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clipagemDE: volte às aulas sem medo
Raquel Tiburski foto para o site do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

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O dia a dia da escola com mais informação

A clipagemDE é mais uma forma do superApp de educação Diário Escola colaborar com o dia a dia das escolas parceiras. Notícias interessantes e relevantes para as gestoras e os gestores escolares, que sempre buscam mais informações, conhecimentos e aprendizagens.

Essa semana marca a retomada das aulas no segundo semestre de 2021. A tônica das matérias e reportagens é a volta às aulas com segurança. Pois ainda vivemos a crise sanitária da covid-19.

Todos os cuidados e protocolos continuam valendo e precisam ser seguidos. As escolas precisam ser ambientes seguros e protegidos para que a volta em modalidade presencial seja possível.

Por isso, o superApp de educação Diário Escola disponibiliza um material supercompleto para que as escolas realmente estejam preparadas para retomar as aulas e a escolarização de forma realmente segura.

Um e-book com respostas às principais questões e dúvidas sobre a reabertura das escolas com segurança. Um conteúdo relevante, feito com todo o carinho para auxiliar a gestão escolar nos processos de compliance em biossegurança: Clique aqui, acesse o material e volte às aulas sem medo!

De resto, continua a preocupação com o impacto negativo da covid-19 na educação, análises e reflexões sobre os ensinos remotopresencial e híbrido e a importância da contribuição da tecnologia nesse momento e cenário.

Fiquem bem e tenham uma ótima semana, com muita saúde e realizações.

Caso você tenha alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar com a clipagemDE, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Correio Brasiliense

A crise sanitária da covid-19 elevou de 1,1 milhão para 5,1 milhões o número de crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, fora da escola. Anulou todos os esforços feitos, a partir de 2016, para a inserção de 3,9% de crianças e adolescentes que não tinham acesso à educação. Nesta semana, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em cadeia nacional de rádio e tevê, fez um apelo para que os estudantes retornem ao ensino presencial no próximo mês.

Claudia

Da vacina às condições da escola, a médica Raquel Muarrek alerta sobre os cuidados que envolvem os estudantes, os profissionais da educação e a sociedade. Apesar de ainda terem o poder de decidir se seus filhos vão retornar à escola ou não, neste momento, mães, pais e responsáveis estão preocupados com a retomada das aulas presenciais durante a pandemia.

R7

O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou o Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica e o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades nas Instituições Federais de Ensino. Ambos os documentos surgiram da necessidade de orientar os gestores das redes de ensino como um instrumento de apoio.

Diário do Comércio

Pensar a educação por meio do digital tem sido tarefa de todos os educadores mesmo antes do coronavírus. Contudo, quando o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova o ensino remoto nas escolas públicas e particulares brasileiras para manter as aulas exclusivamente on-line, assim como possibilita alguma retomada das atividades presenciais de forma gradual e rodiziada, ele coloca toda a sociedade a experimentar a educação híbrida como meio de manter o processo educativo.

Nova Escola

O uso de tecnologias foi um dos caminhos encontrados por redes e escolas para garantir o acesso dos alunos à Educação em meio à pandemia. O ensino híbrido, que une estratégias on e off-line, foi adotado para colaborar com a oferta de conteúdos. Mas é possível implementar a modalidade em qualquer escola ou turma? Que tipo de formação os professores precisam ter para aplicar metodologias como essa? E como garantir que estudantes com diferentes possibilidades de acesso à tecnologia tenham a mesma oportunidade de aprendizagem?

R7

O modelo de ensino remoto adotado às pressas em 2020 em razão da pandemia ficou aquém em aprendizado, na comparação com o presencial, avaliam especialistas. “Todas as evidências levantadas até o momento, seja no Brasil, seja no exterior, demonstram que os estudantes deixaram de aprender durante a pandemia”, diz Alexandre Schneider, pesquisador do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público da FGV.

Claudia

O Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente defendeu a volta das crianças ao ensino presencial, sobretudo nas escolas públicas. Segundo Maurício Cunha, que é o entrevistado do programa Brasil em Pauta deste domingo (25), mais de 3 milhões de crianças brasileiras não tem acesso ao ensino remoto.

Veja

O impacto na rotina de aulas presenciais nas escolas é um dos principais legados negativos da pandemia da Covid-19. Na iminência do início do 2º semestre no calendário escolar, creches e instituições de ensino fundamental e de ensino médio se preparam com medidas de proteção, para que o Brasil possa dar início ao longo caminho rumo à normalização da vida de crianças e jovens estudantes.

Infomoney

Diversas edtechs estão de olho no mercado brasileiro de ensino particular: são mais de 550 startups brasileiras atuando com educação, segundo um estudo da empresa de inovação Distrito. O ensino infantil é a faixa com menos startups atuando, e que recebe menos investimentos. Esse é justamente o alvo de uma das startups mais valiosas da Índia. A BYJU’s, plataforma de ensino online para desenvolver “habilidades do futuro”, anunciou nesta quarta-feira (28) sua chegada ao Brasil.

Época Negócios

O crescimento acelerado das edtechs está transformando o setor da educação. A pandemia fez com que startups do setor multiplicassem seu faturamento, ao mesmo tempo em que criavam tecnologias para suprir as necessidades de um sistema tradicionalmente presencial. Mas ainda há muito a fazer, especialmente no Brasil, um país que viu sua educação dar passos gigantes para trás em 2020.

Seu dinheiro

Quando a compra dos ativos da Laureate no Brasil foi fechada, em novembro do ano passado, Marcelo Bueno concretizava um de seus objetivos mais antigos. Um dos fundadores da Ânima Educação – e, hoje, CEO do grupo –, ele via a junção dos dois conglomerados como uma espécie de sonho a ser perseguido.

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Raquel Tiburski,

sócia-fundadora do superApp Diário Escola

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