Raquel Tiburski
Marketing do Diário Escola
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Um 2023 todo pela educação
Superar os desafios da educação no pós-pandemia se faz urgente. Sem dúvida, esse é um dos mantras da área educacional para fazer um 2023 todo pela educação. Contudo, é preciso saber que os problemas educacionais não derivam apenas da covid-19. De fato, vêm de mais de uma década.
Nesse sentido, é muito interessante e necessário ler o que especialistas e educadores falam sobre avanços, conquistas, desafios e tendências para a educação.
Porém, no presente, ainda temos discussões legislativas ocorrendo sobre a inclusão de competências digitais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e sobre o homeschooling.
Próprio do momento e contexto nacionais, de fato, existem muitas instituições e organizações civis preocupadas com a educação. Como resultado, ofertam projetos e contribuições para recompor os processos de aprendizagem e para que a educação brasileira avance ao futuro.
Por fim, o fechamento de 2022 também foi generoso em análises e reflexões sobre o que passou. Certamente, um bom ponto de partida para ir adiante e fazer de 2023 um ano todo pela educação.
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PORVIR
Equidade: garantir que a educação chegue a todas as crianças, adolescentes e jovens que estão nas escolas.
PORVIR
Especialistas e educadores falam ao Porvir sobre avanços já conquistados, desafios a superar e tendências da educação para os próximos dez anos.
Agência Senado
O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para que currículos da educação básica tratem das competências digitais ao longo das suas etapas, a partir do ensino fundamental. O texto prevê o ensino de computação, programação, robótica e outras competências digitais em todos os níveis de escolaridade e inclui as demandas da educação digitalizada na Política Nacional do Livro.
Senado Federal
Aprovado na Câmara dos Deputados, o projeto de lei sobre a oferta domiciliar da educação básica (PL 1.338/2022).
Todos Pela Educação
O Ensino Médio é a etapa da Educação Básica com resultados mais críticos. Há obstáculos em relação à permanência dos jovens na escola.
O GLOBO
O trabalho “Impactos da pandemia na educação brasileira” foi encomendado a dois pesquisadores da UFRJ pela associação D3e e pela Fundação Lemann.
Bem Paraná
Por isso, a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, Márcia Sayoko…