NotíciasDE: educação é palavra-chave, hoje e sempre
Raquel Tiburski foto para o site do superApp Diário Escola

Raquel Tiburski

Diretora de Negócios e
Marketing do Diário Escola

notíciasDE

Educação é palavra-chave, hoje e sempre

Na semana que passou, o noticiário foi imensamente fértil em reflexões e análises críticas sobre como a Educação é palavra-chave. Sob diversas e variadas perspectivas, a Educação foi analisada, relacionada, pensada e idealizada desde o passadoo presente e até a um futuro próximo.

Desde a prática e os desafios cotidianos da aprendizagem no ambiente escolar ou de forma semipresencial (Ensino Híbrido), passando pela recuperação dos prejuízos causados pela pandemia e pela desigualdade social, até a imperiosa necessidade de produção de conhecimento resultante dos processos de aprendizagem.

Nesse sentido, se existe aprendizagem, por certo, existe o ensino.

Essa abordagem dicótoma, também esteve presente e examinou, desde a necessidade de uma formação que preconize o desenvolvimento de sujeitos autônomos e conscientes intelectualmente, até onde encontrar uma educação de qualidade.

Segundo pesquisa, a educação de qualidade, que faz a diferença na vida de estudantes e famílias brasileiras, está nas escolas particulares.

Por último, uma constante durante a pandemia, temos a recorrência de assuntos como transformação digital e a importância da tecnologia e dos processos de inovação para a educação, bem como questões legais, legislativas e protocolares resultantes da pandemia.

Reabra sua escola em segurança. Veja como manter o ambiente escolar seguro e livre da covid-19: BAIXE O GUIA COMPLETO GRÁTIS!

NotíciasDE é mais uma contribuição do superApp de educação Diário Escola com o dia a dia da gestão escolar das escolas-parceiras.

Caso você tenha alguma notícia ou artigo interessante e quiser compartilhar com a clipagemDE, envie para o e-mail marketing@diarioescola.com.br/.

Folha PE

Quase 30 anos depois de divulgadas, as ideias de Freire ainda lançam um desafio aos pais, professores e gestores de todo o País. Como oferecer ao estudante uma formação que o faça se desenvolver como um sujeito autônomo, consciente das próprias escolhas e que saiba se colocar na diversidade de um mundo cada vez mais complexo?

Nova Escola

Desde o início da pandemia, vivemos um período inusitado na Educação. Da minha parte como professora na Educação Infantil, mesmo acreditando em uma concepção de criança enquanto um ser potente e sempre capaz, quando iniciamos o atendimento remoto na escola em que trabalho, confesso que tive muitas dúvidas sobre a possibilidade de conseguirmos dar continuidade ao ensino.

Nova Escola

A chegada da covid-19 fechou escolas e lançou professores e alunos para o ensino remoto, com enormes desigualdades de acesso e aprendizagem. Mas é possível recuperar esses prejuízos.

ND Mais

A atual temporada, que antecede a abertura das matrículas para o ano letivo de 2022, comprova a afirmação acima. Isto é, na hora da escolha, para 92% das famílias consultadas é a escola particular que garante um futuro bem-sucedido para seus filhos.

ND Mais

A pandemia da covid-19 causou impactos sociais, econômicos e emocionais ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, acelerou transformações em diversos setores, entre eles, a educação e essas mudanças passam, necessariamente, pelo uso de tecnologias digitais.

ND Mais

Como resultado das consequências da pandemia, Ricardo Althoff cita que o ensino híbrido veio para ficar, aproveitando tanto os aspectos positivos das aulas presenciais quanto das aulas remotas.

A Tribuna

Tendo em vista as transformações na sociedade atual, causadas especialmente pelos progressos tecnológicos que nos fornecem informações, é cogente uma cultura de aprendizagem que produz conhecimento.

Isto é dinheiro

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que suspende a obrigatoriedade de escolas e instituições de ensino superior cumprirem uma quantidade mínima de dias letivos neste ano devido à pandemia de covid-19. Na prática, o projeto retoma o texto de MP aprovada no ano passado, que perdeu a vigência em dezembro. A matéria segue para votação no Senado.

Gaúcha ZH

Afastamento entre classes e uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários estão entre as medidas contra a covid-19 adotadas no ambiente escolar.

Nova Escola

O biênio 2020-2021 é, definitivamente, um período de incontáveis desafios para os educadores, que exigiu uma reinvenção profissional e a incorporação de novas práticas e estratégias variadas para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem.