fbpx
Ensino digital e as possibilidades para o desenvolvimento de todos

Ensino digital e as possibilidades para o desenvolvimento de todos

Como pensar na educação de qualidade para todos? Qual o papel do ensino digital neste processo? Gostaríamos de trazer reflexões sobre como pensar no processo de aprendizagem diante de tantas diferenças e sobre como o ensino por meio do digital pode auxiliar neste processo.

O que é preciso para aprender?

Para compreendermos como promover a aprendizagem de todos os estudantes, em primeiro lugar, é válido refletir sobre o que nos leva a aprender.

Além dos processos cognitivos de memória, de fato, os estudos sobre motivação humana revelam que a autonomia, o pertencimento, a competência e o significado são os grandes pilares para promover a aprendizagem das pessoas.

Autonomia, pertencimento, competência e significado são os pilares da aprendizagem

Vamos pensar em cada um desses pontos?

 

A autonomia

Ter autonomia é ser líder de seu próprio aprendizado. Sem dúvida, é tomar decisões sobre o que se aprende, é ter escolhas e poder trilhar seus próprios caminhos para atingir os seus objetivos de acordo com suas necessidades (Bondie; Zusho, 2018).

Além disso, ter autonomia é poder aprender para você e não para os outros. Nesse sentido, a prática da autonomia dá a oportunidade para que o estudante reflita sobre o que ele já sabe e sobre o que ainda precisa aprender para atingir seus objetivos, desenvolvendo, assim, um mindset de crescimento (Dweck, 2017).

 

O pertencimento

Para ter motivação para aprender é preciso, também, pertencer, sentir-se parte de um grupo. Ou seja, sentir-se acolhido por colegas, professores e ser respeitado por suas individualidades. De fato, é poder se expressar sem o medo de ter que se encaixar em certos parâmetros.

 

A competência

No centro da motivação humana está a competência, ou seja, a capacidade de saber fazer algo, de sentir-se competente de realizar uma tarefa.

Por isso, quando fazemos algo com independência nos sentimos capazes e confiantes, o que nos motiva a procurar outros desafios e nos arriscar mais. Dessa forma, passamos a identificar mais facilmente o que ainda precisamos aprender.

 

O significado

E, por último, é preciso realizar atividades significativas. Afinal, uma atividade significativa é importante para a pessoa de alguma maneira. Pode ser, por exemplo, algo de relevância social, que leva a pessoa a compreender melhor o contexto em que vive, ou algo que mudará sua maneira de pensar, ou de agir no mundo.

Além disso, algo cheio de significado pode ser o próprio conhecimento que trará benefícios acadêmicos ou profissionais para a pessoa. A motivação também está vinculada ao entretenimento, e às atividades prazerosas para cada indivíduo (Bondie; Zusho, 2018).

Assim, é preciso refletir sobre de que maneira os ambientes educacionais proporcionam atividades significativas para que os estudantes possam se sentir acolhidos. E, também, quais as oportunidades que oferecemos para desenvolverem a autonomia e a autoconfiança para que possam aprender sobre si próprios e sobre os conteúdos propostos.

Educação de qualidade para todos

Como o ensino digital possibilita a participação de todos?

O ensino digital possibilita a quebra de barreiras espaciais: pessoas em diferentes lugares podem ter acesso ao mesmo conteúdo.

Possibilita, portanto, a interação entre as pessoas que normalmente não estariam juntas, já que no presencial, geralmente, nos relacionamos sempre com as mesmas pessoas.

O ensino digital respeita os diferentes tempos de aprendizagem. Isto é, os estudantes podem assistir às aulas diversas vezes em um ritmo que atenda às suas necessidades. Também, adiciona momentos de pausas, que dão chances de rever o conteúdo e focar em partes que apresentam mais dificuldades.

O estímulo à prática da autonomia é presente durante o processo de ensino digital. Pois, os estudantes escolhem o que querem fazer primeiro ou depois. Do mesmo modo, escolhem as trilhas de sua aprendizagem e a maneira como desejam comunicar o que sabem.

O conteúdo é apresentado de diversas maneiras: áudio, vídeo, imagens e por escrito. Sobretudo, isso facilita o engajamento de estudantes com diferentes habilidades de leitura, de escrita e de compreensão. Além disso, com o ensino digital, podem escolher quais cursos desejam fazer de acordo com seus interesses pessoais.

