Produção de texto: é preciso incentivar os alunos a escrever melhor

Produção de texto: como incentivar os alunos a escrever melhor?

Produção de texto: é preciso incentivar os alunos a escrever melhor

A produção de texto estimula a criatividade e está presente nas diversas etapas do desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes. Além disso, no final do Ensino Médio, a produção de texto é decisiva para o Enem.

Durante toda a jornada escolar, no entanto, a relação do aluno com a produção textual pode ser conflituosa. Afinal, o processo de desenvolver a escrita pode ser bastante desafiador.

Nesse sentido, os educadores desempenham papel fundamental. Quer saber como incentivar a produção de texto em sala de aula?

Continue a ler!

Incentivar a leitura é fundamental para incentivar a produção textual

Incentive a leitura para uma melhor produção textual

No ambiente escolar, um dos primeiros contatos dos estudantes com o texto acontece pela leitura. Ela instiga e desperta a criatividade infantil com histórias que apresentam diferentes cenários, personagens e valores que são internalizados pelos educandos.

Ademais, o hábito de ler faz com que passem a compreender os diversos estilos narrativos para contar uma história: fábula, romance, novela, argumentação, conto, poesia etc.

Portanto, estimular a leitura em sala de aula é uma maneira de incentivar a produção textual. No entanto, é importante que os livros sejam apresentados como elementos de diversão e fontes de conhecimento.

Ou seja, os estudantes não podem encarar a leitura como uma obrigação acadêmica. Sobretudo, para não a tornar maçante ou pouco atrativa.

Dessa maneira, promover rodas de leituras, buscar títulos que dialoguem com a realidade do estudante e deixar os livros acessíveis são maneiras de incentivar a produção de texto na escola.

Fortalecer a autoconfiança para escrever melhor na escola

Fortaleça a autoconfiança

Muitos estudantes têm medo de escrever. O nervosismo e a falta de confiança são obstáculos que precisam ser superados para liberar a criatividade e deixar a produção de texto fluir.

Da mesma forma, em alguns casos, a limitação no conhecimento de vocabulário ou das regras gramaticais também pode significar uma barreira.

Então, para superar o que impede e o que dificulta, o professor é fundamental para estimular a autoconfiança e ensinar que é a prática que leva a melhorar a escrita.

Aliás, criar ambientes abertos para discussão contribui para que os estudantes se sintam menos inibidos. Como resultado, fica mais fácil pedir ajuda para os colegas e para o professor.

Da mesma forma, abordar a produção de texto como uma atividade divertida e útil, também estimula a autoconfiança.

Além disso, o professor precisa compreender que cada aluno expressará a escrita de forma pessoal e que isso precisa ser valorizado. Afinal, escrever é um exercício bastante íntimo.

Valorizar a criatividade para aprender a escrever melhor

Valorize a criatividade na produção textual

Para conseguir desenvolver boas produções textuais é fundamental ter criatividade. Por isso, o professor deve valorizar e estimular ambientes que instiguem e fortaleçam essa característica nos estudantes.

Por exemplo, estudar e conhecer os vários estilos existentes é uma maneira de inspirar os alunos a encontrar e a criar o seu próprio. Se o professor detectar que histórias em quadrinhos são mais atraentes, por exemplo, pode pedir que desenvolvam um texto baseado nesse formato.

Todavia, é imprescindível dar espaço e condições para que cada aluno tenha liberdade para escrever sobre o que quiser, da forma que sentir mais adequada ou gostar.

Nesse caso, não é necessário apontar temas, formatos ou padrão. Mas, permitir que o estudante desenvolva a produção de texto conforme o seu gosto pessoal. Assim, conseguirão superar o nervosismo e liberar a escrita.

A produção de texto é uma forma de expressão

A produção de texto é uma forma de expressão

O estudante precisa conectar-se com a escrita. Para tanto, deve expressar seus sentimentos e valores por meio de sua produção de texto.

A partir do momento em que ele compreende que a escrita é um modo de expressar os seus pensamentos, com toda a certeza, a produção textual será menos desafiadora.

Esse raciocínio é indispensável, por exemplo, para superar a redação do Enem. O texto dissertativo – estilo cobrado no exame – exige que o aluno seja capaz de construir uma proposta de intervenção diante da problemática apresentada.

Pois, sem uma conexão verdadeira entre o aluno e a sua produção de texto, o conteúdo pode ficar vazio e pouco atraente para o avaliador.

Então, para garantir que os estudantes consigam desenvolver e melhorar a sua produção de texto, é preciso avaliá-los de perto. Sem dúvida, uma tarefa para a qual o professor sempre pode contar com o auxílio da tecnologia.