
Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
notíciasDE
Notícias da educação: avanços, tendências e reflexões para escolas em 2025
Olá, escolas parceiras🌻
Ficar por dentro das novidades é fundamental para melhores decisões, tanto para as instituições de ensino, quanto para os alunos. Afinal, o noticiário nacional sobre educação traz temas que não só impactam as escolas, mas também as convidam a repensar práticas e estratégias para que continuem relevantes e transformadoras.
Mas, antes de seguirmos com as manchetes educacionais deste notíciasDE 128, preciso me gabar do Diário Escola no Radar de Inovação, da Zero Hora! 😍 O DE marcou presença no videocast Radar de Inovação. Nosso diretor executivo, Antônio Berthêm, compartilhou nossa história, conversou sobre a transformação digital do setor educacional e falou sobre como nossas múltiplas soluções ajudam a transformar para melhor a educação.
O notíciasDE 128 é o processo de curadoria educacional do supersistema de gestão Diário Escola que apresenta a análise das principais manchetes do noticiário nacional sobre educação.
Pontos-chave do notíciasDE 128
👉 RECONHECIMENTO DOCENTE. Professor brasileiro é finalista do Global Teacher Prize 2025, o “Nobel da Educação”.
🎯 ENSINO HÍBRIDO. Mesmo depois da pandemia, continua um recurso valioso para otimizar a experiência de aprendizado que, sem dúvida, exige equilíbrio entre tecnologia e humanização.
👉 CENSO 2022. Avanços no acesso à educação infantil e necessidade de investir na primeira infância. Os desafios na educação persistem.
🎯 EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ALIMENTAR. A inclusão no currículo escolar contribui para a formação integral dos alunos e para combater a obesidade infantil.
👉 TRÊS VEZES MAIS CRIANÇAS. Já sabíamos, mas fica ainda mais evidente a importância da educação infantil e a demanda por melhorias na qualidade.
🎯 IDENTIDADE NA INFÂNCIA. Acolher a diversidade, com toda a certeza, é essencial no processo educacional.
👉 CELULAR NA ESCOLA. A busca pelo equilíbrio entre proibição e uso pedagógico da tecnologia.
Reflexões do notíciasDE 128
Embora as manchetes desta quinzena mostrem que a educação está em transformação, o que faz a diferença é como cada escola reage a essas mudanças.
#1 Um olhar inspirador e humano sobre a educação
Uma notícia enche o coração de esperança: um professor brasileiro finalista do “Nobel da Educação”! Parabéns, professor Helder Guastti! Sua dedicação e compromisso mostram que a educação tem o poder de transformar vidas e comunidades.
#2 O ensino híbrido: para onde vamos?
A discussão sobre o ensino híbrido continua relevante. No pós-pandemia, para entender como aproveitar o melhor do presencial e do on-line, uma pergunta deve ser feita e respondida: como criar experiências de aprendizado mais ricas e personalizadas?
#3 Escolaridade no Brasil: retrato ou filme em movimento?
Os dados do Censo 2022 refletem o progresso da educação no Brasil. Filme em movimento ou quadro estático? Embora a comparação decenal nos leve a reconhecer avanços, de fato, sobram desafios pela frente.
#4 Educação financeira desde cedo
Outro ponto importante, sem dúvida, é a educação financeira. Afinal, ensinar nossos filhos e alunos a lidarem com o dinheiro desde cedo é fundamental para que se tornem adultos responsáveis e conscientes.
#5 Alimentação na escola: um papel educacional
Com toda a certeza, incluir a educação alimentar no currículo escolar é uma excelente iniciativa. Combater os altos índices de obesidade e promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância, sobretudo, é fundamental.
#6 Crescimento da educação infantil
Dados do IBGE mostram que o número de crianças na creche triplicou nas últimas duas décadas. Por isso, investir em educação infantil é investir em um futuro mais promissor.
#7 Identidade e pertencimento na infância
Cada criança chega à educação infantil com sua história, sua cultura e suas vivências. Por isso, criar espaços onde elas se sintam representadas e acolhidas é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento social e inclusivo.
#8 O dilema do celular nas escolas
Por fim, a questão do uso de celulares nas escolas. Sobretudo, o importante é encontrar um equilíbrio entre a proibição e a inserção da tecnologia nas aulas e no processo educacional.
Boa leitura! 🥰
notíciasDE 128 é uma contribuição do Diário Escola para qualificar e facilitar o dia a dia em mais de 1.200 escolas parceiras em todo o Brasil. 🫶
Se você tiver alguma notícia ou artigo que gostaria de compartilhar, por favor, envie para o e-mail do notíciasDE 128: marketing@diarioescola.com.br.