A tecnologia, sem dúvida, é atraente para uma geração que está sempre conectada. Sendo assim:

O ensino digital e suas possibilidades para a aprendizagem

Quebre barreiras com o ensino digital

O ensino digital permite romper a barreira do distanciamento espacial, possibilitando o agrupamento de pessoas fisicamente distantes, de uma maneira muito simples.

 

Respeite o tempo de aprendizagem com o ensino digital

Repetir o conteúdo, pausar o vídeo, ler mais rapidamente… cada pessoa tem seu tempo e forma de aprender e a disponibilidade dos meios digitais dá autonomia para os estudantes definirem o seu momento de estudo e as configurações mais eficazes do ensino digital.

 

Diversifique a linguagem com o ensino digital

Reforçar o uso de imagens, vídeos e conteúdos interativos para aumentar o estímulo aos estudantes. Aumente o leque de possibilidades também para as entregas do ensino digital, oferecendo mais recursos e opções para a apresentação de projetos.

 

Incentive a autonomia com o ensino digital

As plataformas digitais de aprendizado permitem que os estudantes façam escolhas. Com o ensino digital, podem escolher a melhor forma de aprender, segundo as necessidades do momento.

Tiliana Zara, da @inclua_edu

Curiosidade

Você sabia que em 1984, com o lançamento do primeiro computador de uso pessoal, o Mac, foi criado simultaneamente, o CAST – Center of Applied Special Technology em Massachusetts, nos Estados Unidos? O computador foi criado para ampliar os estudos sobre como usar a tecnologia para promover a participação das pessoas com deficiências nas atividades educacionais (ensino digital).

Após pouco mais de uma década de adaptações individuais usando o computador na escola, o foco passou a ser o currículo. Pois, concluíram que, ao invés de fazer adaptações individuais, era preciso diversificar o currículo para contemplar toda a heterogeneidade presente nas salas de aula. (Meyer; Rose; Gordon, 2014).

Possibilitar a participação de todos

Tecnologia e educação bilíngue

Sobre cultura e tecnologia para o ensino digital, você ainda pode acessar a live O digital e suas possibilidades para o desenvolvimento de todos, com Tiliana Zara, do projeto @inclua_edu.

Uma reflexão sobre como pensar no processo de aprendizagem e sobre como o ensino digital pode auxiliar neste processo. Clique aqui para fazer download do e-book com o conteúdo da live. Aproveite!

Acompanhe a YourAccess e tenha acesso a mais conteúdos sobre educação bilíngue e o uso da tecnologia e do ensino digital para a aprendizagem, através das nossas mídias: blog, Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn.

 

Referências

BONDIE, R., ZUSHO, A. Differentiated Instruction Made Practical: Engaging the Extremes through Classroom Routines. Nova Iorque, NY: Routledge, 2018.

 

DWECK, C. Mindset: a nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.

 

MEYER, A., ROSE, D.H.& GORDON, D. Universal Design for Learning: theory and practice. Wakefield, MA: CAST, 2014. Disponível em http://udltheorypractice.cast.org

 

LANUTTI, E.O.E; MANTOAN, M.T.E. Ressignificar o ensino e a aprendizagem a partir da filosofia da diferença. Polyphõnía. Revista de Educación Inclusiva, 2 (1), 119-129, 2018.

 

ROSE, T. The end of average: How we succeed in a world that values sameness. San Francisco, CA, HarperOne, 2016.

 

Páginas 3, 7, 8, 9, 10, 11 e 13 Resumo Live V12 – Final

Diário Escola é o sistema de gestão escolar ideal

O superApp Diário Escola é um sistema de gestão escolar melhor que um ERP educacional.

É completo, rápido e fácil, com mais vantagens e múltiplas soluções integradas. Um superaplicativo de educação e gestão que faz tudo que o antigo software educacional apenas promete.

Sua tecnologia garante uma experiência superior em gestão escolar. Diário Escola é a evolução do ERP.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Esse texto foi escrito pela YourAccess, uma empresa parceira do superApp Diário Escola.

YourAccess,

www.youraccess.online

Fundamental e Médio

Pesquisar
Pesquisar