Cinco habilidades necessárias aos professores na educação 4.0

O mundo 4.0 está em constante processo de mudança. As relações comerciais, sociais, profissionais e até pessoais são impactadas pela internet, novas tecnologias e ferramentas digitais. Com a educação 4.0 não é diferente, o impacto na forma de educar os jovens é grande. Para dar conta dessa nova realidade, é necessário atualizar, adaptar e capacitar. Diário Escola, traz cinco habilidades necessárias a todo professor na educação 4.0.

De fato, a revolução tecnológica impõe mudanças na forma como trabalhamos, consumimos, nos relacionamos e aprendemos. Como resultado, as escolas não serão como antes. Sobretudo no ambiente escolar, será frequente e rotineiro o uso de facilidades como internet das coisas, robótica, comunicação em nuvem, big data, inteligência artificial etc. Está posto o desafio aos educadores: como formar cidadãos com autonomia intelectual para prosperarem nesse novo mundo, por meio de uma educação 4.0.

Educação 4.0: uma longa jornada em um curto espaço de tempo

A jornada educacional dos novos educadores consiste em formar cidadãos críticos, inquietos, de atitude empreendedora e inovadores. Com a finalidade de empatia, colaboração, trabalho em grupo e resiliência. Com toda a certeza, esses são os novos paradigmas, métodos e determinação que constituirão a vivência prática e cotidiana da educação 4.0. Assim, os mestres farão uma jornada mais fácil e efetiva se conquistarem e ampliarem certas habilidades.

Portanto, esse é um contexto no qual as tecnologias estimularão e promoverão a troca de conhecimentos de uma forma natural, no dia a dia da sala de aula. Depois, em um segundo momento, o protagonismo da tecnologia será substituído pela utilização das ferramentas digitais para oportunizar a colaboração e a realização coletiva, com ludicidade. Contudo, não se engane, o futuro é amanhã. Mas a educação 4.0 é agora.

Com toda a certeza, não é nenhuma metáfora ou figura de linguagem. Olhe a data no calendário de seu smartphone. Certamente, amanhã, mesmo, em muitas escolas mundo afora, alguma disrupção ocorrerá. Depois de amanhã, outra. Depois de depois de amanhã, outra, e assim por diante. Enfim, essa constatação não deve nem precisa gerar nenhuma ansiedade. Todavia, os professores precisam se dar conta de que se adaptar e evoluir com os novos tempos é uma necessidade.

Habilidades dos professores na educação 4.0

Afinal, não é nenhum bicho de sete cabeças, verão… Acima de tudo, ter a mente aberta a mudanças é uma postura, uma atitude e uma premissa necessária à evolução docente. Por isso, o aplicativo Diário Escola, nativo desse novo mundo, apresenta cinco habilidades necessárias aos professores na educação 4.0:

CRIATIVIDADE

Primeiramente, o modelo tradicional de ensino expositivo perde muito do seu sentido. Ao mesmo tempo, o novo paradigma é pensar, planejar e construir alternativas nas quais o aprendizado se dá pela interação e de forma colaborativa. Assim sendo, professores e alunos devem construir e chegar ao envolvimento, ao diálogo e à metodologias ativas. Afinal, isso passa a fazer mais sentido em sala de aula. Aprender fazendo, com criatividade e postura crítica serão a tônica da educação 4.0.

PENSAMENTO CRÍTICO

Em segundo lugar, os desafios da nova realidade do mundo devem ser abordados de forma analítica, crítica e empática. Visto que chegar a essa capacidade de pensamento e ação é um dos princípios do mundo 4.0. Pensar adequadamente e agir para superar os obstáculos. Essa, a obrigação dos educadores para com os educandos. Informar e contextualizar, trabalhar com múltiplos pontos de vista, argumentar e estruturar o diálogo. Enfim, as tarefas do professor na educação 4.0.

MEDIAÇÃO

Em terceiro lugar, a hierarquia do ensino tradicional está com os dias contados. Alunos e professores estão nivelados e focados no interesse e bem comum. As experiências distintas de cada um valorizarão a aula. O professor 4.0 deverá ter a habilidade e a flexibilidade para mediar a aprendizagem e a construção de conhecimento dos estudantes. O mestre orientará as pesquisas, organizará e conduzirá debates, mediará conflitos, incentivará a cooperação e o relacionamento entre os educandos na educação 4.0.

EMPREENDEDORISMO

Depois, fazer diferente, proatividade, inconformidade e identificar oportunidades. Atributos de empreendedores que devem ser estimulados e incentivados pelos professores. Mais que uma tarefa, deve ser uma postura. Dentre as habilidades dos professores na educação 4.0, o empreendedorismo é uma delas. Investir em educação continuada, estar atento às tendências da educação nesse mundo em constante mudança são requisitos básicos.

PROFESSOR TECNOLÓGICO

Finalmente, a tecnologia estará cada vez mais presente. Os professores deverão se apossar delas e da linguagem tecnológica e levá-las para dentro da sala de aula. É uma habilidade a ser construída. Robótica, programação, internet e demais facilidades deverão fazer parte e sentido aos temas que estarão sendo estudados e debatidos na educação 4.0.

Cinco habilidades necessárias aos professores na educação 4.0

Perfil do professor 4.0

Sem dúvida, são muitos e grandes desafios na jornada 4.0 dos educadores. Visto que esse é um mundo no qual os professores não são mais os únicos detentores do conhecimento.

Diferentemente do que possa parecer, o papel e a importância dos professores não diminuirão. Ao contrário, o professor com as habilidades 4.0 tem papel e relevância muito mais amplos e complexos.

Acima de tudo, ele é o responsável pela provocação de novos desafios e pela organização de roteiros customizados e personalizáveis de aprendizagem, tanto para si quanto para os educandos.

Enfim, o professor 4.0 deverá ser louco por pessoas e apaixonado pela educação. Suas habilidades e perfil poderão serem assim descritas:

• engajado;
  • afetivo;