É para isso que o notíciasDE 128 existe. Afinal, o Diário Escola, além de organizar e simplificar o dia a dia da gestão escolar, impulsiona o crescimento das instituições de ensino. Quer saber mais sobre o melhor supersistema de gestão escolar do Brasil? Entre em contato conosco!
GZH
Confira o supersistema de gestão escolar que oferece dados integrados para instituições de ensino, abrangendo gestão financeira, acadêmica e comunicação escolar. No mais recente episódio do videocast Radar de Inovação, a conversa gira em torno da digitalização do ensino e das novas soluções tecnológicas que estão modernizando a gestão das escolas.
O destaque fica por conta do superApp Diário Escola, um supersistema de gestão escolar que vai além de um ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) educacional, oferecendo um sistema de gestão educacional completo para instituições de ensino. Nele, estão dados sobre presença de alunos, matrículas, conteúdo de disciplinas e até pontos para compra em cantinas.
Correio Braziliense
O acaso não tem lugar na vida do professor Helder Guastti, 37 anos. Dedicação e comprometimento com uma educação emancipadora, para formar cidadãos conscientes e com potencial transformador para as suas comunidades, são o foco da atuação em sala de aula e no projeto social voluntário que abriga na própria casa, em um bairro da periferia do município de João Neiva, no Espírito Santo. Neste mês, ele viajou a Dubai para receber um dos maiores reconhecimentos da educação no mundo: o Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação. O docente ficou entre os 50 indicados, o único brasileiro nesta edição do prêmio, e concorreu entre 5 mil.
CNN Brasil
O ensino híbrido se consolidou como uma alternativa educacional no Brasil durante a pandemia da Covid-19, com toda a certeza. À época, segundo pesquisa da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), 52,7% das redes de ensino nos primeiros anos do ensino fundamental adotaram o modelo misto de aulas remotas e presenciais. Nos últimos anos do ensino fundamental o índice chegou a 53%.
O Globo
Mesmo quando apenas confirmam tendências, divulgações do Censo Demográfico são uma oportunidade para analisarmos indicadores populacionais a partir de uma perspectiva mais ampla. Nesse sentido, na semana passada, o IBGE divulgou dados de escolaridade de 2022, comparando-os com 2010 e 2000. Como sempre, é possível olhar o retrato estático de 2022 e concluir que vamos mal. Ou olhar para o filme em movimento e constatar o quanto avançamos.
Estadão
Com o retorno das aulas escolares, um assunto que volta a despertar a atenção de pais e educadores é a educação financeira. Especialistas destacam que o contato com noções básicas sobre dinheiro por volta dos três ou quatro anos de idade por meio de abordagens lúdicas e práticas, por exemplo, pode evoluir gradualmente à medida que a criança se desenvolve. Assim, a reportagem procurou especialistas no tema para orientar os pais a como ensinar educação financeira para os pequenos.
Senado Notícias
A educação alimentar e nutricional poderá entrar no currículo da educação infantil e do ensino fundamental. Nesse sentido, o projeto (PL 592/2025) foi apresentado e manifesta preocupação com os elevados índices de obesidade na população. Acima de tudo, o objetivo é incentivar hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
Agência Brasil
O percentual de crianças de até 3 anos que frequentam a educação infantil chegou a 33,9%, em 2022, segundo dados do Censo Demográfico daquele ano. A taxa é 3,6 vezes maior do que a observada no Censo 2000 (9,4%). Os dados preliminares são do questionário de amostra, aplicado em 10% do total de domicílios recenseados no país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nova Escola
Cada criança que chega até nós em qualquer fase da Educação Infantil não vem só. Afinal, elas trazem suas famílias, seus costumes, suas vivências e suas experiências. Para cada momento do desenvolvimento, existem particularidades que merecem atenção e, em cada uma delas, sobretudo, a construção de vínculos de confiança torna o processo educativo mais significativo.
UOL
O Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou por unanimidade as diretrizes para implementação da lei que proíbe celulares nas escolas. Por isso, entre as medidas que devem ser seguidas por escolas públicas e particulares de todo o País, estão a possibilidade de três formas de armazenamento dos aparelhos.
Revista Educação
Sem dúvida, a discussão sobre a proibição do uso de celulares nas escolas frequentemente se torna um tema polêmico. É inquestionável que a medida é necessária para a recuperação da saúde mental dos estudantes, para promover a socialização no ambiente escolar, além de trazer benefícios ao processo de ensino e aprendizagem.
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