como a economia ajuda a alcançar os objetivos. Não é sobre não gastar. É sobre saber gastar.

FORME - Educação Financeira

Como incluir educação financeira nas escolas?

O primeiro passo é, certamente, escolher uma instituição com a Educação Financeira na grade curricular.

Um exemplo é a FORME – Educação Financeira, que criou um plano de ensino exclusivo para abordar a temática através de conceitos lúdicos, o que, de fato, permite que as crianças entendam como percorrer o caminho entre sonhos e realizações com facilidade.

Para mais detalhes, acesse: https://formeeduca.com.br/

Esse texto foi escrito pela Forme Educação Financeira, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

Forme Educação Financeira,